Vamos pra um pouco de história e contexto antes de tudo:
Pra quem não sabe, Coco Chanel nasceu em 1883 e agora, depois de muchoos anos, Chanel ainda é uma das marcas mais importantes do mundo da moda.
Uma marca reconhecível, forte, elegante e moderna. De chapéus de palha a vestidos de bainha pretos e ternos exclusivos, as criações de Coco Chanel foram absolutamente revolucionárias e marcaram a história da moda. 👒
Ela quebrou todas as regras e conseguiu capturar a beleza graças ao seu instinto e ideias. Coco Chanel entendeu o espírito daquela época e o revolucionou ao minar opiniões preconcebidas e tornar as mulheres livres, independentes e confiantes em sua maneira de se vestir.
👉 Nesse post a gente resolveu fazer uma análise do que essa mulher f*** nos ensina sobre branding de moda (que serve pra todo mundo que quer saber mais sobre branding em geral, ok?).
O logotipo
O logo da Chanel reflete a rigor o estilo que Coco sempre quis passar: simples, minimalista e elegante. O uso do preto e branco era absolutamente revolucionário naquela época e transmitia uma ideia de roupas de bom gosto e estilo. O logotipo é formado por duas letras “C” interligadas (que representam Coco Chanel, tendeu?) e opostas em um fundo branco. A fonte é sem serifa exatamente pra trazer essa ideia de ser simples e clean.
Esse logotipo com o duplo C foi criado em 1921, quando a fragrância CHANEL N ° 5 foi lançada, e foi desenhado pela própria Coco Chanel. Embora seu nome verdadeiro fosse Gabrielle, ela escolheu o duplo C graças ao apelido, “Coco”, que ela recebeu quando era mais novinha (no documentário que indicamos na legenda tem essa história do apelido).
O duplo C também era uma lembrança de quando ela era criança. Na antiga casa da família, seu bisavô Joseph Chanel gravava as iniciais do nome dele nos móveis que fazia, então ela se inspirou e levou isso pra marca também (alôô brand storytelling).
[Leia também] Brand Storytelling: os pilares das histórias que emocionam
Assim, a marca faz uma referência ao passado de Coco Chanel, e ajudou a se tornar mundialmente famosa e permanecer assim anos. Uma marca tão forte que se tornou uma inspiração para muitas outras marcas de moda, como Fendi, Gucci, etc.
Se vc buscar fotos de outras marcas desse período, vai ver que a Chanel já se destacava com sua identidade.
Chanel N°5
A fragrância Chanel N°5 apresenta uma embalagem que é perfeitamente consistente com o estilo de Coco Chanel. Ou seja, único e diferente de todos os outros. Na época (1921), os aromas eram bem exagerados e isso era transmitido nas embalagens com muitas cores e o estilo Art Noveau (arte nova) predominando.
Mas Coco eliminou os excessos e quis algo que representasse a personalidade dela e reforçasse o posicionamento que ela queria passar, então ela foi na linha de embalagens simples e minimalistas (assim como logotipo). A caixa do Chanel N°5 é uma forma retangular vertical com linhas pretas impressas nas bordas e apenas as palavras Chanel N ° 5 no centro.
[Leia também] Passo a passo para criar um posicionamento de marca épico
Storytelling
Coco Chanel nos ensina muito sobre conceitos como libertação, emancipação, feminismo, sabedoria, enfim, existem vários aspectos que fazem referência ao passado dela, desafios e vitórias. Todos esses detalhes formam sua história pessoal. Coco Chanel criou uma forma de ser mulher e ao longo dos anos, a sua marca desenvolveu-se em torno dela, da sua vida, dos seus valores e da sua forma de ser.
A marca Coco Chanel resume os valores de uma mulher independente, empoderada e emancipada com quem muitas mulheres desejam se identificar e aspirar a se parecer. Chanel incorpora valores de beleza e estilo inimitável.
Outras lições:
- encontre um nicho já existente e preencha a lacuna do mercado: Coco criou seu próprio estilo unissex e descontraído. Seus experimentos com as roupas de Arthur (o boy dela na época) se transformaram em roupas contemporâneas para mulheres.
- crie um desejo ardente em torno da sua marca: ela lançou seu perfume pulverizando-o em sua loja e criou um mistério em torno dele. Não era algo que você pudesse comprar na prateleira inicialmente, estava disponível apenas para algumas mulheres selecionadas. Ela até colocava pequenas garrafas em sacolas de senhoras ricas sem o nome. As mulheres começaram a implorar para ela deixá-las comprar seu perfume. Chanel nº 5 tornou-se um dos perfumes mais comprados do mundo.
- conheça seu público: depois de ter perdido a popularidade na França por causa da segunda guerra, ela decidiu ter como alvo as mulheres dos Estados Unido. Ela sentia que seu estilo ressoava mais com as mulheres americanas. Sua nova linha criou uma grande sensação nos States e ela se reestabeleceu como a estilista mais importante e criadora de tendências um ano após sua chegada.
[Veja também] Buyer persona: como definir seu cliente IDEAL
Dica extra: esses tempos vi um documentário com a história dela que indico muito pra quem quer ampliar o olhar sobre construção de marcas. É Coco antes de Chanel o nome. 😎