Vou te contar uma coisa básica do Branding: para ter uma marca forte, tu precisa construir os pilares estratégicos da marca. são princípios que guiam seu negócio!
Então vamos lá, nesse post vou te passar aqui o passo a passo pra que você construa uma marca simplesmente impossível de ser ignorada, bora?
1) Essência: a natureza da marca
Toda marca tem a sua própria ESSÊNCIA ou como muitas pessoas falam, o seu DNA. Não existe uma nomenclatura correta, o nome mais comum é o DNA, mas alguns profissionais chamam de ideia central da marca, base da marca e por aí vai! Nesse caso, não existe certo ou errado, gostamos de Essência.
A essência é uma verdade interna que demonstra “Quem você é? O que só você tem?”, as respostas precisam ser profundas e originais. É um item único que diferenciará a sua marca dos seus concorrentes e será a base para o posicionamento.
Vamos imaginar que a tua marca é uma maçã. Poderíamos transformá-la em:
- suco de maçã
- bolo de maçã
- torta de maçã
- sorvete de maçã
- vinagre de maçã
Mas jamais poderíamos transformar em uma banana, pq a maçã é a sua essência – aquilo que não muda.
É por isso, por ser a sua verdade interna, seu DNA – um dos pontos mais difíceis de serem copiados, assim como sua história ou seu nome. Esse elemento é um grande norteador.
Por exemplo, ela pode se tornar uma ação capaz de direcionar/inspirar atitudes de marca ou ser uma diretriz de construção da identidade/personalidade.
Dica extra: aqui tem um post sobre “como definir a sua essência de marca”
2) Propósito: a razão de existir da marca
Aqui a gente se pergunta: pq tu faz o que faz todos os dias? que problemas/dores vc soluciona ou pelo menos procura solucionar para as pessoas?
Não basta dizer, tem que praticar. Articular o propósito de marca vai além de criar um slogan inspirador. Deve contribuir para a vitalidade, prosperidade e sucesso da empresa.
Todas as organizações sabem o que fazem (vender sabonete), algumas sabem como fazem (posicionamento, diferenciação de marca, conteúdos, embalagens, campanhas), mas poucas sabem o porquê fazem (ajudar pessoas a se sentirem bem e aceitarem seus corpos, como a Dove, por exemplo).
Dica extra: acesse aqui o post “Golden Circle: o que é e como usar o pai do propósito de marca”
3) Como: de que maneira a marca coloca em prática o propósito
A marca começa do lado de dentro da empresa. Ela é resultado da cultura vivida internamente que direciona as ações, os comportamentos, as atitudes e as decisões dos colaboradores que são refletidas no mercado.
Aqui é fundamental vc avaliar ações que pode fazer tanto internamente quanto externamente para disseminar seu propósito.
Mapeie:
- Quais são as ações estratégicas para a propagação do propósito da marca?
4) O que: o que a marca faz/entrega hoje e seus diferenciais competitivos
Qual a mensagem que você quer passar? Quais sãos suas promessas? O que você se compromete a oferecer ao seu público? Que valor você agrega a eles? Como você torna a vida deles mais fácil, melhor, mais rica, mais bonita? Como você os capacita? O que você os ajuda a realizar? Essas são as promessas de sua marca.
As promessas de marca são a resposta à pergunta que seu público fará constantemente ao considerar se deve ou não interagir com você: “O que isso significa para mim?” Nas promessas da marca você pode realmente mostrar que entende o mundo do seu público.
Resumindo:
Uma promessa de marca é qualquer afirmação que você faz sobre a experiência que seus clientes podem esperar quando trabalham com você.
5) Valores inegociáveis: é sobre o que você defende – e contra o que você se opõe
Organizações com valores fortes têm melhor desempenho porque seus valores fornecem uma bússola de orientação clara para o futuro e tornam mais fácil fazer escolhas. Se os valores que você defende não orientam suas ações, eles simplesmente não são seus valores reais.
Reflita:
- Quais crenças universais você mantém?
- Esses valores são realmente um guia para tudo o que você faz?
- Quais são as formas concretas e cotidianas pelas quais você os coloca em prática?
- O que é incompletamente inegociável?
Dica extra: aqui tem post valores de marca
6) Personalidade: os atributos que formam a sua marca
6) Personalidade: os atributos que formam a sua marca
É um dos pontos fundamentais de Branding para guiar a percepção das pessoas sobre o seu negócio. Se você pensa em sua marca como uma pessoa com traços de personalidade únicos, consegue se conectar com outros humanos (os clientes que deseja atrair) em um nível emocional.
- Ao definir a personalidade da sua marca, você dará às pessoas um motivo para escolher você.
- Sempre deve refletir seus objetivos de negócios e a cultura da empresa, seus valores.
- Pense em uma pessoa de personalidade forte e em outra que não se posiciona. Qual das duas tem maiores chances de ser lembrada?
- O mesmo acontece com marcas. Aquelas que não se posicionam ou tentam abraçar uma série de causas ao mesmo tempo, só que de maneira superficial, dificilmente serão lembradas em meio a processos decisivos.
Insights deste tópico:
Assim como as personalidades humanas afetam os relacionamentos entre pessoas, a personalidade da marca pode construir a base do relacionamento entre o cliente e ela mesma.
A maioria das marcas hoje estão competindo por recursos, benefícios e preços. Se você não deseja que sua marca se torne uma commodity, precisará fazer uma conexão mais profunda com seu público.
Dica extra: prisma da identidade de marca
7) Visão de futuro: onde a marca objetiva chegar
Pense no problema que você deseja resolver no mundo hoje. Qual a transformação que você vai causar? Este estado é o seu estado de visão. Para que as pessoas o sigam, elas devem entender para ONDE você está indo.
- Como o mundo poderia ser por meio de suas ações, do teu trabalho?
- O que você quer estar fazendo daqui 5 anos?
- Pelo que você quer se reconhecido?
- Qual seria um depoimento ideal em relação ao seu negócio?
8) Audiência: qual o perfil do público que se conecta com você?
Os clientes são a força vital do seu negócio e a parte central de tudo o que você faz com a sua marca. Seus conteúdos, identidade, parcerias, enfim, tudo o que se segue a partir deste ponto será sobre corresponder às suas expectativas e atender às suas necessidades.
- A quem você serve e o que eles desejam?
- Com que pontos problemáticos eles estão lutando?
- O que os está impedindo atualmente?
- Se eles puderem superar esses problemas, como suas vidas serão melhoradas?
- Sempre tente ser muito preciso com quem você está almejando. Não tente atrair a todos. Procure ser a solução perfeita para um tipo específico de pessoa – o cliente dos seus sonhos.
Dica extra: crie sua persona com nosso quadrinho
Buenas, pra encerrar todo esse passo a passo fica aqui um insight final: Sua identidade (cores, tom de voz), brand storytelling, experiências, parcerias, pontos de contato, ações, enfim, TUDO deve ser guiado com base nesses pilares estratégicos. Assim, você tem uma marca coerente e consolidada. Tendeu?
Agora deixa eu te perguntar uma coisa: quer colocar tudo isso em prática? Seguir todo um passo a passo já estruturado e mastigadinho pra fortalecer a sua marca? Então clica aqui pra entender como posso te ajudar a descomplicar o Branding!
Você tem um método que usa pra gestão da sua marca? Como é? Nos conta aí nos coments 🙂