Pensa no seguinte cenário: teu consumidor entra no Instagram e é bombardeado de empresas do mesmo nicho que tu. Como que vc faz pra que ele te escolha ao invés dos outros? 🧐
✨ É aí que entra a autoridade de marca como um dos fatores decisivos, as pessoas querem consumir e engajar com quem elas confiam, tendeu? Então, se tu não dedicou ou não dedica tempo pra desenvolver a sua autoridade enquanto marca, pode estar perdendo receita, tráfego, parcerias, visibilidade e tudo mais.
MAAAS, não te preocupa se tu não sabe como construir essa autoridade pq nós vamos te ajudar com isso neste post!
O que é autoridade de marca?
Seu posicionamento depende, necessariamente, de sua conexão com os clientes. A gestão adequada da marca eleva seu crescimento, a fim de se diferenciar e valorizar perante a concorrência. E é aí que entra a autoridade de marca.
Nada mais é do que o modo como os consumidores, parceiros e o público em geral percebem uma empresa. Que, no caso, o objetivo é ser percebido como um especialista no seu nicho, né? Isso vai te dar mais facilidade de expandir seus negócios.
A autoridade da marca consiste essencialmente em ser percebido como um especialista, um provedor de serviços de qualidade e uma empresa que pode ser confiável para cumprir sua promessa.
É um esforço que exige compromisso, tempo e etapas que devem ser executadas. A boa notícia é que alcançar o nível de especialista aos olhos do público não está fora de seu controle.
E por mais que seja algo que todo mundo se esforça pra alcançar, não é algo que uma empresa possa conferir a si mesma – mesmo que uns se classifiquem como o top 1 do mercado sem qualquer pesquisa no mercado ou validação de clientes.
#1: deixe o mundo saber que você existe
Seguinte povo: ter um negócio é muito mais do que ter uma loja, um estabelecimento ou um site com uma página de vendas e carrinho de compras que tem seu design e seus produtos.
Acredite em mim, ninguém tá apenas dibobs ali no google te procurando, não é só pq tu tem uma página de produtos bonitinha ali que teu dinheiro vai simplesmente entrar e voilá (isso até pode acontecer, mas a tendência é as pessoas optarem por comprar de quem elas já têm uma certa familiaridade).
Ou seja, tu vai ter que fazer algum trabalho pra ser conhecido. Tua primeira linha de “defesa” é o bom e velho boca a boca, se tu tá começando teu negócio atualize teus amigos e família sobre isso (eles podem conhecer alguém que precisa dos seus serviços).
Sua segunda linha de defesa são as redes sociais – elas são tua introdução ao mundo desconhecido.
Tarefinha rápida aqui: acessa teu Instagram, olha tua biografia e me responde se ela diz CLARAMENTE quem vc é e o que vc faz. As pessoas não tem como saber automaticamente que vc é um lojista, um fotógrafo ou um designer né? É teu trabalho deixar isso claro!
Sua terceira linha de defesa são seus clientes anteriores – um depoimento poderoso pode ser maravilhoso pro teu negócio. Não se esqueça de pedir pros seus clientes um depoimento sobre o tempo que vcs trabalharam juntos 🙂
Tarefinha: pedir 3 depoimentos pros seus clientes e publicar no seu site e redes sociais.
#2: conheça bem seu público-alvo
Pra que tu seja autoridade e referência no teu nicho, tu precisa saber pra quem tu vai se posicionar, né? detalhe: nem todo mundo se encaixa no teu público-alvo. Nem todo mundo precisa ou quer teus serviços e tu não tem que tentar vender pra todos, e tá tuuuudo bem!
Regra nº 1: Saiba para quem você está vendendo e POR QUÊ
Certifique-se de estar focado em quem é seu público-alvo. Conheça sua história, cultura, etnia, dor, lutas, hobbies e até mesmo redes sociais favoritas.
É seu trabalho resolver um problema ESPECÍFICO em suas vidas. E é seu trabalho descobrir qual é esse problema ESPECÍFICO. Você vai ter que fazer algumas pesquisas e fazer algumas perguntas. Mas faz parte do jogo!
Seja específico sobre quem é o seu público, por exemplo, se você é um corretor de imóveis, qual é a sua especialidade? Você é especialista em condomínios de luxo? Então é assim que você deve se apresentar, o agente imobiliário de condomínio de luxo.
Se for esse o caso, então sua estratégia de marketing será voltada para indivíduos que desejam viver um certo estilo de vida luxuoso. Tendeu?
