“Eu sinto que ninguém tá me ouvindo ou vendo. Este mercado tá muito lotado pra mim, não tenho espaço aqui”. 😵
Povo, primeira coisa, quando a gente começou a Ouki, sabíamos que estávamos entrando em um mercado que já tinha bastante gente (muito peixe grande inclusive). Uma coisa que batia era: como que a gente pode se destacar o suficiente pra conseguir fazer esse negócio funcionar?
Assim fomos abrindo nosso próprio espaço no mercado, nos posicionando pra ser conhecidas como alguém que te apresenta o Branding de forma prática e descomplicada, trazendo conteúdos que realmente ensinem e facilitem a vida do nosso público quando o assunto é gestão de marca. E assim fomos vendo que estávamos fazendo diferença na vida e na marca das pessoas e isso nos inspira mucho. 🖤
Então nesse post a ideia é compartilhar o que funciona pra gente e como a gente tá trabalhando pra se destacar, ter uma marca desejada e ser reconhecidas no mercado.
Temos clareza da nossa paixão e propósito
Se você é fotógrafo de casamento, designer de joias ou um coach, provavelmente você faz o que faz por que gosta, tcherto?
MAAS, pra chamar a atenção do teu cliente ideal, isso não basta. Você precisa de um motivo que vá além de apenas “porque eu gosto”, tendeu?
E aqui na Ouki a gente tem muito claro nosso objetivo de ajudar na criação de marcas fortes, humanas e amadas pelos clientes. Sempre falamos que queremos mais marcas com sentido e menos marcas “zé ruelas” por aí. E a gente realmente ama o que faz, amamos pensar em como podemos ajudar na construção e transformação dessas marcas, isso tá no nosso nome: queremos que as marcas proporcionem experiências pras pessoas, que realmente marquem e sejam memoráveis.
Você precisa cavar fundo e encontrar um propósito que te move e que faça sentido pro teu público (tanto interno quanto externo).
[Assista aqui] Propósito: como construir uma marca movida pelo porquê
Começamos a usar a nossa voz antes de estarmos prontas
A gente começou a falar e compartilhar opiniões, conhecimentos e perspectivas antes que fosse confortável, antes nos sentirmos prontas. Ou vocês acham que é barbadinha sair dando aulão? Eu nem conhecia ainda a minha audiência direito, estávamos descobrindo. Assim como os conteúdos, a gente ainda não sabia bem o que dizer, mas sabíamos o que nos movia e isso foi o suficiente pra começar.
Ao longo do caminho fomos descobrindo (e ainda estamos) quais mensagens realmente queríamos compartilhar e espalhar. Fomos entendendo mais a fundo nossa persona e percebendo o que ela precisava ouvir e o que a gente precisava comunicar – e temos feito isso com confiança, porque a gente acredita no nosso trabalho.
A questão é: nem sempre vamos nos sentir prontas de primeira, nem sempre vamos estar 100% seguras e confiantes, mas é importante começar. Só assim vamos nos conhecendo, conhecendo a nossa marca, nosso jeito de ser e o da nossa audiência.
Assumimos nosso “eu”
A única coisa que ninguém mais pode fazer ou ser é VOCÊ. Aqui quem fala mais sou eu (Laura) que costumo aparecer nos vídeos e dar as aulas. 🙂 Mas enfim, por um tempo eu tinha medo do julgamento das pessoas (nos primeiros cursos e palestras que dei na vida), eu tinha medo do que iam pensar de mim, se iam me levar a sério, se iam gostar de mim, etc. E o que eu resolvi fazer (com ajuda de terapia também, pq isso é vida amigos)? Resolvi parar de me preocupar e ser eu mesma. Porque no fim das contas meu público (vcs queridos castores) não querem interagir com a Laura “perfeita e robô”, vocês querem interagir e se relacionar com meu verdadeiro eu.
Então meu conselho aqui é seja você assumidamente, com seu jeito, sua personalidade e sua essência. As pessoas certas vão te notar, vão ouvir tua voz e vão bater na tua porta. 🙂 ps. isso te ajuda até a se afastar de clientes que tu não quer!
