Nesse post nós vamos:
✨ te apresentar em detalhes os 12 principais arquétipos de marca;
✨ te falar das estratégias de branding de cada um deles
✨ te ajudar a POSICIONAR sua marca com o poder dos arquétipos.
É conteúdo pra caraaaaamba, então bora continuar a leitura deste post 🙂
Um contextin pra começar
As empresas muitas vezes se envolvem em um processo analítico e criativo para desenvolver ou revisar o posicionamento de sua marca. Um dos riscos que elas podem encontrar, no entanto, é embarcar no desenvolvimento de posicionamento que carece de uma base estratégica forte o suficiente.
Enfim, vamos lá. Hoje eu quero introduzir pra vocês uma abordagem maravilhosa sobre como pensar o posicionamento da marca (empregando um modelo de “Arquétipo da Marca”, que ajuda a definir o espaço no qual as marcas devem atuar, fornecendo direcionamento estratégico)
[Leia também] Guia completo do arquétipo de marca: tudo que você precisa saber
Vamos só deixar claro pra quem não sabe: posicionamento é o modo como você quer que a sua marca seja reconhecida pelos seus clientes. O espaço que vc ocupa na mente e no coração do cliente!
Você não vai encontrar definições prontas de posicionamento em uma prateleira pra que você pegue e copie pra tua marca. É um exercício interno, é algo TEU!
- Marcas com posicionamento e valores bem definidos têm muito mais chances de cativar consumidores, fidelizá-los e torná-los defensores da sua empresa, independentemente do tamanho que ela tem.
- Marcas bem posicionadas são aquelas cujos benefícios e características são naturalmente evidentes e, frequentemente, reafirmados.
Reputação não é só para os grandes!
Olhando para esta imagem, fico emocionada em mergulhar o mais fundo que posso, porque fica interessante a partir de agora.
A imagem nos dá uma visão dos doze arquétipos que podemos explorar e descobrir onde nossa marca se posiciona. Por sua vez, podemos encontrar a voz da nossa marca e seu caminho a seguir.
Tá Laura, me confundi aqui, quem é o arquétipo? Meu cliente ou minha marca?
Como os arquétipos representam todas as personalidades, eles são tanto seu cliente quanto sua marca. O truque é identificar a personalidade do seu cliente e alinhar sua marca com o arquétipo que mais atrairia o desejo de seu cliente (eles costumam ser os mesmos, mas nem sempre) e que tb transmita muito bem seu núcleo.
Por exemplo; seu público pode ser “O Cara Comum”, mas você deseja que sua marca apele para “O explorador” dentro deles. Nesse caso, sua marca deve estar mais alinhada com o Arquétipo “O Explorador” e usar personalidade e comunicação para evocar o desejo de explorar.
Os arquétipos da marca não se limitam a espelhar a personalidade do seu público
Trata-se de identificar o desejo que você deseja que sua marca evoque e usar esse desejo para definir sua personalidade.
Os arquétipos da marca falam sobre as principais motivações do seu cliente, que muitas vezes são carregadas de emoção.
O criador
É autêntico e inovador ao mesmo tempo. Temos exemplos como Apple e Adobe. Eles não só estão de acordo com os padrões do produto que criam, mas também inventam algo novo de vez em quando para manter a fidelidade de seus clientes intacta e fornecer a eles algo em que gostariam de investir. Eles resolvem problemas e comprovam sua visão de criatividade e liberdade.
Estratégia de Branding do Criador
Você deve celebrar o processo criativo enquanto inspira a autoexpressão. Marcas que fornecem os meios ou ferramentas para se expressar criativamente com liberdade de escolha estariam bem posicionadas com o Arquétipo do Criador. Sua comunicação deve despertar o desejo pelo processo criativo e inspirar seus clientes a expressar sua natureza da melhor maneira possível. As marcas criadoras alavancam a imaginação de seu público e seu desejo de criar e inovar.
