O que a sua estratégia de marca deve incluir? Você tem essa clareza?
Frequentemente nos perguntam: “quero começar a fazer branding mas não sei por onde começar, não sei nem o que isso engloba. Como posso ser estratégico com a minha marca?”
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A gente gosta de dizer que o branding não é tão complicado quanto parece, o fato de ser cheio dos termos em ingreis aí é que dificulta. Mas é simples: trata de tu te auto conhecer enquanto marca, conhecer teu cliente e passar a imagem certa pra ele.
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Dito isso, separamos aqui algumas perguntas que são FUNDAMENTAIS na hora de planejar sua estratégia de marca.
Concentre-se no que a estratégia de marca deve incluir, concentre-se no que ela resolve e nas respostas. Papel e caneta na mão e bora anotar tudinho! 📝
Por que estamos aqui?
Essa é a primeira pergunta que vc precisa se fazer. Você precisa entender pq seu negócio existe, qual é a sua missão, qual é o seu propósito. Sabe?
Mas gurias, por que é importante saber isso? Pois essa é a questão que orienta a sua marca e seus objetivos de longo prazo. Todas as decisões tomadas dentro da empresa devem refletir essa meta abrangente para a marca. Sem a missão da marca, é como se a empresa operasse sem princípios ou visão orientadores.
Aqui você deve oferecer clareza para a marca e vincular com com onde aspiram crescer no futuro.
O que fazemos e como fazemos?
Essa questão explora o quê e o como da marca. Não apenas responde às ofertas da marca, mas também aborda o processo, ou como o mundo passa a interagir com aquele produto ou serviço.
Por que é importante saber isso: está no nível mais básico do que a marca faz e como o faz. Não podemos saber como projetar adequadamente uma marca ou comercializar uma sem saber O QUE de fato ela vai fazer e como pretende fazer isso, tendeu?
Para quem fazemos isso?
O que isso revela: essa pergunta responde quem é o público da marca e levanta outras questões como:
- Com o que eles estão lutando (problemas, dores, necessidades)?
- Como a marca pode ajudá-los?
- Embora a demografia seja um bom ponto de partida, a estratégia da marca deve se concentrar mais na psicografia de seu público.
É tão importante para uma marca de sucesso entender verdadeiramente QUEM é seu público e, a partir disso, como melhor atendê-lo.
Você também pode ver isso como: a persona do público, o avatar do cliente, o cliente ideal.
Presentinho extra: liberei aqui um aulão sobre “construção de persona do ZERO” 😉
O que nos torna diferentes?
Aqui é sobre o motivo pelo qual alguém escolheria sua marca em vez de qualquer outra marca. O que te diferencia? Explorar os fatores de diferenciação de uma marca é importante para que uma marca de sucesso conquiste seu próprio espaço em seu setor. Analisar a concorrência e as lacunas no mercado também é útil para ver onde sua marca pode realmente brilhar e inovar.
É fundamental usar os fatores de diferenciação de uma marca a seu favor e se destacar em um mar de mesmice. Quando você sabe o que te torna diferente, sua concorrência é irrelevante.
Você também pode ver isso como: Fator de diferenciação, declaração de posicionamento, fator x.
O que nós valorizamos?
Mergulhar nos valores da marca também pode ser conhecido como a bússola moral de um negócio. Whaat? Bom, pare e pense: o que a marca representa e abraça completamente? Que causas ou missões de longo prazo se alinham com a marca? Do que não abrimos mão de jeito nenhum?
Fazer mais perguntas profundas pode te ajudar a descobrir os verdadeiros valores da sua marca.
Mas por que preciso saber disso? Os valores da marca servirão como uma espécie de bússola nas decisões tomadas em toda a empresa. Ter esses valores facilmente acessíveis e claros ajudará a marca a permanecer sob controle e fiel a quem eles são. Os valores da marca garantem que ela esteja sempre agindo com integridade em todos os aspectos do negócio.
Qual é a nossa personalidade?
Aqui falamos sobre como a marca aparecerá e como ela se retrata, tanto pessoalmente quanto online. Define que tipo de voz a marca usará e a personalidade geral da marca.
Uma marca é mais do que apenas logotipos e visuais, a marca será lembrada mais por sua personalidade e como se conecta com seu público do que por suas cores ou sistema de fontes.
Compreender verdadeiramente a personalidade de uma marca é fundamental para uma marca se conectar em um nível mais emocional com seu público.
Dica de conteúdo: a sua marca tem personalidade?
Insight final
A estratégia da marca não precisa ser complicada demais, é tudo sobre fazer as perguntas certas e transmitir isso pro seu cliente de forma autêntica, que passe sua mensagem e te posicione como uma marca relevante, ok?
Nos conta aí nos comentários como você coloca em prática as suas estratégias de marca. 🙂
Leia também: Branding: o que é e por que é fundamental pra sua marca
2 respostas em “6 perguntas que uma boa estratégia de marca deve responder”
Muito bom!
Adorando tudo aqui! Direto.
Feliz de ter encontrado todo esse conteudo! 🙏
aaai que maravilha! Aproveita bastante então nosso conteúdo 🖤