Estar por dentro de quais são os tipos de experiências e entender suas diferenças é essencial para tornar suas campanhas mais assertivas e adequadas ao público.
Existem cinco tipos que formam a base do marketing de experiência, anota aí: ✍️
- Sentidos
- Sentimento
- Pensamento
- Ação
- Identificação
Não sabe bem o que é marketing de experiência? Então acessa aqui que temos um post que explica beeem direitinho!
Sentido
O marketing dos sentidos usa como apelo os sentidos para criar experiências sensoriais através da audição, visão, olfato, paladar e tato.
Essas experiências se tornam características diferenciadoras dos produtos, que motivam os clientes e agregam valor. O propósito aqui é proporcionar, por meio de estímulos sensoriais, o prazer estético, excitação, beleza e satisfação.
As empresas podem usar o marketing dos sentidos para se destacar no mercado, diferenciando seus produtos, motivando seus clientes às compras e transmitindo seus princípios e valores.
Sendo assim, existem três objetivos estratégicos que podem motivar o marketing de experiência sensorial:
Os sentidos como diferenciadores:
As campanhas dos sentidos atraem os clientes através da forma diferente e especial como são desenvolvidas. Oferecem mais do que o padrão que o público está acostumado em design, comunicações e áreas de varejo. Através de novos meios e estratégias estimulam os sentidos e, assim, proporcionam destaque aos produtos.
Os sentidos como motivadores:
As campanhas dos sentidos também podem ser responsáveis pela motivação dos consumidores, fazendo com que experimentem produtos e os comprem. Porém é necessário entender como se pode estimular sem sobrecarregar, o nível ideal de estímulo faz com que a campanha da sensação se torne uma poderosa força motivacional.
Os sentidos como provedores de valor:
As campanhas dos sentidos podem proporcionar valores de formas diferentes nos consumidores. Por isso, é fundamental compreender quais sensações os clientes desejam, ou seja, um entendimento dos apelos sensoriais e suas consequências.
Ou seja…
O marketing dos sentidos propõe três objetivos estratégicos: diferenciar, motivar e proporcionar valor aos clientes com base nos sentidos. Porém, os três não se descartam mutuamente.
Um novo produto, uma campanha de comunicação e uma loja podem ser notados ao mesmo tempo por causa do funcionamento diferente, porque nos motivam à compra, e porque podem nos satisfazer antes e depois da compra.
Sentimento
O marketing de sentimentos faz apelo às emoções e sentimentos com o intuito de criar experiências afetivas que alteram o humor em relação as marcas. O propósito é utilizar estímulos emocionais durante o consumo, pois os sentimentos são potencializados no contato e na interação.
Estão totalmente ligados aos encontros pessoais e em relação aos produtos, envolvem o contato no decorrer do consumo e do tempo.
É importante lembrar que nem todos as situações de consumo geram sentimentos positivos. Diversos tipos de compra podem provocar medo, raiva e frustração, por exemplo, ocorrendo quando as ações de marketing de sentimento são executadas de forma errada.
As experiências emocionais são consideradas experiências de grau, ou seja, os sentimentos têm diversos graus de intensidade, variando de estado de humor medianamente positivos ou negativos e atingindo emoções intensas. O humor é um estado emocional não específico e muitas vezes é desassociados da fonte do seu estado emocional.
Por exemplo, uma música irritante num bar ou uma comissária de bordo intrometida pode atrapalhar uma conversa com um amigo e deixar uma pessoa de mau humor, sem perceber que foi a música ou a comissária que a deixaram assim. A pessoa vai dizer que não gostou do café, ou que não gostou do voo.
As emoções são estados emocionais que se manifestam através de estímulos específicos, em oposição aos humores, são intensas. As emoções são sempre provocadas por alguém ou por alguma coisa, despertando raiva, inveja, ciúme e amor. Todos esses sentimentos têm como responsáveis pessoas, acontecimentos, produtos etc.
As experiências de sentimentos variam desde humor médio até emoções fortes. As situações que ocorrem durante o consumo são fundamentais, mas é importante ressaltar o pré-consumo, que por diversas vezes é responsável por influenciar os sentimentos dos consumidores.
Despertar sentimentos e oferecer o nível certo de estímulos auxilia na construção da relação entre as marcas e o público, criando uma ligação forte e consistente.
Pensamento
O marketing de pensamento faz apelo à mente e ao intelecto do consumidor, cria experiências cognitivas que engajam o público de maneira criativa. O propósito é incentivar o raciocínio criativo em relação as marcas e produtos através das abordagens de pensamento que combinam surpresa, perplexidade e provocação.
Os consumidores, normalmente, se engajam através de dois tipos de pensamentos: o pensamento convergente e o divergente, eles significam o estreitamento do foco mental a fim de uma solução, ou a expansão do foco mental para alcançar várias opções diferentes.
O pensamento convergente envolve uma perspectiva racional e bem definida, determinado como raciocínio analítico. O pensamento divergente e associativo envolve a habilidade de desenvolver muitas ideias, possibilita a mudança de perspectiva e tem capacidade de ser original.
Aqui temos uma receita para que uma campanha de pensamento seja bem-sucedida:
- Crie uma sensação de surpresa (diferente do que se espera). Faça-o visual, verbal ou conceitualmente. Aí, acrescente uma dose de interesse (desperta a curiosidade).E acabe com uma pitada de provocação (sem passar do ponto).
Ação
O marketing de ação propõe impactar as experiências, o estilo de vida e as interações. O propósito é trazer momentos ricos e incentivar novos comportamentos, fazer com que os consumidores sejam encorajados a sair do automático para vivenciar diferentes padrões, também relacionados ao corpo.
O corpo humano é uma fonte inacabável de experiências, possibilitando sensações através de ações, como uma massagem relaxante ou um corte de cabelo em um salão de beleza, por exemplo.
Identificação
O marketing de identificação faz apelo à necessidade do consumidor de ter uma conexão com outras pessoas e grupos sociais, como por exemplo, de outros estilos de vida, sociedade ou cultura, mas também de ser visto de maneira positiva.
O propósito é fazer com que o consumidor se sinta representado e pertencente a um grupo que delineia sua personalidade e valores, resultando em uma forte relação com as marcas.
As experiências de identificação podem derivar das relações entre os grupos de referência, nas quais os consumidores se sentem ligados a outros consumidores com ideias e opiniões semelhantes. Mas também da complexa formação de um grupo de marca, no qual a marca é considera o ponto central de um grupo social.
Dessa forma, o marketing de identificação proporciona experiências significativas vindas da interação entre o significado sociocultural e a necessidade dos consumidores de uma identificação social.
Para refletir:
Claro que todos esses tipos vão ser a base da estratégia de marketing de experiência, mas não esqueça de sempre ver o que funciona melhor para o seu negócio e como você pode casar bem a sua personalidade da marca com o perfil do seu cliente ideal, ok?
Ah, se você quiser saber quais são os passos para criar uma experiência de marca inesquecível, confira esse post aqui 🙂
Agora nos conta aí nos comentários, você já proporcionou alguma ação de marketing de experiência aos seus clientes? Já vivenciou alguma que te encantou muito e marcou sua memória? Como foi?