Como você descobre se sua marca pertence ao Criador? Se faça algumas perguntas:
- A sua marca constrói um produto que nunca existiu antes?
- A sua marca é a favor de experimentar regularmente?
- A sua marca é muito ambiciosa para o mercado atual?
- A sua marca gosta de novas ideias e acredita na sua implementação?
O bobo da corte
É a vida da festa e uma fonte ininterrupta de gargalhadas. Você fará qualquer coisa para rir, mesmo que seja às suas custas, porque você acha que a vida é muito mais doce quando você está rindo dela. Seu público adora como você os ajuda a viver o momento com senso de humor. Por exemplo, Netflix, Doritos e muitos mais.
Os bobos fazem a vida parecer simples e divertida. Sua abordagem para criar e vender coisas na forma de uma piada é digna de aplauso.
Estratégia de Branding do Bobo
Independentemente do arquétipo e da personalidade, todos gostam de rir e, desde que o contexto e o momento sejam certos, a personalidade do Bobo pode ser um ponto de diferenciação memorável amoroso.
Como o Arquétipo do Bobo da Corte, sua marca deve destacar o lado alegre e positivo da vida com um espírito lúdico e divertido. Marcas que conseguem se conectar com seu público por meio da alegria e do riso podem se tornar marcas muito apreciadas.
Da mesma forma, para o Bobo, você precisa fazer perguntas relevantes porque às vezes haverá sobreposição e você precisará de especificidade.
- A sua marca tá sempre cheia de energia, cores vibrantes e se divertindo muito?
- Sua marca e se produto são divertidos o suficiente pra entreter e agregar valor ao mesmo tempo (mas, principalmente, não se concentram na resolução de problemas)?
- As pessoas pensam na sua marca quando ouvem as palavras divertido, brincalhão, comédia, provocativo ou despreocupado?
O sábio
O Sábio fala sobre sabedoria e verdade. Com todo o conhecimento, você precisa fornecer inteligência e soluções. Você prefere analisar padrões, números e dados para encontrar soluções e não é mesquinho com essas soluções. Você adora estudar e entender como o universo funciona e compartilhar o que aprendeu com outras pessoas.
Se você sentir que a espiritualidade está fluindo para fora de uma marca, você pode adivinhar que é o Sábio. Marcas como Google e Harvard se encaixam bem aqui.
Estratégia de Branding do Sábio
Para apelar a um sábio, você precisa prestar homenagem à inteligência dele enquanto se comunica. Vocabulário de nível superior com significado filosófico ou em camadas será reconhecido e apreciado, enquanto mensagens simplificadas não. Eles esperam informações factuais e bem pesquisadas, que devem ser estanques para evitar desafios.
Se pergunte:
- Fornece as informações mais autênticas?
- Você é o especialista em sua categoria?
- Você acredita em discussões abertas e está pronto para ser flexível?
O inocente
O inocente define ser seguro e positivo em seu melhor. Você pode identificar o forro de prata em qualquer situação e ter um talento especial para ver a beleza natural das coisas. Seu público adora sua vibração despreocupada e ensolarada e adora ver o mundo através de seus óculos cor de rosa.
Coca-Cola é um exemplo perfeito aqui.
Estratégia de Branding do Inocente
Para apelar a um inocente, você precisa ganhar sua confiança com uma comunicação simples, honesta e, o mais importante, positiva. A comunicação negativa ou baseada na culpa é totalmente desligada. Eles precisam associar sua marca à segurança e sentirão uma conexão quando sua beleza interior for reconhecida.
Se sua marca pode ser classificada como Inocente, pergunte:
- Você é otimista o suficiente para ter esperança e acreditar no longo prazo?
- Você vê o que é bom até mesmo no que é ruim e ainda assim encontra motivação para resolver?
- Você é confiável, feliz e confiante?
