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O que é Brand Equity e o que significa para pequenos negócios

Talvez vc já tenha se deparado com o termo “brand equity” e não teve certeza do que isso significa exatamente e se é algo com o que vc deveria se preocupar… 😰

✨ Bueeenas, se esse é o teu caso, deixa a gente tentar esclarecer um cadin do que tá por trás desse termo dasgringa aí. Brand equity pode ser definido como o impacto positivo ou negativo que surge como resultado da percepção que as pessoas têm do seu negócio (sua marca).

Essa descrição é um pouco seca, enton resolvemos fazer este post bem completo pra que vc entenda o que é isso e o que quer dizer para pequenos negócios. Bora? Então continua a leitura aqui desse post!

Brand Equity? Que é isso?

Basicamente, brand equity é o valor da sua marca. A percepção positiva que as pessoas têm da sua marca agrega muito valor ao seu negócio. Por outro lado, uma percepção negativa tira valor.

Entooon, a expressão brand equity pode ser traduzida de forma simples como valor de marca, pois é exatamente isso que representa.

O valor da marca é como a Coca-Cola pode cobrar mais por seu produto, em comparação com outras marcas genéricas. Não é que a cola deles seja necessariamente melhor. Eles são capazes de cobrar preços mais altos por causa da força de sua marca.

Da mesma forma, o poder da marca Starbucks é como eles conseguem fazer com que seus clientes forneçam marketing gratuito com lindas fotos do Instagram de seus cafés. Tendeu?

Medindo o valor da marca

Tudo que você faz como negócio vai ter um efeito na sua marca (lembrando que marca e negócio não são a mesma coisa, ok?), É por isso que, se você atualmente possui um bom valor de marca, seria importante manter uma forte consistência.

Algumas coisas que você pode analisar para medir o valor da marca da sua empresa incluem:

  • a fidelidade de seus clientes – você tem compradores recorrentes? Seus clientes provavelmente escolherão sua marca ao invés da concorrência?
  • familiaridade – quão bem as pessoas conhecem sua marca e o que ela representa? Isso está ligado à visibilidade da sua marca. Quão ativas são suas campanhas de marketing e quão engajado você está com seu público-alvo.
  • a percepção de qualidade – não necessariamente a qualidade real de seus produtos/serviços (embora isso certamente desempenhe um papel importante), mas como seus clientes se sentem em relação ao padrão de qualidade que estão recebendo de sua empresa. Você quer que seus clientes sintam que o nível de qualidade que estão recebendo é pelo menos tão bom quanto o que você está realmente entregando. Se eles acharem que algo parece mais barato do que realmente é, isso terá um impacto negativo!

Brand equity para pequenos negócios

Agora, como proprietário de uma pequena empresa, você não possui exatamente algo parecido com Coca-Cola ou Starbucks. Mas isso não significa que o valor da marca também não seja importante para você. Grandes empresas conhecem o poder de construir uma marca positiva e os benefícios que elas recebem com isso – e você também deveria saber!

[Veja também] Estratégias de branding para pequenos negócios

Você pode estar pensando: “Sim, tudo bem gurias, mas não tenho como competir com as grandes marcas. Não tenho orçamento para chegar a milhões. Não consigo criar reconhecimento global da minha marca.”

Isso tudo pode ser verdade – e é assim que o valor da marca é diferente para pequenas empresas, em comparação com as grandes.

É menos sobre mercados de massa e mais sobre conexões íntimas. O valor da marca para uma pequena empresa não vem de um alcance enorme; é determinado pela força do alcance que você tem.

Ou seja, é sobre conhecer seu público!

[Leia também] Buyer persona: como definir seu cliente ideal

O que você precisa focar é o quão poderosa é a sua mensagem para o seu nicho. Está tudo nos relacionamentos que você constrói com seus clientes ideais.

Algumas maneiras de te ajudar a estabelecer um valor de marca incluem coisas como:

  • entregando conteúdo de alta qualidade
  • construindo uma base de clientes engajados
  • ter uma identidade de marca consistente que seu público reconheça
  • ter uma abordagem personalizada para o atendimento ao cliente

Insights finais

Ao assumir o controle ativo de sua marca e do impacto que ela tem em seus negócios, você pode se destacar e ficar à frente de sua concorrência (que é algo que todos nós temos, não importa quão grande ou pequeno seja nosso negócio).

Investir no brand equity é de vital importância para transformar um negócio comum em uma potência de mercado. Se planejar bem e fazer bom uso do marketing são coisas que a sua empresa precisa para abrir o pote de ouro que só as grandes marcas conseguem alcançar.

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