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Identidade de marca

Visual branding: o que sua aparência precisa comunicar

Quando você pensa sobre seu visual branding pela primeira vez (o logotipo, cores, fontes, imagens, sensação geral e estilo), no que você pensa primeiro? Você pensa em como pode deixar sua marca mais bonita? Pensa direto na parte divertida e estilosa?

Embora essa parte seja tentadora e seja mais fácil querer pular direto pros visuais mesmo pra criar algo lindo e atraente, a primeira coisa em que vc precisa pensar quando falamos em identidade visual não é de fato no visual. MAS QUE?

Pera aí que vou te explicar, não to pirando não. Mas a primeira coisa que tu tem que considerar é o que vc quer dizer e COMUNICAR. Daí é claro que o resultado disso não vão ser palavras, mas visuais – só que esses visuais precisam transmitir uma mensagem e precisam estar enraizados no significado por trás.

Vamos pensar um pouco nos sinais de trânsito como exemplo aqui. Muito pode ser comunicado de maneira simples, essa é a grande arte: projetar algo de forma funcional, clara e bem pensada. Um sinal de “pare” não precisa de uma longa explicação ali anexada com o motivo pelo qual vc precisa parar e tomar cuidado com os carros.

Ele não usa grandes brilhos e elementos, ele é simples, mas alerta. É um simbolismo reconhecido internacionalmente e uma cor que alerta, mas não te distrai de se concentrar na estrada. Pode parecer tão simples e pouco inventivo. Mas o design, em sua essência, diz respeito à função. É proposital e intencional na ideia de passar uma mensagem e criar uma conexão.

Buenas, nesse post a gente separou o que seu visual branding e gráficos precisam comunicar. Bora?

Ah, antes de entrar no conteúdo quero te convidar pro aulão gratuito que eu dou TODA quarta-feira. Cada aula um tema diferente do mundão de branding, vem comigo! 😉

sua mensagem e missão

É importante que sua identidade visual esteja enraizada na missão e na mensagem do teu negócio. PORTAAANTO, reserve um precioso tempo pra traçar isso bem bonitin. Sua missão deve ser sobre o que sua empresa se esforça pra fazer. Pense em quais produtos e serviços você oferece e pra quem oferece (seu cliente ideal, a persona).

E mais do que isso: entenda o seu porquê.

  • Pq você faz o que faz por essa pessoa em particular?
  • Que problema você tá tentando resolver pra eles e como isso afeta suas vidas?
  • E também o impacto mais amplo que a sua empresa tem para além do cliente.

Então reflita: o que você faz apoia alguma causa ou mudança no mundo? E qual é a sua mensagem única? Como você quer que as pessoas se sintam? Você tá tentando inspirar um sentimento ou ação? O que seu negócio torna possível?

Talvez vc ofereça algo que muitas outras empresas oferecem, mas você faz isso de uma maneira diferente ou aborda de uma perspectiva alternativa. Ao esclarecer a mensagem e a missão da sua marca, vc precisa expressar isso com o seu trabalho de branding.

Pode ser tão simples quanto usar cores que evocam a resposta emocional certa ou símbolos que tenham um significado conectado à sua mensagem.

seus valores

Ter valores de marca bem definidos dá ao teu negócio uma luz norteadora de como vc opera, se comporta e o que é considerado importante e prioritário pra ti.

Os valores de uma empresa não precisam (e nem devem) ser algo que vc guarde pra si mesmo, eles podem se tornar parte da composição da sua marca. Se a sua empresa valoriza a simpatia, sua marca deve ser amigável, fácil de conversar e convidativa. Se valoriza o cuidado com o meio ambiente, então vc pode ter uma marca ecológica e ser muito seletivo nos materiais que usa pra imprimir, nas embalagens, etc. Ou se vc valoriza diversão e alegria, então vc pode trabalhar com cores brilhantes, gráficos divertidos, tom de voz bem humorado, tudo que ilumine os dias das pessoas.

Então pense realmente nos valores da sua empresa e em como isso afeta a aparência da sua marca e seus grafismos.

sua identidade e a do seu cliente

Faça com que a sua marca tenha personalidade e REFLITA isso (pessoas se conectam com pessoas, temos que trazer características humanas pras marcas).

Pense nos principais traços que constroem a sua personalidade e também a identidade da marca – é legal criar uma brand persona pra sua marca, que é aquele personagem que humaniza e deixa a marca sendo alguém. Isso pode incluir coisas como de onde é, educação, interesses e hobbies, estilo de vida, crenças, etc. Reserve um tempo e estruture sua marca como se ela fosse uma pessoa, pergunte aos outros como eles enxergam isso também. Assim vc vai encontrar maneiras de trazer mais clareza pra sua identidade.

Depois disso, pense na identidade do seu cliente ideal. Quem são eles, o que eles fazem, quais são seus objetivos, valores e crenças. Pense também nos adjetivos que caracterizam a personalidade deles. É importante ir além das informações demográficas típicas, vc tem que criar uma marca que CONVERSE com essas pessoas, com a qual elas sintam que podem se identificar e da qual elas desejam fazer parte.

Isso vai além de $$, constrói uma comunidade em torno da sua marca. Então pense: de qual cultura comunitária eles gostariam de fazer parte?

o que você vende, oferece e faz

Se tu comunicar todas as outras coisas corretamente, mas não deixar claro o que a sua empresa realmente faz, as pessoas vão ficar confusas e você as perderá. Sua marca precisa comunicar claramente o que você faz e vende, sem confusão. Portanto, se você vende velas, deixe claro que é uma loja de velas.

Se você se empolgar demais com todos os outros elementos da sua identidade, mas não consegue deixar claro o que você, as pessoas não vão saber qual seu objetivo de negócio e podem te interpretar mal. Se a sua loja de velas se volta pra natureza e deserto e a tua marca transmite uma sensação de floresta e aventura, mas não sugere nada sobre velas, as pessoas podem achar que vc vende equipamento de aventura ou acampamento.  E aí vai rolar uma desconexão quando eles clicar na sua página de produtos, por exemplo. Tendeu?

Daí tu pode pensar “tá mas eles vão descobrir isso eventualmente”, ok, vão, mas a gente não quer dificultar o trabalho do seu potencial cliente, né? Lembre-se de que o design tem a ver com comunicação clara. É sobre passar a mensagem com rapidez e emoção.

Portanto, você certamente vai mirar em criar aquela vibe aconchegante da natureza e aventura, mas também vai querer que seu público imagine o calor e o conforto de sentar em uma cabana com uma vela lindamente ali.

Então vamos de recap do que teu visual branding precisa comunicar:

  • sua mensagem e missão
  • seus valores
  • sua identidade e a do seu cliente
  • o que você vende, oferece e faz

Como que você faz isso no seu negócio? Como é a comunicação do seu visual? Nos conta aí nos comentários!

Confira também: 6 perguntas que uma boa estratégia de marca deve responder

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