Categorias
Identidade de marca

Como desenvolver uma identidade de marca única e memorável

Você precisa de uma identidade forte, para que sua marca seja lembrada de forma positiva pelos clientes (e identidade não é só visual, ok? é sobre TODA a identidade que compõe a sua marca: visual, verbal, personalidade, etc).

A identidade é um ponto fundamental na construção de marcas fortes, e como cêisss já bem sabem: é uma marca forte que separa a Apple de outras empresas de eletrônicos, a Nike de outras empresas de artigos esportivos e a Disney de outras empresas de entretenimento.

Tá ok, mas como construo uma identidade forte? Fica aqui comigo que vou te explicar tudiin neste post!

Primeira coisa, o que é uma identidade de marca? 🤔

Uma identidade de marca é composta pelo que sua marca diz (verbal e visualmente), quais são seus valores e núcleo interno que guia sua marca, como você comunica seu produto/serviço e o que você deseja que as pessoas sintam ao interagir com ele e com sua marca como um todo.

Essencialmente, a identidade da sua marca vai traduzir a personalidade da sua empresa e a sua promessa aos seus clientes.

Como diz Jeff Bezos, “Branding é o que as pessoas falam sobre você quando você não está na sala”.

Veja também: Branding – o que é e por que é crucial para qualquer negócio!

Ou seja…

Seu produto deixa uma impressão em seus clientes muito depois de você ter feito a venda. A identidade da marca é o processo de moldar essa impressão.

Por que a identidade de marca é tão importante?

Purely Branded, uma marca “vive e evolui na mente e no coração” dos consumidores. Sua identidade, portanto, é fundamental para o futuro do negócio.

Obviamente sua marca é mais do que um logotipo, certo? Então tu precisa pensar como pode explorar os outros elementos da identidade da sua empresa para gerar uma conexão forte e autêntica com seu público.

Aqui estão os componentes de uma identidade de marca bem elaborada e por que é tão importante para você desenvolvê-los.

1) A “cara” da sua empresa

Para todos os efeitos, o logotipo da sua marca é a “cara” do seu negócio. Mas esse rosto deve fazer mais do que apenas parecer legal ou interessante – a contribuição de um logotipo para a identidade da marca também é associativa. Diz ao público que [esta imagem] significa [o nome da sua empresa].

Além do logo, é fundamental pensar em todos aspectos visuais que vão traduzir sua personalidade, como: imagens, cores, elementos, ícones, etc.

2) Credibilidade e confiança

Ter uma identidade de marca não apenas torna seu produto mais memorável; isso torna sua marca mais confiável no mercado. Uma marca que estabelece uma personalidade, e a mantém de forma consistente ao longo do tempo, desenvolve credibilidade entre seus concorrentes e confiança entre seus clientes.

Ou seja, vai MUITO além do que você vende, é sobre gerar conexões e construir relacionamentos – e claro, a confiança é a base, né?

3) Missão e propósito da sua empresa

Quando você cria uma identidade para sua marca, está dando a ela algo em que representar. Isso, por sua vez, dá um propósito à sua empresa. Todos nós sabemos que as empresas têm declarações de missão, certo?

Maaas, quem nos acompanha sabe que ter uma declaração apenas não basta (sempre falamos que discurso não sustenta). E a identidade vai ser um meio de traduzir esse seu núcleo interno, as coisas precisam estar conectadas e alinhadas.

4) Te gera novos clientes e encanta os existentes

Uma identidade de marca – com rosto, voz, confiança, crenças e missão – atrai pessoas que concordam com o que sua marca tem a oferecer.

Mas, uma vez que essas pessoas se tornam clientes, a mesma identidade de marca lhes dá um sentimento de pertencimento. Um bom produto gera clientes, mas uma boa marca gera defensores.

Se você quer que sua empresa se torne uma marca conhecida e amada, vai ter um pouco de trabalho. As etapas a seguir te ajudarão a construir uma identidade de marca. São etapas simples; implementá-las, no entanto, é outra história (maas um bom castor coloca a mão na massa, estamos corretas?)

Como criar uma identidade de marca

  • Pesquise seu público, sua proposta de valor e concorrência.
  • Desenhe o logotipo e todos seus aspectos visuais.
  • Integre a linguagem que você pode usar para conectar, anunciar e incorporar tanto online quanto offline.
  • Saiba o que evitar.
  • Monitore sua marca para manter sua identidade.

Pesquise seu público, proposta de valor e concorrência

o primeiro passo para criar uma identidade de marca é concluir a pesquisa de mercado. Você deve esclarecer e compreender essas cinco coisas:

Público

Não é nenhum segredo que pessoas diferentes desejam coisas diferentes. Você não pode (normalmente) direcionar um produto a um pré-adolescente da mesma forma que direcionaria um produto a um adulto workaholic. Aprender o que seu público deseja de uma empresa em seu setor é vital para criar uma marca que as pessoas vão adorar.

