Quer exemplos de personalidade de marca? Então toooma! 👊
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Vivemos na época das marcas humanizadas, onde é necessário trazer características humanas pra criar uma conexão real com os consumidores e ser escolhido por eles.
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Os dias de entidades corporativas com uma mensagem unilateral já eram. Se vc levar sua marca pro mercado falando como uma corporação sem rosto e com a personalidade de um peixe fora da água, vc será realmente esse peixe e não vai durar – não vai sobreviver na multidão, sorry. 🤷
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Se você realmente deseja se conectar com seu público nesse mundo no qual quem tem poder é o consumidor, é melhor saber que ele é, quem você é e como vc vai abordá-lo da maneira certa.
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A chave? Características e personalidade que representam quem sua persona é ou quem almeja ser – que vai ser muito parecido com quem sua marca é, tendeu?
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As marcas fortes de hoje em dia têm personalidades humanas e projetadas pra se conectar com o público por meio de emoções. Sério.
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👉 Buenas, pra te ajudar separamos DEEEZ exemplos de personalidade de marca. Esperamos que te inspire a desenvolver a sua personalidade!
Harley Davidson
Existem poucas marcas no mundo que representam seu público tão bem quanto a Harley Davidson.
Desde sua identidade de marca robusta (especificamente seu estilo de imagem) até a linguagem corajosa e tom de voz áspero, a Harley Davidson fala com o público como sendo um membro da gangue.
Não há conotações corporativas ou gentilezas desnecessárias por aqui, noway!
A Harley abraça o espírito rebelde da persona e se orgulha de ir contra a sociedade cotidiana.
- Identidade da marca: Robusta
- Linguagem: corajosa
- Tom de voz: áspero
- Características: Rebelde e Disruptiva
- Motivação: Libertação
- Medo: Conformidade
Red Bull
A Red Bull não faz as coisas como as outras marcas.
Ela é diferente. Vive a vida no limite, sorri diante do perigo e abraça o extremo.
Uma marca com uma personalidade cheia de energia. É justo dizer que, mesmo entre outros rebeldes, outros aventureiros e outros atletas, a Red Bull é destemida.
Ao se alinhar com todos os esportes radicais que você possa imaginar, a Red Bull deixa na mente do público a palavra “extremo”. Por meio de suas cores enérgicas, logotipo de touro agressivo e atitude intensa, a Red Bull consegue retratar uma personalidade ultrajante em todos os pontos de contato.
- Identidade da marca: destemida
- Linguagem: enérgica
- Tom de voz: cafeinado
- Características: Extremo / Ultrajante
- Motivação: Adrenalina
- Medo: Calma
Nike
Nike é uma marca inspiradora que inspira seu público a “fazer”.
A herança competitiva de atletismo dos fundadores Phil Knight e Bill Bowerman faz parte da estrutura da marca e essa mentalidade vencedora se estende por toda a equipe até o relacionamento com seus clientes.
A Nike é uma vencedora. É para isso que ele vive: para ser a nº 1.
Assim como todo atleta no topo de seu jogo, a Nike tem um desejo ardente de estar no topo e permanecer lá.
E essa mentalidade vencedora é evidente em tudo o que a marca faz, desde sua inovação até seu branding.
A Nike representa uma personalidade de coach, encorajando, orientando, demonstrando, motivando e responsabilizando seu público por seu sucesso ou fracasso.
Seu slogan “Just Do It” é um apelo à ação, um estilo de vida e uma crença de que você pode conseguir o que deseja, se quiser muito.
- Identidade da marca: eficiente
- Linguagem: Campeão
- Tom de voz: motivacional
- Características: Corajosa / Determinada
- Motivação: vencer
- Medo: perder
Coca-Cola
Sempre que você pensa em Coca-Cola, as chances são (consciente ou inconscientemente) de você pensar em “Felicidade”.
A razão?
A Coca decidiu associar a marca a essa palavra, alinhando a marca a todos os momentos felizes que você possa imaginar, desde o Natal até as férias de verão.
Por meio de sua publicidade e comunicação, eles exibem de forma consistente características alegres e um tanto mágicas, que associamos com prazer.
Sua personalidade é despreocupada e divertida, o que encoraja o público a esquecer seus medos e tensões e aproveitar o momento tomando “Uma Coca e um sorriso”.
- Identidade da marca: radiante
- Linguagem: alegre
- Tom de voz: entusiasmado
- Características: otimista / Amorosa / divertida
- Motivação: prazer e diversão
- Medo: infelicidade
Dove
Dove é uma marca simples e elegante que promove e incentiva a autoestima feminina. Poucos exemplos de personalidade de marca são tão inocentes quanto Dove.
