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Como a Netflix pode nos dar uma grande lição de Branding

A Netflix é há muito tempo o maior peixe no lago do mundão de serviços de streaming. Mas, à medida que outras empresas entram no mercado, muitos consumidores se perguntam se isso significa o fim da Netflix.

Buenas, não é o caso. Mesmo depois do lançamento de seu maior concorrente (Disney +), a Netflix ainda está registrando altos números de ações e não sofreu um grande golpe como previsto.

Entonn, continue a leitura pra entender melhor o que tá por trás da estratégia de Branding da Netflix e como a marcar faz pra se manter evoluindo sem perder sua essência.

Primeiro, por que a Netflix ainda é relevante?

O segredo do sucesso é que a Netflix tem um histórico de adaptação de produtos e serviços. Isso permitiu que navegassem não apenas pela introdução de concorrentes de alta qualidade, mas por outros fatores substanciais, como avanços tecnológicos, a mudança na estrutura do entretenimento e quedas econômicas.

E essa capacidade de evoluir com o mercado os levou a ficar à frente da curva novamente, mesmo com novos concorrentes ameaçando o reinado da Netflix.

Reconhecer o que atrai os consumidores é fundamental

No início da Netflix, eles faziam a curadoria de conteúdo produzido por outros estúdios e redes. Mas, à medida que os estúdios e as redes perceberam que poderiam ganhar dinheiro controlando seus próprios filmes e séries, a Netflix esteve no centro dessa guerra de streaming. A maior ameaça veio quando a NBC anunciou que não iria renovar seu contrato com a Netflix e retomar seus programas, The Office e Parks and Rec, a fim de colocá-los em sua própria plataforma de streaming, Peacock.

Para os consumidores e acionistas, isso representou o começo do fim. The Office e Parks and Rec foram os dois programas mais transmitidos da Netflix, então perdê-los parecia ser beeem grave.

E, além disso, outras plataformas estavam alcançando a Netflix em termos de interface de usuário e um catálogo de alta qualidade. Outras coisas também ameaçaram o serviço de streaming, como o Youtube se tornando um esteio na vida das pessoas e alterando o tipo de conteúdo que os consumidores gostam de ver.

Manter a relevância também

Então, a Netflix começou a se aventurar em maneiras alternativas para permanecer relevante. Tudo começou com a primeira série exclusiva criada pela Netflix, House of Cards. Devido ao sucesso que encontraram lá, eles começaram a explorar a viabilidade de produzir a maior parte do conteúdo que fornecem, em vez de depender muito do aluguel de conteúdo dos outros.

À medida que programas como Orange Is The New Black e Stranger Things se tornaram amplamente populares, esta se tornou a maneira clara como a Netflix poderia se manter na guerra de streaming.

Outras plataformas mais uma vez notaram o sucesso da Netflix e começaram a produzir seu próprio conteúdo exclusivo, mas isso não ameaçaria a Netflix da mesma forma que perder conteúdo. Isso porque a Netflix mudou sua posição de curadora de conteúdo para criadora de conteúdo. Enquanto eles continuarem produzindo o conteúdo de alta qualidade que têm, eles manterão os consumidores interessados.

Confira também: passo a passo para construir uma marca impossível de ser ignorada

A grande lição de Branding da Netflix

A Netflix tem uma lição para ensinar a outras marcas, não importa o tamanho ou o setor. Mudar pode ser uma coisa boa, mas apenas se for por um bom motivo. Ao construir uma marca, a consistência é fundamental. Você tem que estabelecer a promessa que oferece ao seu público.

Se você continuar mudando o que você faz ou o que oferece, os consumidores não sabem o que esperar. Isso os levará a outros negócios com mais estabilidade. Mas, como a Netflix provou, se a mudança em seu produto ou serviço for feita para atender às necessidades de seu público, você poderá manter o sucesso em um mercado superlotado.

Esteja sempre atento ao que o seu público precisa para estar à frente da concorrência!

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