Proposta de valor e competição

O que torna sua empresa única em seu setor? O que você pode oferecer a seus consumidores que outros não podem? Saber a diferença entre você e sua concorrência é fundamental para o desenvolvimento de uma marca de sucesso. Ficar de olho em seus concorrentes também irá ensiná-lo sobre quais técnicas de branding funcionam bem e quais não.

Missão e propósito

Você sabe o que sua empresa oferece, mas certifique-se de ter uma declaração de missão clara e direta que descreva sua visão e objetivos. Conheça o propósito do seu negócio – você não pode criar uma personalidade para um negócio a menos que saiba do que se trata e mais do que isso: o por quê ele existe, o que te move.

Personalidade

Características humanas criam marcas mais humanas, reais e mais fortes. Pense nos adjetivos que melhor representam a sua marca, dê vida a eles. Tenha uma personalidade clara e bem definida (assim como você tem sendo uma pessoa). Realmente gostamos de recomendar que você pensa na sua marca como se ela fosse um ser humano: quem ela seria?

Você é uma empresa confiante e muito atrevida, como a Nike? Ou você é sofisticado e profissional, como a Givenchy? De qualquer forma, certifique-se de desenvolver sua marca como uma forma de representar sua empresa.

Pesquisar pode ser trabalhoso, mas quanto mais você souber sobre seu negócio, mais forte será a identidade de sua marca. Lembre-se: uma marca forte é baseada em MUUUUITA mão na massa, não tem como não ser.

Análise SWOT (ou FOFA no bom e velho português)

Finalmente, completar uma análise SWOT pode ser benéfico para entender melhor sua marca. Isso vai te ajudar encontrar as características que você deseja retratar na marca. SWOT significa:

  • Pontos fortes: características positivas do seu negócio que proporcionam uma vantagem sobre a concorrência.
  • Pontos Fracos: Características que se mostram uma desvantagem para o seu negócio.
  • Oportunidades: Mudanças e tendências em seu setor que oferecem oportunidades para seus negócios.
  • Ameaças: Elementos do meio ambiente ou da indústria que podem causar problemas para o seu negócio.

Desenhe o logotipo e todos seus aspectos visuais

Depois de conhecer sua empresa por dentro e por fora, é hora de dar cara à sua marca. Aqui está o que você precisa saber:

Logotipo

Embora o logotipo não seja a totalidade da identidade da marca, é um elemento vital no processo de branding – é a parte mais reconhecível de sua marca (então “purfa” não menospreze, não faça de qualquer jeito).

Está em tudo, desde seu site até seus cartões de visita e seus anúncios online. Com seu logotipo em todos esses elementos, sua marca deve ser tão coesa quanto este exemplo:

Cores e tipografias

Criar uma paleta de cores é uma forma de aprimorar sua identidade. Ela oferece variedade para que você possa criar designs exclusivos para o seu negócio, mantendo-se fiel à identidade da marca. Além disso, ser estratégico na escolha das cores vai te dar um diferencial 🙂 pense na psicologia das cores aqui, escolha as que melhor representam as emoções que você quer gerar nos seus clientes e que melhor traduzem sua personalidade.

A tipografia também pode ser uma faca de dois gumes se não for utilizada corretamente. Embora o design do tipo “misture e combine” tenha se tornado uma tendência, isso não significa que misturar um punhado de fontes seja necessariamente uma boa ideia para o seu negócio (isso vale também pros elementos visuais).

Em seu logotipo, em seu site e em quaisquer documentos que sua empresa crie (impressos e digitais), deve haver uso consistente de tipografia. Se você der uma olhada no site da Nike e em seus anúncios, verá que ele mantém a mesma fonte e estilo em todos os aspectos do negócio.

Templates

Você provavelmente envia e-mails, faz posts nas redes sociais, cria capas para vídeos, enfiiim. A criação de templates (mesmo para um detalhe tão minucioso quanto assinaturas de e-mail) dará à sua empresa uma aparência mais unificada, confiável e profissional. O canva é ótimo para criar esses modelos, aproveite as ferramentas que você tem disponíveis (não tem mais desculpa pra falta de coerência hein).

Consistência

Como já mencionado em quase todas as etapas (não consigo enfatizar o suficiente), consistência é o que pode fazer ou quebrar a identidade de uma marca. Use os modelos mencionados acima e siga as opções de design que você decidiu para sua marca em todas as áreas de seu negócio para criar uma identidade de marca harmoniosa. A linguagem que você vai usar também tem que ser consistente, então pense nos termos que você usa, emojis, gírias, etc.

Flexibilidade

Sim, consistência é crucial – mas permanecer flexível em uma sociedade que está sempre mudando (a gente precisa se adaptar). A flexibilidade permite ajustes em campanhas publicitárias, slogans e até mesmo alguma modernização em sua identidade geral de marca para que você possa manter continuamente o interesse de seu público. O segredo é manter todas as alterações feitas consistentes em toda a sua marca – sempre seguindo sua essência e o que for importante pra você.

