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4 dicas para fortalecer a sua marca no Instagram

Tá, vocês já sabem que o Instagram é a rede social mais usada e acessada atualmente e que (pra quase todos negócios) se tua marca não tá ali, ela não vai ser lembrada, tcherto?

Mas com tantaaaas empresas e pessoas competindo por um espacinho na mente do público, você pode se perguntar:

como eu me destaco nessa rede? Como eu implemento minha estratégia de branding ali?

Então vamos lá:

Pra se destacar você precisa entender que o Instagram não é só postar algo qualquer e feito, sua marca tá presente ali. Tem que ter coerência e ter que estar vinculada com toda tua gestão de marca, ok?

Ter uma marca forte no Instagram pode te ajudar:

  • consolidar sua marca
  • fortalecer seu posicionamento
  • atrair seus seguidores ideais (que sejam potenciais clientes)
  • e muito mais!

Então, vamos direto ao ponto: nesse post separamos algumas maneiras de construir sua própria estratégia de marca no Instagram e, consequentemente, fortalecer sua marca!

Trabalhe na sua bio

Ok, você tem no máximo 150 caracteres na sua biografia do Instagram. Mas, parte de uma estratégia de marca matadora no Instagram é ter uma biografia atraente, vc precisa mostrar sua personalidade ali e também tem que deixar claro quem você é.

Exemplo de uma bio de um Instagram de viagem:

Nesse insta, por exemplo, as bandeiras representam cada local já visitado. Como a maior parte das pessoas que seguem esse tipo de perfil buscam relatos e experiências, isso auxilia na hora de convencê-los sobre o que tem a dizer a eles sobre os destinos. Tendeu?

Outras coisas que você pode incluir em sua biografia:

  • sua própria hashtag para encorajar as pessoas a usá-la
  • seu endereço se for o caso
  • seu horário de funcionamento
  • uma frase de chamariz (como “clique no link abaixo” referindo-se ao link do seu site

Indo além, usar os destaques como complemento é bem interessante. A gente tem que pensar em toda a página ali de início como sendo sua apresentação, sua foto tem que ser coerente, o nome tem te representar, os destaques tem que falar sobre você e o que você faz.

Então nessa parte inicial você tem que planejar bem e deixar tudo coerente e bonitin. Isso envolve:

  • sua foto de perfil
  • otimizar seu nome para pesquisa
  • adicionar seu site (ou o link que for importante estar ali, use bem pq é o único lugar que permite link no Instagram)

Escreva suas legendas na voz de sua marca

Desenvolver sua voz (a linguagem da sua marca, como vc se comunica e fala) exige trabalho, pq estamos falando sobre sua PERSONALIDADE – e isso é fundamental quando a gente fala de marcas forte.

Quando você descobrir como gosta de falar com seu público, sua marca ficará muito mais forte no Instagram. E essa personalidade, esse seu tom de voz, tem que tá presente nas suas legendas e posts, as pessoas precisam saber que é você que tá escrevendo e que tá ali por trás.

Aprender a escrever boas legendas para o Instagram requer prática, então, se você se sentir preso, tente ler algumas de suas contas favoritas para se inspirar e ver como elas criam suas legendas. Mas lembre-se:

depois que tu definir teu tom de voz e ter essa clareza, as coisas vão fluir muito mais naturalmente!

Crie um feed consistente

Um ponto fundamental quando falamos em Branding no Instagram é você é ter um feed que reflita a mensagem de sua marca.

Usar sua identidade visual, verbal, ter editorias definidas, enfim, tudo isso vai mostrar a sua marca.  Não adianta ter uma identidade bem definida na teoria e na prática sair usando qualquer fonte, qualquer cor, fotos de qualquer jeito. Use e abuse da SUA identidade no feed,

Presentinho bônus aqui. Clica nesse link e digita a senha “diadocastor” 😉 Aproveitando a brecha: te convido pros nossos aulões de quarta (são gratuitos e rolam toda quarta-feira, 20h), além de muuuito conteúdo, sempre liberamos presentes e bônus como esse aí. Então bora, se inscreve aqui!

Recomendamos que seja criada uma padronização visual para reforçar seu estilo e associá-lo à sua marca. A utilização de filtros com a cor primária da marca é uma opção, assim como a aplicação de bordas, rodapés ou, simplesmente, do logo.

O estilo da imagem também faz a diferença. Dessa forma, ao se deparar com uma publicação da sua marca em seu feed, o internauta tende a reconhecer logo nos primeiros instantes quem é o autor, potencializando sua visibilidade e relacionamento com a empresa.

Invista nos stories

Repleto de funcionalidades (enquetes, gifs, perguntas, marcações, efeitos, etc) o Stories é perfeito para a divulgação de conteúdo diversos, como fotos, vídeos e até textos.

E galeureee, sempre falo pra vcs que hj as pessoas buscam marcas humanizadas e que queiram se conectar com o público, né? Os stories são mara pra isso!

Resuminho amigo:

  • Renove sua biografia
  • Foto de perfil tem que ter boa qualidade
  • Otimize seu nome pra pesquisa (não me venham com @restaurantedamaria2393939)
  • Adicione seu site
  • Adicione seu email ou melhor forma de contato
  • Escreva legendas na voz da sua marca
  • Crie um feed consistente
  • Abuse dos stories

E claro, tudo é sobre sua imagem, posicionamento, persona e branding! Confere aqui um outro post nosso sobre Branding para iniciantes se quiser se aprofundar mais 🙂

E aí, nos conta nos comentários o que você já faz no seu Branding do Instagram e compartilha com a gente perfis que você admira!

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Ouki Experiências

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