O desenvolvimento de uma voz de marca consistente prepara o terreno para conexões significativas com seu público!
Quando você começa a pensar em seu negócio como uma marca mais humana (que é o que as pessoas buscam hoje), você precisa construir uma personalidade que demonstre isso.
É essa personalidade que permite conexões, ela deve ser memorável e vai atrair clientes ideais que se identificam com a sua mensagem (que foi cuidadosamente construída para trazê-los, né?).
Leia também: Personalidade da marca – guia completo para criar a sua
Existem muitos outros fatores a serem considerados ao desenvolver a voz da marca, nós, por exemplo, conduzimos clientes e alunos por uma série de exercícios para encontrar a voz de sua marca única.
Poréém, nesse post separamos alguns dos mais importantes aspectos para começar a criar a sua voz de marca! 📝
O que é a voz da marca?
Antes de encontrar a sua voz, primeiro você entender o que de fato é a voz de uma marca, né?
A voz da marca é a forma como uma empresa se comunica com seu público. É um componente da personalidade de uma empresa criada a partir de um forte entendimento dos valores, da proposta de valor, do posicionamento, da essência, do perfil do cliente ideal, etc.
É sobre as palavras que você escolhe. As emoções que você transmite por meio de seu tom. As frases que são comumente usadas na cultura da sua empresa. Todos esses detalhes modal a percepção que as pessoas têm de sua empresa como um todo, tendeu?
Ahh, tendi, tá e como encontro a voz da minha marca?
Uma observação rápida: preferimos pensar na voz da marca como algo que você cria em vez de encontrar. Claro, alguns elementos podem estar flutuando em sua cabeça esperando que você os perceba, mas criar é muito mais ativo e estratégico. Você precisa selecionar cuidadosamente cada componente.
Buenas, para começar a criar sua voz, pergunte-se o seguinte:
- Quais são os valores centrais do seu negócio? Conforme mencionado, a personalidade da sua marca deve estar enraizada em seus valores, missão e visão (o núcleo da marca).
- Como você deseja que os clientes percebam sua empresa? Se você já atua, pergunte ao seu público como eles descrevem sua marca.
- Se sua empresa fosse uma pessoa, como ela agiria? Como conversaria? O que ela faria? Quem seria uma personalidade ideal pra te representar?
Anote tudo que vier à sua mente ao responder às perguntas anteriores.
Outro aspecto a considerar: tom
O tom é a parte emocional da sua voz. Sua marca precisa ter empatia com seu público para se conectar de forma autêntica. Em que casos emoções específicas são apropriadas? Por exemplo, você não quer fazer uma piada às custas do seu público, a menos que eles achem esse tipo de humor engraçado. Tendeu?
Esses são apenas os princípios básicos a serem considerados ao criar a voz da sua marca. Nós conduzimos nossos clientes e alunos por essas perguntas e muito mais para ter certeza de que realmente acertamos uma personalidade que ressoa com o público.
Passo a passo
Encontre atributos para descrever a voz da sua marca
Cada marca deve ter uma personalidade distinta. Os adjetivos/traços/atributos que você descreveria a personalidade de sua marca também devem descrever o estilo da voz de sua marca.
Talvez a personalidade e a voz da sua marca sejam enérgicas, divertidas e animas. Ou talvez sua marca seja séria, sábia e reconfortante. Ou ambiciosa, imaginativa e um pouco dramática.
A voz da sua marca é outra forma de tornar sua marca distinta e se destacar da concorrência, então seja criativx.
Um bom exercício pra te ajuda é esclarecer quais atributos não descrevem a voz.
Por exemplo: “somos brincalhões, mas não infantis”, “somos informativos, mas não excessivamente complexos”, “somos confiantes, mas não somos arrogantes”.
Converse
Desenvolva uma voz de marca que soe humana. Você quer se envolver com seu público e convidá-lo para uma conversa – e isso significa que a voz de sua marca deve soar coloquial, não muito rígida ou formal.
Isso não quer dizer que precisa ser casual ou excessivamente familiar, se isso não for uma boa representação da sua marca. Significa apenas que você não quer soar como um livro ou um robô. Precisa haver alguma personalidade brilhando por aí.
Uma boa maneira de desenvolver a voz genuína da marca é imaginar como caad coisa que você escreve soaria se fosse falada em voz alta. Se não for algo que você diria se estivesse cara a cara com um cliente, então não é algo que você deveria dizer em qualquer meio.
Fale a língua do seu público
Cada nicho tem seu próprio conjunto de palavras e frases específicas que são particularmente significativas para elas. Use as palavras do seu público, isso ajuda a reforçar quem é sua persona e a se envolver com as pessoas certas.
Isso inclui usar o tipo certo de linguagem para falar sobre seus pontos fracos e o tipo de solução ou resultados que eles procuram. Construa um vocabulário que fale diretamente com seu público e vá direto ao que eles querem.
Transmita seu propósito e valores essenciais
A voz da sua marca precisa ser tão reconhecível quanto o seu logotipo. Parte disso tá na sua escolha de palavras e no tom geral. Outra parte tá no que você escolhe dizer com a voz. Tudo precisa voltar para comunicar por que sua marca existe, como ela ajuda seu público-alvo e o que ela representa.
Se a sua voz não for uma boa representação da sua marca como um todo, você pode acabar enganando seu público. Se a voz da marca promete um tipo de experiência, mas a realidade de trabalhar com você não corresponde, seus clientes (e potenciais) se sentirão enganados e você perderá a confiança deles.
Portanto, certifique-se de que sua voz reflita com precisão sua marca e reforce seu propósito e valores essenciais.
Ou seja…
É fato: você escreve muito pro público – não temos como fugir disso. Pensa bem, são legendas, e-mails, apresentações, mensagens, enfim. Existem várias maneiras de sua empresa se comunicar com o público.
⠀
É por isso que é tão importante desenvolver uma voz de marca forte e distinta, tendeu?
⠀
Além de ser fundamental para proporcionar uma experiência de marca consistente para os seus clientes, a voz da sua marca também é uma forma de contar sua história de marca (alô brand storytelling, aquela coisinha que conecta beem) e transmitir seu propósito.
⠀
Você precisa desenvolver uma voz, uma linguagem de marca que te ajude a motivar sua persona linda e maravilhosa (seu potencial cliente ideal, sabe) para comprar seus produtos e serviços.
Quer se aprofundar mais nesse mundão do branding e das marcas? Então vem pros nossos aulões gratuitos que acontecem toda quarta!
Nos conta aí nos coments qual é a voz da sua marca e como ela ganha vida nas suas ações. 🙂
2 respostas em “Como desenvolver uma voz de marca que conecta e vende”
Ooooi!
Adorei… Artigo sem duvida utilíssimo pra qm está começando. Aliás, tudo aqui é show. Agradeço por vcs existirem Ouki! Um super abraço.
sério, coisa boa começar a semana lendo feedbacks assim! Ficamos tão felizes em poder ajudar as marcas de vocês, de verdade. Grande beijo!