Tenha em mente que as marcas fortes são construídas da mesma forma que os humanos. HEEEIN? Como assim?
Vamos lá, pense em você como uma pessoa. Você tem um núcleo interno: seu caráter, personalidade, conjunto de crenças, o que você deseja alcançar em sua vida. Esse núcleo se expressa por meio da sua identidade (como você é, sua personalidade, o que você veste, escuta, o que diz, como o diz).
Essa identidade molda suas interações com o mundo exterior e como as pessoas pensam e sentem sobre você. Os posts e stories que você publica no Instagram, os eventos que você participa ou organiza, os amigos com quem você se cerca, às coisas que você faz (ou não faz) para outros, etc. Os sinais que as pessoas recebem de fora as ajudam a formar uma opinião sobre o que está dentro, se querem ou não você em suas vidas e em que grau.
Isso é exatamente o que você está fazendo como marca: você quer construir relacionamentos com seu público para aumentar seu impacto e seus negócios.
Buenas, vamos entender mais à fundo nesse post como a gente trabalha o processo de Branding aqui na Ouki com nossos clientes e alunos e o que nós ensinamos como os 3 pilares por trás das marcas fortes.
De dentro para fora, uma marca é construída de:
Núcleo
O núcleo da marca é a base sobre a qual você existe. Cada elemento do núcleo é construído em torno das perguntas “quem”, “o quê” e “por quê”. Dessa etapa você vai extrair uma ótima maneira de pensar sobre como você expressa o que deseja alcançar, para quem e por quais meios.
O que abrange:
- Essência da marca;
- Missão;
- Visão;
- Valores;
- Promessa da marca.
Identidade
As organizações, assim como as pessoas, têm personalidades que são definidas por caráter no interior e traduzidas para o exterior por meio de uma identidade. Uma identidade é a expressão de quem você é e do que você representa. Você pode se expressar por meio de palavras (identidade verbal) e imagens (identidade visual). O objetivo de desenvolver uma identidade de marca é ser reconhecível, memorável e, se tudo der certo, amado.
O que abrange:
- Nome e slogan;
- Tom de voz (como você fala);
- Ângulo editorial (o que você fala, como você fala sobre isso);
- Som;
- Logotipo, tipografia e cor;
- Conceito de imagem: fotografia / ilustração / iconografia / estilo;
- Princípios de layout;
- Princípios dinâmicos (animação, vídeos).
O visual e o verbal são combinados para criar uma comunicação que é o rosto e a voz da sua marca. Em cada expressão, seja uma campanha publicitária ou um cartão de visita, seu público o reconhece por meio de seu rosto e sua voz. Assim, você começa a construir o reconhecimento da marca.
Interações da marca
Uma marca é tão forte quanto as maneiras significativas pelas quais você a traz à vida. Como seu núcleo se expressa em experiências que constroem sua marca com seu público? Conversar com um dos membros de sua equipe, usar seu serviço, ver você falar em uma conferência e ler suas postagens são apenas algumas das maneiras que as pessoas pensam e sentem a seu respeito.
É nas interações com o seu público que as pessoas descobrirão se você realmente FAZ o que diz ou apenas fala.
O que abrange:
- Comunicação e canais;
- Pessoas, talentos e comportamentos;
- Locais e eventos;
- Produtos e serviços;
- Parcerias e colaborações;
- Tecnologia.
[Leia também] Passo a passo para construir uma marca impossível de ser ignorada
Recapitulando
👉 Nós temos um núcleo interno (caráter, personalidade, conjunto de crenças, objetivos na vida, valores, etc);
👉 Isso se expressa por meio da nossa identidade (como somos, como falamos, o que falamos, o que gostamos, o que vestimos, etc);
👉 Esse núcleo a identidade vão moldar nossas interações com o mundo exterior e guiar como as pessoas pensam e sentem sobre a gente.
Temos que visualizar e construir a estrutura da marca com essa ideia (inclusive pode desenhar a imagem abaixo numa folha de papel e se basear por ela):

É a mesma mentalidade que temos que ter quando falamos em marcas. Afinal, você quer construir relacionamentos com seu público para aumentar seu impacto e seus negócios, né?
Quer um passo a passo de Branding pronto pra você seguir e aplicar no seu negócio? Então vem pro Descomplica Branding!