Sabe quando você entra em seu restaurante favorito e o cheiro no ambiente o aguça a pedir logo a refeição? Ou quando você escuta uma música e viaja no tempo voltando a alguma lembrança? Cheiro de infância? O marketing sensorial está presente aí.
Muito mais que cores, texturas, aromas e sons: essa estratégia fideliza os consumidores com vivências inesquecíveis. 🖤
Nesse post te explicamos tudinho sobre essa estratégia que é uma das mais assertivas quando falamos em experiência do consumidor. Bora?
Mas vamos lá: o que é marketing sensorial afinal?
O Marketing Sensorial pode ser definido como um conjunto de estímulos que criam uma atmosfera multissensorial envolvendo os consumidores através das marcas e seus valores, a partir da forma como se comunicam, das características dos seus produtos ou até mesmo os detalhes inseridos nos pontos de venda.
Esse tipo de estratégia constrói uma atmosfera capaz de criar emoções estimuladas através dos sentidos e sensações que não concentram esforços apenas na experiência de compra, mas sim em uma forte interação com o intuito de criar lembranças agradáveis e diferenciadas das demais.
Por isso, é considerada uma ferramenta com o objetivo de fidelizar os consumidores através da apresentação de serviços por meio de experiências personalizadas.
São estratégias diferenciadas que compõem mais do que apenas as cores, aromas, sabores e sons, mas sim trazem ao cliente uma percepção singular, agregando valor e fazendo com que uma vivência inesquecível o estimule a repetir e propagar.
De alguns pontos de vista, a finalidade do Marketing Sensorial é promover, através dos estímulos explorados, satisfação, entusiasmo, encanto e atração.
O Marketing Sensorial nada mais é do que construção de experiência
Atrair e encantar o público por meio dos sentidos faz com que as percepções sejam construídas e mantidas no inconsciente do consumidor, influenciando no seu comportamento e na decisão de compra.
A estratégia ligada ao sensorial é um investimento na relação com quem consome seus produtos e serviços, além de garantir uma maior aceitação, cria uma ligação emocional, fortifica ideias e ressalta fatores além da necessidade e qualidade.
Dessa forma, garantir esse contexto multissensorial proporciona experiências memoráveis e, consequentemente, aumenta as vendas.
É interessante trabalhar cada elemento de forma que se torne um traço forte, e que, ao mesmo tempo, funcione muito bem quando integrado a outros, fazendo com que a marca entre em um novo nível de familiaridade. Nossos sentidos são estimulados com mensagens coerentes e positivas. Um sentido acaba por reforçar a percepção do outro, e isso vai criando uma imagem multissensorial em nossa mente.
É impressionante como as marcas conseguem se destacar em um mercado extremamente competitivo através do Marketing Sensorial, pois atraem facilmente os consumidores para o carro chefe das marcas, mas também para outros serviços e produtos.
Por isso, a experiência é considerada memorável quando apresenta uma sinergia entre os elementos envolvidos e quando adicionado aos sentidos, um ou mais, alcançam resultados surpreendentes vindos de um planejamento bem elaborado das estratégias.
Leia também: marketing de experiência: tudo sobre os 5 tipos que existem
A escolha do sentido a ser explorado não se limita à atuação da empresa
Uma loja de perfumes não precisa explorar apenas o olfato. A playlist que toca enquanto o cliente escolhe o que vai levar também é eficaz. A música pode ser associada a alguma lembrança boa, que seja decisiva para a compra.
Nesse sentido, a criação de uma marca sensorial é um processo complexo. Cada passo é planejado para que a marca não perca sua identidade, seus valores e consiga cumprir suas promessas de forma coerente.
Classificamos os estímulos sensoriais em dois tipos
O apelo sensorial tem o objetivo de incentivar o relacionamento entre os consumidores e as marcas. Provocando interesse, aumentando o comportamento impulsivo e fazendo com que as respostas emocionais se sobressaiam perante o pensamento racional do indivíduo.
Sendo assim, classifica os estímulos em dois tipos: os com marca e os sem marca. Um aroma ou um som, por exemplo, podem pertencer a diversos produtos. Porém, a combinação desses sentidos e a sinalização de uma marca ajuda a criar uma associação com um produto em específico. Assim, essa associação pode surgir espontaneamente na próxima vez que encontrar essa combinação.
Dessa forma, transformando uma experiência sem marca, em uma experiência com marca.
Um estímulo de marca não apenas motiva o comportamento impulsivo de compras, mas também conecta as emoções diretamente à marca. Alcançar um estímulo de marca é um dos aspectos mais difíceis de estabelecer em um relacionamento sensorial. Não é intuitivo, e leva tempo para formá-lo. Requer constante reforço entre a necessidade do consumidor e uma marca específica.
Benefícios do Marketing Sensorial
- Explora os produtos de maneira criativa;
- Atrai e fideliza os consumidores;
- Desenvolve uma identidade exclusiva e inovadora para a marca;
- Faz com que vínculos emocionais com os consumidores sejam criados;
- Estimula o desejo de compra de maneira implícita.
O objetivo final das estratégias sensoriais se traduz na construção de um vínculo forte, positivo e duradouro entre a marca e o consumidor, a fim de fazer com que o seu retorno seja frequente, mas também de fortificar a sua imagem ao ponto dos consumidores não darem importância às marcas concorrentes.
Resumindo…
O Marketing Sensorial é a compreensão e o conhecimento das marcas através das emoções e sensações, relacionado à cognição, emoção, aprendizagem, preferência, escolha ou avaliação do consumidor. A indústria da propaganda precisa inovar na comunicação, pois grande parte dos conteúdos aos quais somos expostos contam apenas com o uso de dois dos cinco sentidos, a visão e audição.
Dessa forma, as marcas necessitam acompanhar o consumidor que recebe um ritmo frenético de estímulos, apostando nas experiências e na imersão sensorial, garantindo uma lembrança de marca e grandes chances de fidelização.
Diante disso, essa é a estratégia mais eficaz e assertiva de criar um verdadeiro compromisso entre marca e consumidor, pois usa um longo período para construir uma relação de lealdade.
Porém, nem todas as iniciativas sensoriais serão necessariamente capazes de gerar esses altos níveis de lealdade, mas, se a marca mantém o apelo sensorial característico não imitado pelas marcas concorrentes, a lealdade dos consumidores se estabelecerá.
Agora nos conta aí nos comentários, você costuma usar essa estratégia no seu negócio? Ou acha que isso não é pra você?
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