Marcas com posicionamento e valores bem definidos têm muito mais chances de cativar consumidores, fideliza-los e torná-los defensores da sua empresa, independentemente do tamanho que ela tem.
Sem um posicionamento de marca bem definido, elas podem até chamar a atenção, só que muito provavelmente não ficarão na memória.
Buenas, neste post vamos entender um pouquinho melhor como funciona o posicionamento na prática com um exemplo fictício pra te ajudar 🙂 Bora? Então continue a leitura aqui comigo!
Primeiro: posicionamento é escolha e estratégia
O que você tem que ter em mente é que posicionamento é escolha. Ou seja, você não pode ser tudo para todos. Você não vai encontrar definições prontas de posicionamento em uma prateleira pra que você pegue e copie pra tua marca. É um exercício interno, é algo TEU!
Resumidamente, o posicionamento é o modo como você quer que a sua marca seja reconhecida pelos seus clientes. O espaço que vc ocupa na mente e no coração do cliente!
Saiba que só porque você não pensou estrategicamente sobre o posicionamento de sua marca, não significa que você não tenha um.
Cada marca se posiciona em seu espaço, seja ele estratégico e bem pensado, ou por acaso. As pessoas experimentam sua marca e a percebem de uma determinada maneira. Quando você é estratégico e pensa sobre o posicionamento de sua marca no mercado, pode influenciar de maneira cuidadosa como deseja que sua marca seja percebida.
O posicionamento é uma etapa FUNDAAAAMENTAL (assim exagerado mesmo) de um trabalho bem feito de branding 🙂
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Brandon’s Barbershop x Salão da Ju
Pra ilustrar, quero que vocês analisem os dois empreendimentos abaixo e pensem qual deles tem um posicionamento definido e faz o branding de modo estratégico:
Ambos estão localizados na rua principal de uma pequena cidade e oferecem os mesmos serviços. De ponta a ponta, essas duas empresas são concorrentes.
A principal diferença está no branding (e, consequentemente, no modo em que a marca se posiciona).
Brandon investiu tempo e recursos para direcionar sua marca para onde ele queria. Ju não se preocupa com sua marca porque ela acha que não tem uma.
Uma empresa com posicionamento claro
Brandon decidiu logo no início que queria que a barbearia dele fosse mais do que um lugar onde as pessoas cortam o cabelo. É uma comunidade, um local social, onde as pessoas se conhecem e se preocupam umas com as outras. Então, ele está vendendo mais do que um bom corte de cabelo, ele está vendendo uma EXPERIÊNCIA.
Brandon é muito seletivo na contratação de pessoas, pois todos têm que combinar com a marca – tem que estar alinhados com a cultura e valores que guiam o negócio. Todos os seus funcionários são incrivelmente amigáveis, investem em seus clientes e se preocupam em oferecer a melhor experiência.
O interior da barbearia do Brandon foi decorado com o cliente em mente. Brandon investiu em cadeiras confortáveis, iluminação e decoração convidativas, e sempre há música no fundo – combinando com a essência da marca e do cliente. Seus clientes saem de lá mais relaxados e felizes do que quando entram!
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Uma empresa sem Branding é uma empresa perdida em como se posicionar
Um pouco mais adiante na mesma rua, Ju comprou a ideia de que branding é apenas para as grandes empresas. Ela nunca considerou investir nisso, porque ela não acha que verá retorno. Ju vende cortes de cabelo, nada mais.
A equipe não sabe nomear todos os clientes, apenas os realmente fiéis. Mas se as pessoas estão felizes com um bom corte de cabelo, ela acha que elas voltarão.
O Salão da Ju é limpo. Alguns trabalhadores são melhores do que outros, mas todos eles fazem o trabalho, então ela está feliz com isso. Não há nada realmente coerente na decoração, mas na cabeça dela as pessoas não vão a um salão pela decoração, e sim pelo serviço. Ela toma suas decisões de compra com base nas negociações mais econômicas. Seus clientes conseguem um novo corte de cabelo e ela obtém um lucro.
É importante observar que a abordagem de Ju não está errada, se ela não se importa com sua marca. Isso não significa que ela não permanecerá no negócio ou não terá lucro. Mas como a barbearia de Brandon fica bem no final da rua, o Salão da Ju pode perder clientes para ele. Isso porque Brandon posicionou melhor sua marca.
Os efeitos do posicionamento de marca
Ter uma boa marca aumenta as chances de seus clientes se tornarem defensores da marca. Ambas as empresas oferecem o mesmo serviço, com um nível de qualidade semelhante. O fator diferente será como seus clientes se sentem em relação a isso.
Digamos que um cliente tenha visitado os dois lugares. Um amigo dele quer cortar o cabelo.
O cliente começará a compilar em sua cabeça uma lista de todos os lugares em que cortou o cabelo. Os negócios de Brandon e Ju estarão nessa lista.
Mas à medida que os lugares começam a se organizar em sua mente, a loja de Brandon vai saltar para o topo da lista.
Quando ele foi lá, cortou o cabelo, mas também gostou muito do tempo que passou lá. Ele não sabia o porquê, mas algo sobre aquele lugar ficou gravado em sua mente. É o primeiro lugar para o qual ele dá uma indicação.
O poder do branding e de um posicionamento eficaz
A loja de Brandon substituiu a de seu concorrente por causa de sua marca. Se Ju não quer perder clientes para ele, ela deve começar a pensar sobre o que a torna a melhor escolha entre os salões. Pode ser que ela cobre menos, então ela pode atrair pessoas com orçamento limitado.
Ela vai conseguir os clientes que não podem pagar os serviços de Brandon, ou que não se importam com a experiência de uma barbearia e querem apenas um corte de cabelo decente.
Ou ela poderia mudar a marca do Salão.
Exemplo, ela viu que seus concorrentes não oferecem serviços de spa, e muitos dos clientes que ela atende também vão para spas.
Então, ela poderia posicionar seu salão como um espaço para pessoas que querem ser “mimadas”
Investir em sua marca permitirá que Ju controle a percepção de seu salão. Ela pode fazer um marketing melhor para as pessoas que estariam interessadas.
No final, isso é realmente econômico, porque ela não gastará dinheiro com clientes que se encaixariam melhor na loja de Brandon. Ela também terá mais probabilidade de transformar seus clientes em defensores da marca, que é melhor maneira de promover uma empresa.
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Não esqueça:
POSICIONE-SE, não tenha medo de se posicionar, não fique em cima do muro. Tenha em mente que posicionamento é escolha! Então se pergunte: pelo que você quer ser reconhecido? Você não pode ser tudo para todos, ok?