Categorias
Identidade de marca

Personalidade da marca: guia completo para criar a sua

É fundamental ter clareza da personalidade da sua marca, isso faz parte da estratégia de Branding e é o que caracteriza a sua empresa – ou seja, um ponto essencial das marcas fortes!

Por que definir a personalidade de sua marca?

👉 Clientes mais fieis e engajados;
👉 Maior alcance da marca;
👉 Maior assertividade na identidade;

E lembrando que, assim como tudo nesse mundão de Branding, a personalidade deve ser moldada por sua história, pelas suas crenças, por seus valores, pelo modo como vc quer se posicionar, etc. Ok?

Buenas, nesse post a gente te dá uma esclarecida sobre a personalidade de marca e no final tem uma tarefinha pra vocês colocarem em prática.

O que é personalidade de marca?

É simples: a personalidade retrata como a sua marca se expressa e como você gostaria que ela fosse percebida. Ou seja, a personalidade está relacionada à impressão que a marca é capaz de produzir na mente de seu público.

Assim como uma pessoa, uma marca pode ser ativa, engraçada, afetiva, diferentona, alto astral, sóbria, minimalista, cool, natural, sábia, intelectual e muito mais! Se você pensa em sua marca como uma pessoa com traços de personalidade únicos, consegue se conectar com outros humanos (os clientes que deseja atrair) em um nível emocional.

Pense em uma pessoa de personalidade forte e em outra que não se posiciona. Qual das duas tem maiores chances de ser lembrada? O mesmo acontece com marcas. Aquelas que não se posicionam ou tentam abraçar uma série de causas ao mesmo tempo, só que de maneira superficial, dificilmente serão lembradas em meio a processos decisivos.

Ao definir a personalidade da sua marca, você dará às pessoas um motivo para escolher você.

Sem contar que é um dos pontos fundamentais de Branding para guiar a percepção das pessoas sobre o seu negócio. Lembrando que a personalidade da sua marca sempre deve refletir seus objetivos de negócios e a cultura da empresa, seus valores.

Tá, legal, mas preciso disso pra que mesmo?

Buenas, me diz uma coisa: como funcionam seus relacionamentos? Você busca por pessoas que você tenha afinidade e coisas em comum, certo?

Com as marcas não é diferente! Se o cliente não se identifica com a personalidade da marca, muito provavelmente não vai gostar de consumi-la. É com a personalidade que se dá o tom de voz pra comunicação da marca, segmentação e diferenciação pra encontrar o posicionamento, criação de identidades visual e verbal, definição de persona, etc.

Passo a passo para criar a sua

Conheça a ti mesmo

Esse é o ponto de partida. Você tem que entender o seu núcleo de marca (missão, visão, valores, essência) e ter clareza de como você vivencia isso. A personalidade da sua marca vai ser um reflexo dessa sua parte interna

Defina qual é a sua combinação arquetípica

Arquétipos são modelos ideais da nossa mente. A publicidade adaptou o conceito do psicólogo Carl Gustav Jung através de uma série de arquétipos presentes dentro de cada indivíduo e transferiu suas características para as marcas. Arquétipos trabalham elementos que nos são, de alguma forma, familiares e facilmente reconhecíveis, ainda que tal reconhecimento não se dê de forma consciente.

O arquétipo da marca é uma personificação de uma marca a nível humano. Ele empresta tipos de personagens bem estabelecidos ao longo da história, do cinema e da literatura para definir a personalidade e o caráter de uma marca. Os arquétipos nos ajudam a entender quem é uma marca e o que ela representa.

Em cada um deles, há características únicas que criam essa conexão entre marcas e pessoas.

Para as marcas, são 12 os principais arquétipos:
  • O Inocente: inspira pureza, simplicidade e positividade em relação a si mesmo e ao mundo. Exemplo: Dove
  • O Sábio: é responsável por estimular o aprendizado e valorizar o ato de “pensar”. Exemplo: TEDx
  • O Herói: destinado a mudar o mundo, esforçado, corajoso e bem “sangue nos olhos”, esse perfil é altamente produtivo e está pronto para encarar qualquer desafio que surja em seu caminho. Exemplo: Nike
  • O Fora da Lei: ele também pode ser reconhecido enquanto rebelde, inquieto e pronto para quebrar barreiras do cotidiano. Exemplo: Harley Davidson
  • O Explorador: carrega consigo uma grande vontade de descobrir o mundo, suas novidades, não se prender a amarras da sociedade e se desprender do tédio do dia a dia. Exemplo: Jeep
  • O Mago: pode contar com um ar de mistério, improvisação, ironia, ilusão e — como o nome já adianta — muita magia. Exemplo: Disney
  • O Cara Comum: seu principal objetivo é se inserir de forma efetiva na sociedade, ou seja, percebemos que esse arquétipo tem afinidade com rotina, mas traz sua personalidade característica fortemente. Exemplo: Havaianas
  • O Amante: quando pensamos nessa categoria, praticamente ouvimos as frases ditas em propagandas de perfume, sempre com um toque de sensualidade, ousadia e intimidade. Exemplo: Dior
  • O Bobo: despreocupados, engraçados e acessíveis, esse perfil é conhecido por fazer graça de si mesmo e ver a vida de forma muito tranquila. Exemplo: Netflix
  • O Cuidador: sua meta é ajudar o próximo e a ideia de negar algo é fortemente desencorajada. As pessoas são colocadas como foco, assim como as necessidades da sociedade como um todo. Exemplo: Médicos sem Fronteiras
  • O Criador: é engenhoso, cheio de criatividade e não sossega até que encontre novos projetos interessantes. Exemplo: Lego
  • O Governante: um dos grandes pontos que envolvem o governante é a sensação de status, poder, glamour e ostentação. Exemplo: Rolex

