Se eu te perguntasse: “o que é a sua marca?”, qual das opções abaixo você responderia:
a) O logotipo e a paleta de cores da empresa
b) O slogan e cartão de visitas
c) Como as pessoas pensam e sentem a meu respeito
E aí, o que me diz? 🤔
Buenas, se tu respondeu letra “C” todo meu amor pra ti e mais um zilhão de corações! Pois é isso: sua marca é muito mais do que sua aparência! São os pensamentos e SENTIMENTOS das pessoas sobre você.
Mas essa confusão sobre o que de fato é branding acaba deixando as pessoas meio perdidas. Por isso, hoje eu quero que te ajudar a desmistificar esse conceito e te ajudar a entender de uma vez por todas o que é Branding. Bora?
O que é Branding
O branding é um conjunto de estratégias e práticas e coerentes que ajudam a construir a percepção das pessoas sobre uma marca, tornando- a mais forte e mais valiosa.
Ou seja, gosto de definir o branding como ter clareza de quem você é, o que você faz e por que isso é importante, tanto em sua própria mente quanto na de seu público. Por meio da marca, você direciona ativamente como deseja que as pessoas pensem e sintam a seu respeito.
Sua marca cria uma “estrutura” em torno de seu negócio que orienta tudo o que você faz, desde sua política de RH até a escolha de um local. Ao encontrar você de todas essas maneiras diferentes, as pessoas (inconscientemente) constroem um arquivo de associações de sua marca.
Branding te ajuda a escolher
Branding é escolher. Você não pode ser tudo para todos, então o que você deseja colocar em destaque? Você precisa orientar ativamente o que as pessoas sentem sobre você.
Você não pode controlar isso totalmente, mas se você não definir como deseja ser visto, os outros irão ter a imagem da tua marca como bem entenderem.
Aqui é sobre saber se posicionar, entende? Dica: aqui temos um vídeo pra quem saber mais sobre posicionamento de marca!
Branding ajuda seu público a escolher
Ao criar reconhecimento e permitir que as pessoas retirem nomes de seus arquivos mentais, as marcas ajudam as pessoas a fazer escolhas. Desenvolver uma estratégia de marca significa não deixar as coisas ao acaso, mas ter um plano sobre quem você deseja engajar e o que você deseja que eles pensem e sintam sobre você.
É a base das marcas fortes (aquelas que são desejadas)
Se uma marca é forte, não é só uma questão de gosto. Uma marca forte tem qualidades mensuráveis. Isto é:
- Reconhecidamente diferente de outros no mesmo campo (e além);
- Relevante para seu público;
- Direcional, fornece um foco para o futuro;
- Realista e confiável;
- Coerente em tudo o que é, onde e quando você experimentar.
Cada ponto de contato com o público é uma oportunidade: ou você se mistura com a multidão ou cria uma experiência memorável. Nossos cérebros dão espaço EXTRA para experiências únicas e as faz se destacar em nossas memórias.
Quando o seu público tem experiências ÚNICAS com você – não importa o quão grande ou pequena – elas se somam para deixar uma impressão. Nasce uma marca!
Saiba a diferença entre marcas fortes e marcas fracas!
Pense desta forma:
Como pessoa, seu comportamento molda a forma como as pessoas o veem! Claro, sua aparência (ou seja, sua identidade visual) influencia como as pessoas o veem.
Mas seus comportamentos, como eles se sentem perto de você e sobre que tipo coisas você fala também são importantes! Eles revelam quem você é abaixo da superfície… o que, afinal, é mais importante!
O que o Branding envolve:
- Quem você é (seu núcleo de marca)
- O que você diz (seu conteúdo)
- Como você fala (seu tom/voz)
- Onde você diz (suas plataformas e participações especiais)
- Qual a sua aparência (sua identidade visual)
- Como é se envolver com você (seu público e experiências do cliente)
- Como você trata as pessoas e se comporta (sua cultura)
Ser intencional nessas coisas ajuda a construir a marca que você deseja.
E é assim que você constrói um negócio que AMA!
Para refletir…
“Marca é o conjunto de tudo o que você entrega para o cliente. No começo de uma startup, sem dinheiro, você vai vender um produto. Esse produto tem de ser bom, o customer service tem de ser ótimo e a entrega deve ser a melhor do mercado. São elementos que criam uma marca, sem, necessariamente, exigir o investimento que as pessoas pensam quando falam de mídia e marketing.” – Lodovico Brioschi, co-founder da Amaro
Essa fala do Lodovico é boa porque desmistifica um dos primeiros pensamentos que as empresas que estão começando costumam ter sobre branding: o de que, sem grana, não rola.
Grandes marcas são o que são pq desde o início se preocuparam com a estratégia de Branding delas. Ninguém nasce ryca, grande e forte, ok?
Branding para iniciantes: por onde começar a cuidar da sua marca
E aí, ficou claro agora? Nos conta aí nos comentários qual foi seu primeiro contato com esse mundão maravilhoso de gestão de marcas chamado Branding.
Se quiser saber ainda mais sobre o tema, se inscreve nos aulões gratuitos que rolam toda quarta-feira, 20h, sobre Branding!