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Como a Havaianas se transformou em Lovemark

Havaianas é uma marca queridinha dos brasileiros, sabe pq? Porque mantêm a mesma essência de representar a identidade do brasileiro desde sempre (mesmo se adaptando, evoluindo e ditando tendências ao longo dos anos). 🖤

Ter clareza dos valores que guiam a empresa e imprimir esses valores em TODOS modelos disponíveis, conteúdos e estratégias é um dos pontos chaves pra que a marca seja forte e relevante.

BUEEENAS, montamos esse post pra que vocês entendam o que faz com que a Havaianas seja uma lovemark (ou seja, uma marca amada e desejada). Continue a leitura e divirta-se com a inspiração!

Vamos entender algumas coisinhas antes…

  • Algumas marcas transcendem a relação mercadológica com os clientes e os transformam em fãs. Elas são verdadeiramente amadas. Nas redes sociais, são elogiadas e até pedidas em casamento (sério).
  • Elas representam um estilo de vida e seus valores se confundem com os dos consumidores. E é justamente por conquistarem essa relação real e envolvente com o público que elas se tornam lovemarks, sejam essas marcas jovens como o Nubank ou mega tradicionais como as Havaianas.
  • Nada de se restringir a benefícios materiais e racionais: o que diferencia uma lovemark é a capacidade de criar uma conexão emocional fora do comum com os consumidores.

E, no Brasil, uma das principais lovemarks reflete o estilo despojado e democrático do brasileiro há mais de 50 anos: Havaianas.

O começo como lovemark

A construção da Havaianas como lovemark tem início com o seu lançamento em 1962. Dois anos depois, elas já eram um fenômeno de venda. Representantes da marca andavam pelo Brasil em Kombis para vendê-las nos municípios mais interioranos. Em 1966, veio a confirmação da originalidade: as Havaianas eram patenteadas como os primeiros chinelos de dedo de borracha do mundo.

Em 1980, o Ministério da Fazenda do Brasil – sim, um órgão governamental – inseriu as Havaianas na lista de produtos fundamentais para a vida dos brasileiros.

Na década de 1990, a versatilidade ganhou destaque e a marca desenvolveu o modelo TOP, em diversas cores, abrindo o leque de opções e estilos aos brasileiros.

Seria possível listar outras dezenas de feitos da Havaianas na sua trajetória até se tornar uma lovemark, mas as proezas citadas anteriormente dão a dimensão da paixão que a marca despertou em quase seis décadas de existência.

Se todo mundo usa, eu também uso

Para todo brasileiro, a frase “todo mundo usa” é quase inconfundível. Ao ouvi-la, a imagem das sandálias mais populares do país vem à mente: as famosas Havaianas.

A preocupação com a criação de tendências e a preservação da identidade do brasileiro explica a trajetória de sucesso da marca.

“Se analisarmos o histórico de Havaianas, desde o momento em que invertemos a Havaianas Tradicional e lançamos a TOP na década de 1990, observando um movimento dos consumidores e mantendo a adequação de preço, até os dias de hoje, a essência e atenção são os mesmos. Nos preocupamos em atender nossos clientes da melhor forma, apresentando o que temos de melhor, introduzindo novidades, ditando tendências e mantendo a essência de Havaianas em representar o brasileiro. Entendemos que toda essa atenção, carinho e cuidado são pontos chave para o relacionamento entre marca e consumidor”, diz a diretora de marketing global da empresa, Fernanda Romano.

OU SEJA, a marca imprime seus valores em todos os modelos disponíveis aos consumidores, uma condição para que a conexão com os produtos seja, antes de tudo, afetiva.

[Leia também] Valores da marca na prática: como definir e comunicar os seus

O valor mais intrínseco de Havaianas é que essa é uma marca democrática: “todo mundo usa”

Ao entregar um portfólio de produtos que vai da sandália mais básica – a famosa Tradicional – até uma Crystal Collection, com Swarovski, passando pelas licenças, estampas, modelos e materiais novos; a marca reforça esse valor através do produto.

Mas nem só de produtos se faz uma lovemark. O relacionamento com o cliente deve ser permanentemente cuidadoso, o que exige a garantia de uma experiência única a cada contato com ele, da loja física às redes sociais.

Essa preocupação também tem lugar privilegiado nas estratégias da Havaianas.

Ao construir espaços gostosos de estar como as lojas conceito em São Paulo e Rio de Janeiro, buscar atender toda e qualquer solicitação de consumidores pela Internet com agilidade e simpatia e conversar com os fãs num tom divertido e próximo; reforçam esse valor com as experiências.

[Veja também] Brand experience: passo a passo para criar uma experiência de marca memorável

Insights

Embora tua marca externa (como logotipo, cores, tom de voz, etc) possam mudar ao longo da vida útil do teu negócio, os valores da sua marca devem ser constantes e atemporais (claro que tu pode revisitá-los, mas lembre-se que são teus guias).

Isso é parte do que os torna uma parte tão poderosa de seu negócio e por que são um importante bloco de base para sua marca. Defina-os cuidadosamente, considerando o que você deseja que sua empresa represente e trate-os como promessas.

Faça isso e você terá a certeza de fazer ótimas conexões com seus clientes ideais e desenvolver uma marca que realmente brilhe.

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