Compreender o arquétipo dominante do seu público-alvo ajuda a marca a posicionar-se no mercado e a estabelecer o tom de voz correto para se relacionar.

Primeiro passo para definir seu arquétipo é entender o seguinte:

Dentre as quatro opções, qual dessas motivações é semelhante e a sua missão e visão de marca? Qual reflete o seu propósito? O que pode ser mais motivador para a sua persona?

  • Busca espiritual
  • Deixar um legado
  • Fornecer estrutura
  • Conexão

Aqui tem post que te ajuda a visualizar e pensar melhor!

Crie uma brand persona

Primeiro ponto: brand persona é diferente de buyer persona, ok? Quando a gente fala do cliente ideal, estamos falando da BUYER persona – o perfil que você vai traçar pro seu cliente dos sonhos.

Já a brand persona é aquela pessoa que representa os valores da sua marca. Trata-se de um personagem que traduz o tom de uma marca, a linguagem e o “estilo” da mesma. Na prática, ela mostra como a empresa quer ser vista pelo mercado

A ideia de construir uma brand persona é te guiar e guiar a sua equipe na hora de produzir conteúdo, interagir, atender, se relacionar com o seu público. E para que o público veja sua marca como você deseja, sua comunicação precisa ser coerente com os valores, propósitos e identidade da mesma.

Exemplo: vamos dizer que eu tenha uma loja de acessórios para surfistas. Faria mais sentido eu me comunicar numa linguagem mais do estilo Elton John ou Jack Johnson?

O Jack Johnson além de ser surfista, tem um estilo de vida similar a quem compra artigos de surf, fala no mesmo tom de voz e tem uma energia que representa esse público.

MASS, a brand persona não pode ser apenas um personagem que consiga falar com o seu público. Ela tem que ser isso e, ao mesmo tempo, representar as características da sua marca.

Uma brand persona te ajudará a:

  • Garantir que o mesmo tom seja utilizado sempre, nas redes sociais e chat, por exemplo (independente de quem esteja operando esses canais);
  • Se comunicar de forma mais humana e natural com seu público;
  • Fazer com que seu público interaja e engaje com sua marca.

Ela precisa personificar os seguintes pontos:

  • Pilares da marca;
  • Essência da marca;
  • Promessa da marca;
  • Declaração de missão

Defina sua identidade

Uma identidade é a expressão de quem você é e do que você representa. Você pode se expressar por meio de palavras (identidade verbal) e imagens (identidade visual). O objetivo de desenvolver uma identidade de marca é ser reconhecível, memorável e, se tudo der certo, amado.

O que abrange:

  • Nome e slogan;
  • Tom de voz (como você fala);
  • Ângulo editorial (o que você fala, como você fala sobre isso);
  • Som;
  • Logotipo, tipografia e cor;
  • Conceito de imagem: fotografia / ilustração / iconografia / estilo;
  • Princípios de layout;
  • Princípios dinâmicos (animação, vídeos).

O visual e o verbal são combinados para criar uma comunicação que é o rosto e a voz da sua marca. Em cada expressão, seja uma campanha publicitária ou um cartão de visita, seu público o reconhece por meio de seu rosto e sua voz. Assim, você começa a construir o reconhecimento da marca.

Documente!

  • Se a minha empresa fosse uma pessoa, quem ela seria? (pode pensar em gente famosa que poderia caracterizar a marca)
  • O que a minha marca quer passar como valor?
  • Como ela se comunica?
  • Quantos anos ela tem? Qual é o seu gênero? Qual é a sua profissão?
  • Quais gírias ela fala? Como ela se comunica com cada buyer persona? Quais são as referências que ela usa ao falar? Quais são as citações e autores que ela admira? Qual impressão ela quer passar para as pessoas com quem ela se relaciona?

Agora nos responda aí nos comentários preenchendo os espaços em branco:

Minha personalidade de marca é ________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

Leia também: Visual branding – o que sua aparência precisa comunicar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ouki Experiências

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco pelo WhatsApp