O amante
O Amante é completamente emocional, apaixonado e todas as coisas lindas. E não apenas de uma forma romântica. Você prospera em relacionamentos e se sente atraído por pessoas e coisas atraentes física e emocionalmente. Você faz seu público se sentir seguro o suficiente para explorar seus desejos internos e perseguir destemidamente o que incendeia suas almas.
Muitas marcas podem ser consideradas aqui, incluindo Lindt, Chanel, Victoria’s Secret, Dior, etc.
Estratégia de Branding do Amante
Para atrair um Amante, você precisa fazê-lo se sentir atraente ou despertar seus desejos apaixonados de conexão e intimidade. Por causa de sua atração pelo prazer sensorial, a comunicação e as mensagens devem usar linguagem e tom sensuais. As imagens e o tom de voz são especialmente importantes para o arquétipo do Amante.
Todas as marcas amantes têm uma visão profunda de por que o amor é importante. ❤
Como verificar se sua marca é o amante:
- A sua marca é apaixonante, sensual e amorosa?
- Você é esteticamente agradável?
- Você acredita em harmonia e ambientes positivos?
O herói
O herói, antes de mais nada, é um idealista. Eles buscam perfeição, atenção aos detalhes e coragem. Simplificando, se sua marca promete qualidade com confiança e autoconfiança, sua marca é um herói, literal e figurativamente.
Seu público é constantemente inspirado por você e respeita profundamente como você lidera pelo exemplo ao desafiá-los e capacitá-los a mostrar coragem diante do medo. Alguém pensou na Nike aí?
Estratégia de Branding do Herói
Para apelar a um herói, você deve inspirá-lo e fazê-lo sentir-se com poder para ter sucesso e conquistar. Eles se veem como cidadãos íntegros e o inimigo do agressor e defendem o que é certo.
Os heróis desejam alcançar suas ambições e marcas que possam reconhecer essas ambições e encorajar o desafio de se conectar com eles. Um herói quer ser inspirado pela possibilidade de alcançar e pela gratificação que vem com isso.
Pergunte-se:
- A sua marca ativa a determinação do potencial cliente?
- Gosta de desafios e de propor desafios também?
- Apela para a auto-confiança?
- Tem um tom motivacional e determinado?
O fora-da-lei
Em seguida, vem o fora-da-lei (ou rebelde). Três palavras que ajudarão a definir sua marca aqui são ultrajante, chocante e perturbadora. Se sua marca quer mudar o jogo e desafiar os outros sem medo, ela é uma rebelde.
Eles não são convencionais e asseguram uma insurgência completa, em todos os sentidos. Os exemplos incluem Vans, Harley Davidson, MTV, Snickers e muito mais. Os rebeldes são alucinantes. Eles ensinam o verdadeiro significado da vida.
Estratégia de Branding do Fora-da-Lei
Para apelar a um fora-da-lei, você precisa primeiro provar a ele que vê o mundo como ele o vê. Status Quo e Conformidade são o inimigo comum e mostrar desdém por qualquer um deles ajudará muito a ressoar. Encorajar, facilitar ou capacitar a revolução, por outro lado, fará de você um membro instantâneo da família (ou gangue).
A comunicação formal deve ser evitada e sua linguagem e tom devem ser misturados com coragem e atitude.
Pergunte-se:
- Você acredita que regras existem para serem quebradas?
- Sua marca não costuma se importar com o que os outros pensam?
- Você não tem medo de correr riscos, compartilhar opiniões impopulares ou se inclinar para o que o torna controverso?
A pessoa comum
Acredita na praticidade, realismo e honestidade. Não é incomum tornar-se amigo instantâneo de novas pessoas que você conhece, porque você tem uma maneira de fazer com que as pessoas se sintam confortáveis e compreendidas. Suas maneiras trabalhadoras e humildes são uma lufada de ar fresco para o seu público, que é energizado pela forma como você é honesto. Havaianas e Levis se encaixam aqui.