[Leia também] Buyer persona: como definir seu cliente ideal
#3: “prestenção” em como vc fala sobre si mesmo e dos outros
Uma das maneiras mais fáceis de construir sua autoridade é estar ciente de como vc fala de si mesmo, dos outros e como vc dá conselhos. Mesmo que vc esteja começando agora, é importante transmitir confiança – falar com confiança faz com que as outras pessoas tb confiem em vc.
Seja um recurso que fornece informações úteis. Você sabe mais do que pensa que sabe (de verdade). Não se venda pouco. Responda a perguntas, ofereça ajuda, responda a todos os comentários – mesmo os ruins.
Responder a comentários ruins ou reclamações de clientes com uma resposta amigável e útil é uma oportunidade fantástica de mostrar seu profissionalismo.
Elevar sua autoridade anda de mãos dadas com a construção de uma reputação positiva para si mesmo.
#4: crie conteúdo poderoso
O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de estabelecer a reputação da marca 🙂 Porém, tu tem que falar do teu nicho, ok? Tu já conhece teu cliente ideal, então tu pode produzir conteúdo pra ajudá-lo a encontrar uma solução pros problemas e dores que ele tem.
Evite conteúdo generalista, já tem muitooo site que trabalha com isso e vc quer ser visto como autoridade no NICHO, tcherto? Então se tu deseja se destacar e aparecer como um especialista, vá em direção de um conteúdo mais poderoso e de nicho que seu cliente precisa para aliviar a dor.
E aqui uma coisinha importante se não ficou claro: ofereça conteúdo poderoso gratuito. Sério vejo muita gente entregando migalhas só pq é gratuito e acha que tá certo, como que vai ser autoridade assim? Como que as pessoas vão querer dar o rico dinheirinho dela depois?
Estabelecer sua experiência ajuda sua marca a se associar facilmente ao seu nicho.
Pirâmide do conteúdo
A base da pirâmide: saia da selva da mesmice!
Se sua empresa produz conteúdo às cegas, conteúdo genérico, sem personalidade, você é apenas mais um perfil sem graça perdido nas webs.
Confie em mim: existem milhares de empresas que mantém seus blogs atualizados, enviam newsletters, gravam vídeos, fazem posts no instagram e produzem conteúdo sem nenhum direcionamento estratégico, isso é realmente comum.
Se vc tá apenas produzindo conteúdo sem saber exatamente com quem falar, que pauta abordar e quando abordar um determinado assunto, você está competindo, sem foco, com centenas de outras marcas espalhadas por aí.
Indo nesta direção é melhor desacelerar seu investimento em conteúdo, se educar e planejar de maneira estruturada, como começar sua atuação.
Evangelização: o caminho para se tornar referência
As empresas que começam a enxergar uma estratégia bem planejada de conteúdo, começam evangelizando o mercado e trabalhando para atrair seu público alvo e criar uma presença digital consistente.
Dicionário: evangelizar o mercado é sobre ações realizadas por empresas que trabalham sua base de contatos usando uma filosofia e uma mensagem que cativam o público. Assim, essas pessoas passam a fazer uma divulgação boca a boca, voluntária e espontânea, somente por acreditar na marca e defendê-la.
Elas tem clareza de quem são suas personas e quais os papéis do conteúdo na sua estratégia comercial.
Não se deixa abater se tá tendo pouco engajamento, pode ser que seu assunto ainda é desconhecido, não ta passando uma mensagem tão clara, enfim, mas não desiste! É sobre persistência e consistência, ok?
Assim você começa a cativar sua audiência e pode direcioná-la para que eles deixem de ser apenas visitantes e se tornem seguidores fiéis e engajados, oh cozalindaa.
[Veja também] 4 motivos pelos quais sua mensagem de marca não tá funcionando
Autoridade: o topo da pirâmide
Aaah essa é uma posição almejada e dificilmente alcançada. Muitas marcas conseguem criar autoridade e se tornar referência em sua área de atuação. Lembre-se, uma autoridade não tem visitantes, tem seguidores (de verdade).
A transição entre o evangelizador e a autoridade é gradual e leva tempo. O importante é que quanto mais as pessoas reconheçam sua marca como autoridade em seu assunto, mais propensas elas estarão a confiar na sua marca e se tornarem seus clientes.
#5: “se cola” em uns podcasts
Já falei aqui, mas não custa repetir: construir autoridade de marca é essencialmente sobre como os outros te percebem. Se tu quiser que mais dos seus clientes ideais saibam sobre vc e o que vc faz, vc tem que ter uma campanha de divulgação de marca bem estruturada.
