BRANDING = CRIAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA
Essa experiência é uma jornada que seus clientes fazem desde o momento em que ouvem sobre sua empresa até o dia em que vão comprar de você, até o ponto em que entram em contato com você para saber mais. E assim por diante. 😎
Para tornar sua marca bem-sucedida, você deve criar a experiência mais incrível para seus clientes.
Existem 5 passos que você deve identificar para criar uma experiência duradoura e, portanto, uma marca de sucesso
1. Conheça a sua história
Você tem que saber quem você é e como deseja tornar o mundo melhor. Parece muito idealista? Sim, eu sei que você faz seus negócios porque quer ganhar dinheiro. Todo mundo quer mais dinheiro. Mas, você precisa ter uma paixão, a força Jedi que te conduz como marca.
Então reflita:
- Existe alguma história / motivo específico que desencadeou a decisão de iniciar seu negócio?
- Quais são as suas paixões que você deseja usar em seu negócio?
- O que você deseja que as pessoas se lembrem da sua empresa?
- Quais valores você deseja apresentar através do seu negócio? Por que esses valores são importantes para você?
- O que o motivaria a atingir seus objetivos de negócios, mesmo quando você tivesse que enfrentar obstáculos?
2. Conheça os seus clientes
Marcas fortes não querem satisfazer a todos. Eles querem encontrar o cliente certo. E, para isso, precisam saber a quem procurar.
Identificar seu cliente ideal é uma tarefa ENORME. Mas, estão algumas perguntas a serem respondidas sobre seu cliente ideal (persona) para começar:
- Quem é ela?
- O que ela gosta, o que ela odeia?
- O que ela está perdendo de sua vida? O que ela mudaria se pudesse ter um desejo mágico?
- Quais são os problemas dela e como você pode resolvê-los?
3. Dê personalidade a sua marca
As marcas que se destacam são humanas, têm personalidade e história. Eles evoluíram e mudaram com o tempo, assim como você. Esse toque humano ajuda as pessoas a encontrar uma conexão com sua marca.
Essa personalidade inclui:
- Seu conhecimento – Qual é a sua experiência que você compartilhará por meio de seus produtos ou serviços?
- Sua voz – como você se comunicará com seu cliente ideal. Você vai ser engraçada como Lauren Graham em Gilmore Girls ou mais sofisticada como a Grace de Grace & Frankie?
- Sua aparência e estilo – aqui vem a parte do design, como seu logotipo, cores, imagens. Tente imaginar sua empresa como se fosse uma pessoa. Como ela falaria? Como ela seria?
4. Seja consistente
Consistência cria confiança. A confiança traz uma experiência melhor para seus clientes ideais e mais vendas para você.
Ofereça qualidade consistente: é difícil ganhar a confiança das pessoas, mas é muito fácil perdê-la, então você deve fornecer o mesmo produto/serviço de alta qualidade sempre.
Crie um estilo consistente: não há problema em tentar um pouco de aparência e estilo de comunicação diferentes no início, mas a mudança contínua de logotipos, cores e seu estilo de comunicação irão confundir seus clientes.
5. Siga todo o ciclo
A experiência da marca não para na venda. Seu cliente ideal comprou seu produto ou pagou por seus serviços. Ela levou para casa um pedacinho da sua marca.
Você pode criar uma experiência melhor e distinguir sua marca de outras empresas segurando a mão do cliente e conduzindo-o através das dificuldades iniciais.
Pergunte a si mesmo:
- Como você pode ensinar o cliente sobre o produto que ele comprou de você?
- Como o cliente pode entrar em contato com você quando tiver dúvidas?
- Como você pode tornar mais fácil para vocês dois fornecerem respostas para as perguntas mais frequentes?
- Quais são as suas políticas quando alguém está insatisfeito e deseja devolver um produto ou cancelar a assinatura de um serviço?
- Como você pode transformar isso em uma experiência positiva para você e seu cliente?
Resumindo…
Lembre-se que para que a experiência de marca funcione, é preciso que exista sinergia. Ou seja, todo mundo da sua empresa deve estar bem preparado pra interagir com a audiência, ok?
Pra te ajudar a fixar todo esse conteúdo e verificar se você tá colocando tudo em prática, preparamos um checklist de experiência de marca. Confira aqui!
Bom e aí com a sinergia + esses 5 passos que montamos pra você, não tem como dar errado hehe. E aí, o que achou? Nos conta ai nos comentários como você costuma proporcionar experiências para o seu público! 🙂
Ah, se você gosta desse mundão das marcas tanto quanto a gente <3 te convido pros aulões gratuitos que acontecem toda quarta-feira às 20h. Cada aula a gente aborda um tema diferente relacionado à Branding. É só se inscrever aqui!