Estratégia de Branding da Pessoa Comum
Para atrair um cara comum, você precisa fazer com que ele tenha um sentimento de pertencimento. Marcas que giram em torno de atividades cotidianas podem usar esse arquétipo com a mensagem de que não há problema em ser normal.
A comunicação formal deve ser evitada e sua linguagem e tom devem ser misturados com coragem e atitude. As marcas da vida familiar ou doméstica se encaixam perfeitamente nesse arquétipo, enquanto o posicionamento elitista ou a mensagem do tipo “nós somos melhores” seriam um desinteresse. Apelar para um cara comum requer uma comunicação honesta, humilde, amigável e realista que não exclui.
Pergunte-se:
- A sua marca é voltada para as pessoas e tem empatia?
- A sua marca acredita primeiro na honestidade com uma abordagem humilde?
- As pessoas se sentem pertencentes à sua marca?
Essas marcas são como amigos com quem talvez não tenhamos contato, mas sabemos o que estão fazendo. 😉
O mago
Você é um viciado em transformação que nunca se cansa de aprender sobre o mundo e sobre você mesmo. Você é tão sábio e intuitivo que alguns pensam que você tem poderes sobrenaturais. Seu público depende de cada palavra sua porque sabe que você está sempre na vanguarda e vai ajudá-lo a se tornar a melhor versão de si mesmo. Alôô Disney?
Estratégia de Branding do Mago
O arquétipo do Mago raramente se ajusta a uma buyer persona, mas apela a diferentes personas com sua capacidade de transformação. Marcas que fornecem um produto ou serviço que leva seus clientes em uma jornada de transformação (Perdido para descobrir, Insegurança para segurança, Desgastado para atualizado), podem muito bem considerar o Arquétipo do Mago como a personalidade para se conectar com seu público.
Pergunte-se:
- A sua marca tem um impacto profundo nos seus clientes?
- A sua marca torna a resolução de problemas divertida?
- A sua marca dá a cada imaginação um motivo para enlouquecer?
Bingo! Você é um mago. As marcas do Mago são as que você deve olhar quando fizerem campanhas de comunicação. Eles não apenas pensam fora da caixa, mas trazem a caixa na sua frente e lhe dão o inesperado.
O explorador
Você é viciado em aventura e não se cansa de viajar pelo mundo e vivenciar tudo o que ele tem a oferecer. Você não se preocupa com convenções ou conformidade com as normas sociais, mas se orgulha de ter a mente aberta e aceitar as diferenças das pessoas.
Estratégia de Branding do Explorador
Para atrair um explorador, você precisa desafiá-lo. Desafiar os limites da vida moderna também permitirá que você entre em ressonância com eles rapidamente. Você deve promover o ar livre e o desconhecido como a terra do livre e desafiá-los a explorá-la, com sua marca, é claro. A sociedade moderna é o inimigo comum em que vivem muitos exploradores. Uma posição contra tais conformidades pode percorrer um longo caminho para ressoar com o explorador e evocar seus desejos.
Como a palavra descreve, o explorador adora aventura e realização.
- A sua marca é inquieta, mas independente e automotivada?
- A sua marca redefine a liberdade e tem orgulho de ser uma desajustada?
- A sua marca é ambiciosa e tem capacidade para conter a inovação?
A maioria de nós adora viajar e descobrir novas coisas e pessoas. Quando uma marca faz isso como uma pessoa, as pessoas adoram esperar o que virão a seguir.
O governante
Você é um líder e influenciador nato. Você não se desculpa pela vida opulenta que vive, pelas conexões que você tem na lista ou pela confiança inabalável que cativa outros líderes em dificuldades.
