Você já sabem que branding não é apenas sobre logotipo e paleta de cores, né? (embora esses sejam fatores fundamentais e bem divertidos de se trabalhar).
O branding é sobre definir e compartilhar um conjunto único de valores que representam seu caráter como marca, o que o consumidor pode esperar de você, a qualidade de seu produto, sua ética e o que você representa.
Simplificando, uma boa marca gera confiança. Quanto mais sabemos sobre sua marca desde o início, mais provável é que confiemos, nos envolvamos e, finalmente, desembolsarmos nosso dinheiro e compraremos seus incríveis produtos / serviços.
Aqui você pode saber mais sobre Branding se ainda tá meio perdidx.
“Mas eu sou apenas uma marca que tá começando, acho q tenho outras prioridades… realmente preciso pensar na minha marca desde agora?” – quase posso ouvir vocês falando isso…
A resposta é: claro que sim. Hoje temos muitas empresas, muita informação e opções disponíveis pros consumidores, então uma das únicas maneiras de você se destacar é tendo uma marca super forte (com personalidade, posicionamento e identidade bem claras).
Vamos dizer o óbvio, mas essa sua personalidade de marca que a gente fala tem que ser autêntica, né. Não me venham copiar o coleguinha, imitar outras marcas super lindas que você ama. Então ok, pode se inspirar nas marcas que você curte e admira, mas mantenha sua essência e autenticidade.
Tenham em mente a seguinte frase do Jeff Bezos (fundador da Amazon):
Buenas, nesse post queremos te ajudar a entender como começar a fazer um trabalho de branding e fixar sua marca na mente do seu público. Bora?
Primeira coisa: pense sobre a sua declaração de missão
Se você ainda não tem uma, gaste um pouco de tempo criando uma, descubra pelo que você quer ser conhecido. Se você já sabe disso, tente torná-la o mais conciso possível – por favor, esqueça a ideia de que traçar a missão da empresa é coisa de plano negócio que você faz bonitinho e deixa atirado numa gaveta qualquer ou que só serve pra ficar lá parada no seu site.
A missão tem que GUIAR a sua marca.
Bom, quando falamos em missão é interessante que você pense como se fosse um discurso de 15 segundos que vc dá no elevador, sabe?
Quando entra um desconhecido e te pergunta o que é a sua marca, você tem pouco tempo pra impressionar. Então tenha essa mentalidade!
Ter uma forte declaração de missão significa a diferença entre criar conteúdo relevante que seja ‘de acordo com a marca’ e apenas espalhar palavras nas redes sociais, tendeu?
Então pense no seguinte:
- O que você faz?
- Como você faz isso?
- Por quem você faz isso?
- Como isso os ajuda?
Essa é a base do seu núcleo de marca, depois disso você tem que pensar na sua identidade (não só a visual, ok? Estamos falando na identidade da marca como um TODO).
Veja bem se esse seu núcleo tá de acordo com a sua identidade e personalidade, dê uma olhada em seu site, nas suas redes sociais, no seu tom de voz (o que você diz, como diz e para quem você diz), enfim.
Todos esses elementos separados apoiam sua declaração de missão? Eles estão dizendo às pessoas claramente do que você se trata ou você tem que fazer alguma edição para garantir que o quadro geral seja coeso? Quais pequenos passos você pode dar para apertar as coisas?
3 passos simples para melhorar a sua marca
Revise seu “guarda-roupa da marca” (aqui falamos de personalidade mesmo, estilo da marca, identidade) e decida um estilo, desenvolva um uniforme, se quiser. Aquele que você imediatamente mostra às pessoas (clientes / colaboradores em potencial) o que você faz.
Olhe para redes sociais: as pessoas podem ver instantaneamente o que você está fazendo? Seus canais mostram sua essência e proposta de valor? O que sua biografia diz sobre você e quais serviços você oferece? Se não estiver fazendo sentido, edite sua biografia e comece a adicionar conteúdo que a torne mais clara.
Ainda no tópico de mídia social:
Suas contas estão nomeadas de uma forma que seja fácil de lembrar, soletrar, localizar, etc.? Eles se relacionam com você como uma marca ou são uma mistura de nomes e referências pessoais que apenas sua mãe e seu melhor amigo entenderão? Ter todas as suas contas sincronizadas tornará muito mais fácil para as pessoas que estão tentando encontrar você.
Resumindo…
Branding é uma área enorme, complexa e extremamente importante de desenvolvimento de negócios que merece seu tempo e atenção, mesmo enquanto está construindo sua marca. Se você tiver a chance, pense nos pontos mencionados acima e veja quais pequenos passos você pode dar agora para melhorar a sua marca e deixá-la forte.
Quer saber mais sobre Branding? Então vem pros nossos aulões gratuitos que rolam toda quarta, às 20h. Só se inscrever nesse link!
Nos conta aí nos comentários: quais ações você faz para fortalecer a sua marca? Por onde você começou a trabalhar seu Branding?
4 respostas em “Branding para iniciantes: por onde começar a cuidar da sua marca”
Ainda tenho muita dificuldade de passar essa identidade nas redes sociais.
Oii Cintia! Tudo bem?
O que você encontra de maior dificuldade? Conta aqui pra gente pra podermos te ajudar. 🙂
Mas o ideal é que você consiga ter a clareza de qual é a sua identidade (seja a verbal e a visual), mesclar isso com sua personalidade e seus conteúdos. Adote um padrão de feed, pense em editorias que façam sentido, busca alternar fundos e elementos dentro da sua paleta de cores.
Aqui fizemos um post com algumas dicas pra fortalecer a marca no Instagram: https://www.instagram.com/p/CNTOyKkhhZT/, talvez possa te ajudar.
Abraço!
Olá meninas conheci o canal do youtube de vocês e depois cheguei ao blog , adorei as postagens são bem interessantes!
Estou começando uma pequena marca de pijamas e moda sleepwear autoral, eu entendo o que branding significa sei qual é a importância, eu tenho em mente sobre como desejo que minha marca se torne reconhecida porém tenho dificuldade de colocar as ideias no papel não consigo organizar os pensamentos de maneira coesa, quero muito conseguir organizar e traduzir meus pensamentos de modo que minha empresa se estruture e saia do campo das ideias e se materialize . Preciso de ajuda! haha
Oii Bianca! Tudo bem?
Ahhh que coisa boa, ficamos bem felizes em saber que vc tá gostando do nosso conteúdo. Produzimos com muito carinho pra ajudar na criação das marcas 🙂
Primeiro, parabéns pelo seu novo negócio, adorei! Quem não curte pijamas, né? hahaha mas muito legal!
Nos conta mais, como podemos te ajudar? 🙂 Pode chamar no whats se preferir: 5199564154