Documente

Uma das maneiras mais eficazes de garantir que uma empresa cumpra suas “regras” de branding é criar um conjunto de diretrizes de marca que documente tudo o que você deve e não deve fazer. Esta é uma forma de capacitar as pessoas a construir ativos de marca e compartilhar sua marca, mantendo-se em conformidade com a marca.

Integre a linguagem que você pode usar para conectar, anunciar e incorporar tanto online quanto offline

Agora que você estabeleceu sua marca dentro de sua empresa e deu todos os passos necessários para desenvolvê-la, você está pronto para integrá-la em sua comunidade.

E uma das maneiras mais bem-sucedidas de fazer isso é fornecer conteúdo de qualidade para sua marca. E claro: tuuudo tem que ser coerente, pois TODOS pontos de contato que seu cliente tem contigo moldam sua marca. É o seu vendedor, a sua loja, o seu departamento de marketing; é a sua história e cada conteúdo que publica reflete, e define sua marca. Ótimo conteúdo, ótima marca. Conteúdo chato, marca chata.

Linguagem

Use uma linguagem que corresponda à personalidade de sua marca. Se a identidade da sua marca for sofisticada, use uma linguagem profissional; se sua marca é descontraída, seja mais coloquial. A linguagem que você escolher para usar como marca será integrada em todo o negócio, por isso é importante que você crie cuidadosamente seu tom para combinar com a personalidade de sua marca.

Leia também: Como desenvolver uma voz de marca que conecta e vende

Conexão e emoção

As pessoas adoram histórias. Mais precisamente, as pessoas amam histórias que as movem (emocionalmente e para a ação). Uma identidade de marca forte pode estabelecer uma conexão emocional com os consumidores, o que pode ser uma base sólida para a construção de um relacionamento duradouro com a marca.

Saiba o que evitar

Você pode seguir todas as etapas para criar uma identidade de marca forte, mas se for culpado de qualquer uma das práticas a seguir, sua marca pode falhar.

Não passe uma mensagem confusa aos clientes

Saiba o que você quer dizer e use a linguagem e os recursos visuais apropriados para dizê-lo. Só porque faz sentido para você, não significa que fará sentido para seus clientes.

Não copie seus concorrentes

Sua concorrência pode ter uma marca exemplar e, como você está vendendo os mesmos produtos ou serviços, talvez queira fazer o que sabe que funciona – não faça. Leve o que eles fazem em consideração e dê seu próprio toque a isso para que sua empresa se destaque ainda mais no seu setor.

Cada um tem uma marca, um negócio, uma essência e uma personalidade ÚNICA. Se você ficar copiando, pq o cliente vai te escolher se pode escolher teu concorrente? Então saiba o que te faz ser exclusivo e diferente e traga isso.

Não perca a consistência entre online e offline

Sim, seu material impresso pode parecer um pouco diferente de sua presença online, mas suas cores, tipo, tema e mensagem devem ser consistentes. Você tem que ter em mente que não importa o lugar ou situação que teu cliente vai te encontrar, ele sempre tem que ter a mesma percepção da sua marca. Ele tem que saber que é a mesma empresa que aparece no feed do Instagram e a que ele visita fisicamente, tudo tem que ter consistência – isso é a base de uma marca forte.

Um exemplo que gosto de trazer é que se teu cliente vê uma van que tá carregando teus produtos e entra no teu site, ele tem que ter a mesma percepção nas duas situações. Tendeu?

Monitore sua marca para manter sua identidade

Semelhante a outros aspectos do seu marketing, é difícil saber o que você está fazendo certo (e o que não está) sem rastrear as principais métricas de desempenho. Use o Google Analytics, pesquisas, comentários, discussões em mídias sociais, etc., para monitorar sua marca e ter uma noção de como as pessoas falam sobre você e interagem com você. Isso lhe dará a oportunidade de implementar mudanças em sua marca conforme necessário, seja para corrigir um erro ou para melhorar a identidade da marca.

Criar uma marca memorável requer o uso consistente de tipo, cor, imagens e linguagem, mas vale a pena. Quando os consumidores reconhecem instantaneamente quem você é e o que você representa, você se torna mais do que apenas um nome e um símbolo. 😉

Quer ajuda pra construir sua identidade lindamente? Vamos bater um papo então!

Insight final

Além de ser a cara e a voz do seu negócio, a identidade é responsável por gerar um forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento, engajamento e, quando trabalhada de forma coerente, acaba ganhando um espacinho no cérebro do consumidor, transformando o processo de escolha em algo praticamente automático.

Então leve isso à sério, ok?

Se quiser saber mais sobre esse mundão das marcas, inscreva-se nos aulões gratuitos de quarta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ouki Experiências

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco pelo WhatsApp