Seu público admira seu gosto impecável e grande raciocínio e vê em você o padrão de excelência a que aspiram. Exemplos incluem Louis Vuitton, Mercedez-Benz, Rolex, etc
Estratégia de Branding do Governante
Para apelar a um governante, você deve reafirmar seu senso de poder, controle e respeito. Os governantes desejam sentir uma sensação de superioridade. Que fazem parte de um V.I.P. exclusivo clube. Apelar para as massas não chamará a atenção dos governantes e provavelmente os desligará. As marcas governantes devem fornecer a seus clientes a reafirmação de que estão no topo da escada do sucesso e fazem parte de um clube exclusivo.
Todos nós buscamos um modelo de vida e, se sua marca define liderança, é isso.
- A sua marca é poderosa em todos os sentidos possíveis?
- A sua marca mostra autoridade e acredita em criar ordem a partir da bagunça?
- A sua marca é um líder nato, construindo e carregando um legado?
O cuidador
Por último, mas não menos importante, e algo em que acredito fortemente – cuidado. O Cuidador adora servir as pessoas, cuidar delas e educá-las. Eles são gentis e nunca prejudiciais.
Seu público se sente mais seguro sabendo que você está zelando por ele, e é por isso que sua confiança e admiração são tão profundas.
Estratégia de Branding do Cuidador
O arquétipo do cuidador é perfeito para marcas que ajudam quem precisa. As pessoas que essas marcas ajudam são frequentemente vulneráveis e sensíveis e exigem um toque suave. Uma abordagem calorosa, atenciosa, generosa e maternal oferece uma sensação de segurança que atenderá às suas necessidades.
O objetivo das marcas cuidador é fazer com que seus clientes se sintam seguros, protegidos e cuidados.
- Sua marca significa empatia, apoio e altruísmo?
- A sua marca mantém as emoções em primeiro lugar e da maneira certa?
- A sua marca é generosa e exibe ações para proteger as pessoas?
Você está quase lá. O cuidador sempre será humilde o suficiente. Eles não acreditam em se exibir, mas em realmente fazer as coisas. Eles são amigos e família ao mesmo tempo. 🙂
Para ficar ainda mais claro, vamos visualizar assim:
Arquétipo da marca é xadrez, não damas… Uma estratégia de diferenciação é a chave! O seu setor frequentemente terá uma personalidade típica que o seu público esperaria. O setor de saúde seria o cuidador como um exemplo.
Embora a diferenciação seja a chave para uma marca estratégica da área de saúde, como um fora da lei ou um bobo, não funcionaria bem, certo?
É aqui que entra a mistura arquetípica. Você precisa de um arquétipo central que represente no mínimo 70% da personalidade de sua marca (do menos, sua personalidade será confusa e você terá dificuldade para se conectar com seu público por meio da familiaridade).
[Leia também] 10 exemplos de personalidade de marca para te inspirar
Os outros 30% são o arquétipo do seu influenciador, que é usado na diferenciação. Mas não deixe esses 30% queimarem um buraco no seu bolso. Use-o quando for necessário e gaste-o com sabedoria.
Seu arquétipo central pode precisar estar alinhado com o arquétipo do seu setor. Nesse caso, você precisa ser criativo com os 30% restantes.
Se você puder ir contra a corrente de seu setor com seu arquétipo central (por exemplo, se você não for um cuidador no setor de saúde, etc.), você terá a oportunidade de fazer barulho real em seu setor.
Lembre-se, você quer diferenciar sua marca, não se misturar. Se você for apenas pular em um bando de flamingos com penas rosa, então não poderemos ver você, certo?
Enquanto a maioria de seus concorrentes foca apenas em recursos, benefícios funcionais e preços, usando arquétipos de marca você pode competir em um nível mais instintivo e profundo e diferenciar sua marca das outras por meio da emoção. Tendeu?
Depois de se familiarizar com os arquétipos descritos nesse post, você dará os passos necessários para ver seu negócio, sua marca, sua categoria e sua empresa através dessa nova lente. Esse processo certamente vai clarear e iluminar o caminho pra que você projete o futuro da sua marca.
