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Como criar uma história de marca que conecta com os clientes

Uma coisa é fato e se você nos acompanham aqui, vocês já tão bem ligadxs: Branding é construir um relacionamento entre sua empresa e seu público, certo?

👉 Mas esse relacionamento vai muito além de nos seus produtos e processos. Branding é sobre compartilhar seu propósito e valores e conectar-se com seu público em um nível emocional. 

Uma maneira poderosa de fazer isso é criar uma história de marca e compartilhá-la em todos os pontos de contato de sua empresa

Estamos falando de storytelling meu povo! E aqui nesse post a gente te ensina a criar uma história de marca que cativa os clientes.

Vamos lá:

Uma história de marca é a narrativa que você constrói em torno de sua empresa para ajudar seu público a entender por que você faz o que faz e como isso se relaciona a eles.

A narração de histórias é extremamente benéfica como forma de divulgar os negócios. As histórias capturam e prendem a atenção do seu público. Elas são memoráveis ​​e vivem na mente das pessoas por muito tempo – entende o lance da tua marca ficar na cabeça do consumidor?

Tá aqui, com uma história bem construída que se desenvolve e continua ao longo do tempo, você pode criar uma impressão duradoura nos clientes. Tendeu?

Elementos que você precisa para criar uma história de marca

Todas as histórias têm um começo, um meio e um fim. Outra maneira de ver isso é: introdução, conflito e resolução.

Então, se você tiver esses esses três componentes básicos, você pode criar uma história de marca que seu público achará atraente.

Mas gurias, o que cada uma dessas partes envolve?

A introdução

Essa é a parte que define a cena e o clima. É aqui que você explica para quem é essa história (e, portanto, sua marca). E para quem seria? Obviamente para sua persona (seu cliente ideal).

  • Seja claro sobre quem é essa pessoa e o que é importante para ela. Você também precisa entender qual é a motivação do seu consumidor.
  • Qual é esse desejo profundo que vai impulsionar esta história?
  • Qual é a meta que eles estão tentando alcançar? (Esse objetivo é o resultado que você pode oferecer por meio de seus produtos/serviços.)

O conflito

Pode ser tentador pular elementos em sua história que parecem muito negativos, mas a realidade é que as pessoas adoram drama. Histórias sem conflito são chatas!

Se você quiser que seu público sinta esse vínculo emocional, você precisa mostrar a eles que você se identifica com os problemas deles.

Analise as dificuldades e os pontos fracos que seu cliente ideal está enfrentando. O que os está impedindo de alcançar seu objetivo agora? O que acontecerá se as coisas continuarem assim? É por isso que estão procurando ajuda. Dê detalhes específicos para mostrar que você entende.

A resolução

Analise as dificuldades e os pontos fracos que seu cliente ideal está enfrentando. O que os está impedindo de alcançar seu objetivo agora? O que acontecerá se as coisas continuarem assim? É por isso que estão procurando ajuda. Dê detalhes específicos para mostrar que você entende.

Transforme seus clientes no personagem principal

É importante que a história de sua marca gire em torno de seu cliente ideal. Cada vez que eles entram em contato com sua empresa, você precisa permitir que eles possam ver claramente como se encaixam na narrativa e entender por que seu negócio é valioso para eles.

Lembre-se de mergulhar no lado emocional da história que você está contando. Seja criativo para realmente transmitir a mensagem e sentir empatia com a jornada de seus clientes.

Nesse post aqui a gente fala sobre apelar pro lado emocional. 🙂

Colocando sua história de marca em prática

A história da sua marca não é uma composição de 500 palavras que você coloca em alguma página do seu site. Quer dizer, pode ser algo que você literalmente escreve assim, mas provavelmente não seria a maneira mais convincente de contar a história e captar a atenção do seu público.

Em vez disso, pense na história da sua marca como algo que está inserido em todos os pontos de contato do seu negócio. Cada vez que seus clientes entram em contato com sua marca – por meio de seu logotipo, e-mails, embalagens, documentos de proposta, postagens no Instagram, slogan e qualquer outra coisa – sua história é adicionada e fortalecida.

Para refletir:

Sério, a história da sua marca ainda é apenas uma história. Não complique isso!

Só tenha em mente que uma grande marca não começa com um produto. Não começa com um plano de negócios. Uma marca lendária começa com uma história.

A história da sua marca não é sobre você. Seu cliente precisa estar envolvido. Entre na cabeça da sua persona, dê a ela um motivo pra se importar.

E pra fechar, pense no seguinte:

Uma boa história inspira os valores da marca. O que você defende? Nos conta aí nos comentários!

Vem aprender com a gente toda quarta, 20h, no aulão gratuito sobre Branding (já falamos de brand storytelling por lá e foi mara). Inscreva-se!

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