Antes de te motivar a encontrar sua posição única de marca com os exemplos que separamos, vamos te dar uns minutinhos pra fazer uma reflexão dessa tarefa estratégica. Bele?
⠀
Seguinte, quando se trata de construir uma marca, uma das tarefas mais “críticas” é a de desenvolver a estratégia de posicionamento.
⠀
👉 Pensa aqui com a gente: todo o objetivo final do branding é mostrar ao seu público pq sua marca é a que eles devem escolher (ao invés dos seus concorrentes). Eu sei que raramente as pessoas vão te perguntar diretamente “por que devo escolher a tua marca e não as outras?”.
MAAAS é uma questão certamente feita no subconsciente do teu público antes de qualquer tomada de decisão de compra, tendeu?
⠀
Se tu não tem uma resposta clara e única pra eles, tu tá perdendo pros concorrentes que têm.
⠀
Entooon, neste post, te mostraremos como algumas das melhores marcas do mundo se posicionam! Bora?
Primeiro, o que é posicionamento de marca mesmo?
De acordo com o “Pai do Marketing”, Philip Kotler, o posicionamento da marca é:
O ato de projetar a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar de destaque na mente do mercado-alvo.
OU SEJA, sua estratégia de posicionamento tenta dizer ao seu público (e fazê-lo lembrar) por que ele deve escolher a sua marca em vez de seus concorrentes.
É muito simples, na verdade, se trata da mensagem e imagem que você quer passar ao seu público. Tendeu?
[Leia também] Passo a passo para criar um posicionamento de marca épico
#1. Apple
Com seu preço premium sem remorso, tecnologia inovadora e uma experiência de ponta a ponta que deixa seus clientes implorando por aquilo, a Apple sabe que eles são mais do que uma empresa que vende computadores e celulares.
A história de Steve Jobs e sua visão de uma marca que poderia ajudar o mundo agora é lendária e se encaixa, quase poeticamente, na posição na posição que ocupa.
Desde que a Apple encorajou seus clientes a “Pensar diferente”, eles se alinharam com a ideia de que aqueles que pensam diferente mudam o mundo. Ao adquirir produtos Apple, seus clientes se alinham com as características inovadoras, imaginativas e criativas que tanto estima.
A Apple é a rainha da tecnologia. E embora sua tecnologia tenha ajudado a mudar o mundo, é a força de sua posição de marca que deu liberdade de continuar a inovar por tanto tempo.
#2 Dollar Shave Club
Sem o benefício de um orçamento, uma agência de marketing ou mesmo um departamento de marketing, a Dollar Shave Club estabeleceu uma série de práticas de negócios e táticas de marketing e branding que alavancaram a marca.
A Gillete tava la “diboas” em sua posição elevada com 85% do mercado de lâminas de barbear quando a Dollar Shave Club apareceu e disse a um segmento de mercado frustrado o que eles já sabiam e precisavam ouvir.
Eles não precisavam pagar preços inflacionados por lâminas de barbear superdesenvolvidas apenas pra ter um barbear mais suave. Havia uma maneira melhor, mais barata e mais fácil.
Com uma estratégia de posicionamento simples (fornece lâminas de barbear de alta qualidade a um preço significativamente menor, enquanto aponto o dedo para seus rivais com humor seco e muita personalidade), a Dollar Shave Club pegou a Gillete despreparada e passou a roubar mais de 50% do mercado de barbeadores masculinos online antes que a Unilever se precipitasse com uma aquisição de 1 bilhão de dólares.
Sim, isso aí, “BILHÃO” com B maiúsculo mesmo.
[Veja também] Posicionamento de marca: o que é e para que serve?
#3. AirBnB
A ideia deles não é “alugar por curto prazo”, mas sim fazer com que o público se sinta pertencente a qualquer lugar que quiser. Uma das maneiras de fazer isso é elevando a conexão entre o convidado e o anfitrião e trazendo a humanidade dessas pessoas reais à tona por meio de suas histórias.
Óbvio que há muitas coisas envolvidas na estratégia dessa marca, desde sua identidade lúdica até suas mensagens simplistas, embora suas histórias tragam deem vida a um sentimento de pertencimento com o qual os hotéis simplesmente não podem competir (pelo menos ainda não conseguiram).
Então se você tá pensando em usar uma história como uma ferramenta dominante em sua estratégia de posicionamento, faça isso. Mas lembre-se que é sobre as pessoas, sobre o público, não sobre você.
Para refletir…
Cada vez mais existem empresas competindo por espaço no meio da multidão e pra ganhar um pedacinho do coração do cliente. Então, satisfazer um desejo ou necessidade é apenas o começo, mas neste cenário de mercado barulhento, certamente não é suficiente.
Somente quando você define uma diferença que fornece uma alternativa que o público considera valiosa, você tem a chance de atrair o público certo que valoriza o que você tem.
Caso contrário, você é apenas mais uma empresa que compõe os números e contribui para o crescente ruído do mercado.
Você está diferenciando sua marca? Você está se posicionando corretamente? Comente abaixo para compartilhar seus pensamentos e experiências.