Uma dica é vc mapear e entrar em contato com hosts de podcast em seu nicho e perguntar se vc poderia estar no programa. Claro que essa é uma tática que exige mão na massa e só vai funcionar se vc fizer uma boa pesquisa com antecedência – não vai sair se inscrevendo pra todos os podcasts que existe.
Passe algum tempo e ouça pelo menos um episódio, conheça o apresentador, veja a quantidade de episódios que ele já lançou, confira os convidados anteriores e os tópicos abordados.
Pense no que você pode trazer para o programa que seja valioso para o público e certifique-se de incluir isso na hora que for “se colar”.
Você também pode lançar seu próprio podcast
Vc não está mais apenas vendendo, mas está se tornando um educador, um facilitador que ajuda seu cliente-alvo a aprender como ele pode resolver seus problemas.
Você também está dando ao seu público um novo elemento para a identidade da sua marca: sua voz real, que pode ajudá-los a se conectar com você em um nível humano, em vez de um tipo de comunicação fria entre empresas e consumidores.
Você pode falar sobre como você faz o que faz e convidar seus clientes a discutir sobre seus problemas e como eles encontraram uma solução, ou convidar outros profissionais para falar sobre vários outros problemas que seu cliente-alvo pode ter.
Antes de embarcar, certifique-se de saber para onde está indo com seu podcast. Elabore o plano de conteúdo para sua primeira temporada e grave alguns episódios antes mesmo de promovê-lo ou lançá-lo. Bele?
#6: guest blogging
Antes de tudo deixa eu te explicar o termo, guest blogging é quando vc vai escrever pra um blog de outra pessoa como convidado.
A ideia é a mesma do item anterior, mas como eu sempre digo: tem vezes que um formato de conteúdo vai funcionar melhor pra um público e nicho do que outro, então se podcast não é a vibe da tua persona, talvez o blog possa ser.
Então a dica aqui é vc mapear blogs relevantes pro seu público-alvo e procurar uma oportunidade de escrever como convidado.
#7: lance um curso
Pode soar assustador aqui pra quem nunca cogitou isso, maaas, muitas vezes construir autoridade de marca tá associado à atualização de função de implementador pra educador.
Escrever e lançar um curso é uma ótima maneira de se tornar um especialista, se diferenciar dos concorrentes, atrair membros da equipe e até mesmo conseguir clientes em potencial para o seu negócio.
Seu curso pode ser gratuito ou pago, você decide, mas no final das contas, lançar seu próprio curso vai lhe dar a imagem de um especialista. No entanto, certifique-se de que seu curso seja valioso. Você não quer que seu público se sinta decepcionado. ok?
#8: realize lives e treinamentos
Essa é uma ótima maneira não apenas de estabelecer autoridade de marca, mas de realmente se conectar com seus clientes ideais, de se conectar com eles em um nível mais profundo, algo que é difícil de alcançar quando se usa apenas texto.
Dê um passo adiante e faça alguns webinars ou treinamentos ao vivo, para que você possa realmente interagir com seu público e fazer conexões pessoais (ó nós aqui se conectando com vcs).
#9: crie um relacionamento sincero com o seu público
Um bom relacionamento com o público é fundamental para que consiga alcançar autoridade no seu nicho. A maneira como o seu publico a vê, vai dizer muito do seu trabalho. Tente criar uma relação de empatia e confiança. Tudo se resume a essas duas palavras.
Seja autentica! Mostre interesse em aproximar-se do seu público, interagindo e conversando com ele. Deixe que as pessoas se identifiquem com a sua maneira de ser.
Não seja apenas a pessoa que produz conteúdo, mas sim a pessoa que cria uma relação de amizade com o seu público. Isso atrai imenso as pessoas e ajuda a fidelizar muitas delas.
A principal forma de ganhar autoridade: conquiste-a!
Posicionar-se como autoridade em seu nicho tem muito a ver com se expor e permitir que o mundo saiba quem você é.
Não espere por oportunidades – você precisa criar oportunidades para você mesmo.
Acima de tudo, mantenha sua cabeça erguida, apresente-se com profissionalismo e as pessoas pensarão que você apenas esbanja confiança (mesmo que você ainda não a sinta totalmente!).
2 respostas em “Autoridade de marca: como construir a sua e ser referência no nicho”
Muito bom seu conteúdo, venho acompanhando há um tempo já e tem somado bastante, ainda mais especificamente nessa questão de branding!
ai que coisa boa, André! Fico bem feliz em poder contribuir de alguma maneira com os conteúdos :))