Buscamos meios de romper padrões
É muito fácil de cair nessa quando tá começando: olhar em volta pra ver o que todo mundo tá fazendo e tentar fazer da MESMA maneira. MAAAS, tu precisa encontrar o que funciona melhor pra ti, o que encanta os clientes dos teus sonhos e o que deixa claro que tu não é apenas um imitador copião de coleguinha.
Você pode romper padrões por meio da sua personalidade, seu jeito de ensinar, fazer as coisas, seus recursos visuais, a experiência que tu proporciona pro teu público e todas maneiras que você se apresenta pra ele.
Se todo mundo do teu setor usa gráficos minimalistas na marca, como você vai fazer pra fugir disso e se diferenciar? Se todos do teu nicho usam o mesmo estilo de foto e imagens, o que vc vai fazer pra construir seu estilo único?
Com o tempo, você encontrará maneiras exclusivas de fazer coisas que perturbam o status quo e proporcionam aos seus clientes de sonho uma experiência verdadeiramente única. Mas até então, basta agir, mesmo que não seja a coisa mais original do mundo. Bele?
Fizemos da nossa persona o nosso foco principal
Criar uma ótima experiência pros clientes dos seus sonhos não se trata apenas de você – é principalmente sobre ELES. Quando você comercializa para um público amplo e diverso – ou seja, todos – você está dizendo ao seu cliente dos sonhos que ele faz parte das massas. Que eles são apenas um número para você (se tu já viu alguma outra aula minha sabe que isso não dá mais, NÃOO!).
Mas quando você oferece uma experiência que um tipo especial de pessoa vai AMAR, isso faz com que essa pessoa se sinta especial. Faz com que se sinta única. Como se eles fossem os únicos pra ti e vice-versa. E se UMA pessoa se sente assim, você sabe que uma centena de outras também sente, tendeu?
Aqui na Ouki a gente busca ouvir cada um, a gente se interessa em saber mais, em conversar. Nós realmente queremos construir relações com nosso público. Temos até alunos que falam que a gente responde até nos domingos de noite hahaha
Fazer o seu cliente dos sonhos se sentir ESPECIAL e único é essencial para ser notado. 🙂
[Leia também] Buyer persona: como definir seu cliente ideal
Nos concentramos em construir confiança
Dizer às pessoas o que você faz é a parte fácil. Muitas pessoas fazem isso! E seu cliente provavelmente tá cercado de gente tentando vender coisas pra ele.
A parte difícil é ter o pensamento de longo prazo para se concentrar em construir confiança e harmonia, e mostrar aos clientes dos seus sonhos que eles podem confiar em você para ajudá-los a chegar onde precisam.
O relacionamento com o cliente é como qualquer outro relacionamento. Vocês investem tempo e energia um no outro por dias, semanas ou meses antes de pedirem um ao outro para darem o próximo passo. Você não se dirige a alguém que acabou de conhecer e pede que ele se case com você! Você dá a si mesmo e um ao outro a chance de se conhecerem, construirem confiança e estabelecerem uma conexão genuína.
Da mesma forma, o cliente dos seus sonhos pode te observar por semanas ou meses antes de comprar qualquer coisa de ti. Você mostra que já a conheceu – falando sobre a situação e as necessidades dela. Agora ela está conhecendo você, sabe como você faz as coisas, sabe no que você acredita.
Assim, você cria ótimo conteúdo, aparece de forma consistente, compartilha sua mensagem e seja você mesmo! Todas essas coisas se somam a um cliente que confia em você e quer trabalhar contigo.
Vamos fazer um recap aqui:
Pega teu papel e caneta aí e anota as regras básicas pra vender com coração (que nem a gente faz):
- Esclareça sua paixão + propósito
- Use sua voz antes mesmo de estar pronto
- Seja você assumidamente
- Procure maneiras de interromper os padrões
- Concentre-se no cliente dos seus sonhos
- Concentre-se em construir confiança e relacionamento com ele
E agora nos conta aí nos coments as tuas estratégias pra construir uma marca desejada e autêntica :))