Os cinco passos que são mais críticos na descoberta da identidade arquetípica de uma marca estão resumidos aqui:
Passo 1: busque a alma da marca
- Quem a criou e por quê?
- O que estava acontecendo na cultura como um todo na época em que a marca foi criada?
- Como a marca se posicionou no início?
- Qual foi a melhor ou mais memorável comunicação já criada para a marca?
- Como os consumidores vêm se relacionando com a marca ao longo dos anos?
- Como eles se relacionam hoje com a marca?
- Qual é o fator dentro da essência que faz a marca se destacar da concorrência?
Passo 2: substância da marca
- O papel da marca é funcional ou ele expressa algum valor para seus usuários?
- O uso da marca é ocasional ou rotineiro?
- A tendência dos consumidores é usar exclusivamente a marca (ou ter como marca dominante) ou a marca faz parte de um leque de marcas que os consumidores acham igualmente aceitável?
- Qual o nível de fidelidade dos consumidores à marca?
Passo 3: encontre a alavancagem competitiva
- Alguma marca que você conhece entrou sem querer em terrritório arquetípico? Se sim, quais arquétipos? Algumas outras marcas se relacionaram mais claramente com um arquétipo ideal?
- Como seus concorrentes utilizam e comunicam seus próprios arquétipos? Quais os principais traços de personalidade deles?
- Em qual nível seus concorrentes estão expressando o arquétipo? Existe alguma oportunidade de passar para um nível mais profundo, mais relevante ou mais diferenciado?
Passo 4: conheça seu consumidor
Considerar o estágio da vida em que estão seus clientes é um bom ponto de partida para você examinar a relação deles com o arquétipo que você tá pensando em utilizar (e obviamente você vai se aprofundar muito mais em entender o seu consumidor, né).
Oito estágios do ser humano por Erik Erickson
- Confiança x Desconfiança: até 2 anos
- Autonomia x Vergonha e Dúvida: entre 2–3 anos
- Iniciativa x Culpa: entre 4–5 anos
- Diligência x Inferioridade: entre 6–11 anos.
- Identidade x Confusão de Identidade: entre 12 – 18 anos.
- Intimidade x Isolamento: entre 19—40 anos.
- Generatividade x Estagnação: entre 40—60 anos.
- Integridade x Desespero: entre 60 anos e resto da vida.
[Veja também] Buyer persona: como definir seu cliente IDEAL
Bora pra ação
#1. Defina seu arquétipo (ou uma combinação deles) – agora você sabe a quem precisa apelar. Adapte-o conforme necessário, colocando a emoção no centro de sua comunicação, no contexto de um estilo de vida ambicioso (a emoção impulsiona a decisão de compra).
#2. Faça um brainstorm sobre como colocar sua marca no contexto dos desejos e necessidades da persona. Considere cuidadosamente as imagens, vídeos e conteúdos que podem ser usados.
#3. Reflita os valores que seus clientes prezam e aos quais aspiram. A simbologia de sua marca deve evoluir as emoções vinculadas a esses valores.
#4. Crie uma história de origem para sua marca usando a personalidade para se conectar com o público desejado.
Escolher um arquétipo adequado a sua marca e ao seu público-alvo é o primeiro passo para o sucesso na comunicação corporativa e, consequentemente, nas vendas. Produtos e serviços bem alinhados emocionalmente são inconscientemente reconhecidos pelos clientes, ativando os gatilhos certos para o consumo.
Além disso, um relacionamento mais próximo é criado quando a empresa consegue estabelecer conexões mentais mais profundas com as pessoas, aliando um arquétipo dominante a outros dois ou três complementares para formar uma identidade de marca forte e impactante.
2 respostas em “Passo a passo para um posicionamento de alto nível com arquétipos”
muito legal e um ótimo texto. Parabéns!1
Parabéns , conteúdo incrível!