Eles abraçam todas as coisas puras e oferecem a seu público feminino um status quase divino.
A marca vê a beleza em todas as mulheres e as incentiva a ver a mesma beleza em si mesmas, por dentro e por fora.
Dove tem uma personalidade positiva e encorajadora e comunica otimismo e honestidade por meio de sua linguagem e tom.
- Identidade da marca: Pura
- Linguagem: Simples
- Tom de voz: positivo
- Características: Pureza / Honestidade
- Motivação: Autoestima
- Medo: Vergonha
[Leia também] Personalidade da marca: guia completo para criar a sua
Diesel
A herança tradicional de uma pequena cidade italiana deu à marca raízes fortes. Desde 1978, a Diesel segue seu próprio caminho, ignora tendências e praticamente mostra o dedo médio aos críticos.
Como uma marca de moda nascida em Milão, teria sido fácil pra Diesel se perder e lucrar com as tendências do era esperado das marcas italianas. Mas Diesel não faz o que é esperado.
Eles usam o humor, a ironia e um tom cômico em suas campanhas.
Diesel apela para seu público jovem, independente e alternativo com sua falta de conformidade e sua visão “eu não dou a mínima” sobre a vida.
- Identidade da marca: áspera
- Linguagem: cheia de atitude
- Tom de voz: autoconfiante
- Características: indisciplinada e distinta
- Motivação: independência
- Medo: conformidade
Mercedes-Benz
Mercedes é uma marca aspiracional e exclusiva que fica em um pedestal e incentiva seus clientes a ganharem o direito de ingressar em seu clube. Sua recompensa? Status!
A Mercedes comunica superioridade e exclusividade e lembra ao seu público que eles estão no topo.
Ao longo de toda a experiência com a marca, eles exibem características de status, riqueza e sucesso e proporcionam a seus clientes uma sensação de realização.
- Identidade da marca: refinada
- Linguagem: articulada
- Tom de voz: confiável
- Características: comandante e sofisticada
- Motivação: poder
- Medo: fracasso
Apple
Embora a Apple tenha uma tendência rebelde por “fazer as coisas de maneira diferente” e tenha um histórico de ir contra a corrente da indústria, a marca é uma inovadora e visionário na sua essência.
Eles são motivadas a reinventar a roda, criar algo novo e romper os limites da tecnologia. A Apple encoraja e inspira seus clientes a se expressarem e usarem a imaginação pra que encontrem suas versões de originalidade.
Eles abraçaram as indústrias mais criativas e pessoas/empresas progressistas com visão de futuro.
A Apple mudou o mundo e oferece a seus clientes a oportunidade de se juntar a eles na vanguarda do desconhecido,
- Identidade da marca: minimalista
- Linguagem: simples
- Tom de voz: direto
- Características: inovadora e criativa
- Motivação: originalidade
- Medo: duplicação
Patagonia
Patagonia é uma marca que tem muitas crenças ambientais – e não só crenças, eles realmente colocam isso muito em prática.
Seus clientes têm uma conexão forte com a natureza, isso os representa como pessoas. A marca atraiu esse público exatamente porque foi construída com base nessas crenças.
A Patagonia tem uma personalidade de espírito ativista que promove aventura, exploração, autodescoberta, e claro, o respeito ao meio ambiente.
- Identidade da marca: conscientizadora
- Linguagem: libertadora
- Tom de voz: entusiasta
- Características: corajosa e aventureira
- Motivação: descobrir/explorar
- Medo: confinamento
Lego
Lego é uma marca “old school” e que nos leva aos tempos antes das telas (tem um apelo nostálgico). De todos os exemplos de personalidade de marca listados, a Lego pode orgulhosamente afirmar ser uma das marcas mais amados do mundo.
Nascida e construída com base na imaginação, a Lego é uma marca que abre um mundo de fantasia, criatividade e diversão pra todo mundo (não importa a idade).
É uma marca tradicionalista criada em 1923 e mesmo não tendo prejuízo, ela começou a se “perder” em 1988 quando se desconectou da sua cultura. Hoje em dia a Lego tá por dentro de temas que são culturalmente relevantes (de super-heróis, filmes, etc) e sempre mantendo uma dose generosa de humor – isso fez com que a marca rejuvenescesse e fosse vista como criativa, imaginativa, original e amante da diversão.
- Identidade da marca: elementar
- Linguagem: jovial
- Tom de voz: amoroso
- Características: criativa e imaginativa
- Motivação: fantasia
- Medo: realidade
[Assista também] Arquétipos de marca: o que são e como aplicar no seu negócio!
Esperamos que este post te inspire a desenvolver a sua personalidade! Agora nos conta aí, qual dessas marcas tu te identifica mais? 👇