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Stimo: Naming e Identidade Visual

Contexto

A empresa chegou até nós buscando uma transformação: uma nova identidade visual e, principalmente, um novo nome que representasse com fidelidade a essência e personalidade da marca. O objetivo? Algo único, autêntico, registrável no INPI e que fugisse do comum.

Inicialmente, a marca se chamava Vitali, uma referência ao sobrenome familiar das sócias. Apesar de significativo, este nome esbarrou em duas grandes barreiras: a grande quantidade de consultórios com o mesmo nome, o que dificultava o registro junto ao INPI; e a semelhança com a prática comum de muitos consultórios usarem sobrenomes como nomes de marca, tornando-se clichê no mercado.

Essas duas questões ressaltaram a necessidade de uma mudança estratégica. Assim, nos aprofundamos no universo da marca, para criar um nome que fosse além do óbvio, fosse estratégico e autêntico, e que ressoasse verdadeiramente com a identidade da empresa.

Naming

Nosso objetivo era refletir a essência da marca, destacando valores como confiança, segurança, transformação, encantamento, eficácia e satisfação.

Também consideramos as ambições futuras da clínica: expandir para outras áreas da saúde, tornando-se um espaço multidisciplinar. Para isso, o nome precisava carregar um senso de personalização – demonstrando que cada paciente é único e especial. Além disso, o nome deveria transmitir acolhimento e segurança, reforçando que a prioridade da clínica é o paciente.

Após um processo de imersão e análise, escolhemos o nome “Stimo”. “Stimo” é uma junção das palavras autoestima, estimado e estimo, todas relevantes para o posicionamento da clínica. Além de ser de fácil pronúncia e memorização, este nome explora conceitos-chave que a marca deseja ressoar.

A palavra “estimo” em si, significa “prezar”, “se importar” – exatamente o que a marca quer transmitir ao paciente: um cuidado autêntico e pessoal. Além disso, o nome faz uma clara referência à autoestima, um dos principais motivos pelos quais os pacientes procuram a clínica.

Unindo tudo isso ao propósito da clínica de impactar e elevar a autoestima dos pacientes, à sua missão de oferecer uma odontologia mais humana e ao seu desejo de ser um espaço de qualidade e acessibilidade, temos no nome “Stimo” uma síntese poderosa de tudo que a marca representa e aspira ser. Um nome que é mais do que uma identificação, é a expressão da essência da marca.

Identidade visual

Observamos que muitas marcas do setor tendem a seguir uma mesma linha visual, então optamos por algo diferente. Queríamos um design moderno e acolhedor, que expressasse os atributos da marca, tanto no símbolo quanto na tipografia.

Durante o processo, levamos em consideração as respostas ao questionário que enviamos para a cliente, as características do nome escolhido, a possibilidade de a clínica se expandir para outras áreas da saúde e, principalmente, os significados por trás das cores, formas e fontes.

Para o símbolo, selecionamos a sálvia, uma planta poderosa que estimula a autoconfiança e nos ajuda a ter um olhar mais positivo sobre nós mesmos, facilitando o amor-próprio e a valorização do autocuidado. A sálvia simboliza a revalorização da autoimagem, promove relaxamento e nos faz sentir mais à vontade com nossos próprios corpos. Complementamos a sálvia com a imagem de um diamante, objeto que reflete a luz como um espelho, simbolizando força, verdade e vida. O diamante emana um brilho único e pessoal.

Quanto à tipografia, optamos por uma fonte que ressalta beleza, simplicidade e aconchego. Para a paleta de cores, escolhemos tons que transmitem confiança, cuidado, conforto e profissionalismo. As cores selecionadas foram verde escuro, bege, caramelo e branco.

Portanto, cada elemento da identidade visual foi cuidadosamente escolhido para representar a missão, o propósito e os valores da Stimo.

Resultado

Por Ouki Experiências

A gente acredita que a marca que é lembrada pelo consumidor é aquela que envolve, que conta uma história, que EMOCIONA. É aquela que se conecta com o público de forma sutil e significativa. Mas é claro que há muita coisa por trás disso, muita estratégia, planejamento e mão na massa. Por isso, nosso trabalho é ajudar e ensinar as empresas COMO fazer isso. :)

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