Quais os sentimentos e valores que motivaram o início da sua organização? Você conhece-os claramente? Você oferece algo mais significativo para o mundo do que produtos e serviços? Se sim, o quê?
Te convidamos a olhar pro seu negócio com novos olhos, olhando também para causas sociais e contemplando isso nos teus valores de marca, que tal?
[Leia também] Os três pilares por trás da estratégia de marcas fortes
Buenas, a gente separou aqui 4 jeitos de alinhar sua empresa com valores sociais:
Compromisso
Construir um negócio alinhado com valores sociais começa com um compromisso sólido:
- Definir na documentação de sua empresa sua posição em relação às questões sociais e o tipo de mundo que ajudará a construir.
Comprometa-se internamente a defender seus valores em público, mesmo (na verdade, especialmente) quando for desconfortável fazê-lo. Mostre pra sua comunidade e esteja preparado pra receber feedback, para que você possa fazer melhor!
Tenha o compromisso de agir de acordo com seus valores de portas fechadas, quando ninguém estiver lá para lhe dar elogios, sem esperar algo em troca, sabe? Faça a coisa certa, mesmo que isso exija decisões difíceis que não rendam a você nenhum “biscoitinho”.
Conteúdo
Certifique-se de que seu conteúdo esteja alinhado e promova seus valores:
- Fale publicamente e deixe clara sua posição em relação ao racismo e à injustiça social, por exemplo.
- Use suas redes para amplificar as vozes de líderes e influenciadores em grupos sub-representados em seu setor.
- Priorize imagens inclusivas que permitam às pessoas de todas as origens saber que são bem-vindas com você – lembrem-se o que costumo falar: representatividade IMPORTA!
Contratações
As pessoas da sua equipe refletem os seus valores sociais? Garanta que isso aconteça contratando com atenção. Procure e contrate pessoas de perfis diversos em todos os níveis da sua empresa.
Não espere até o dia em que estiver pronto para contratar, construa uma rede diversificada e inclusiva agora.
Influência
Use sua influência para responsabilizar outros líderes e organizações em seu setor e convide-os a serem mais inclusivos.
Peça que eles declarem sua posição publicamente e relatem as ações que estão realizando internamente. Efeito manada, sabe?
Aponte onde eles estão falhando (não é pra expor a pessoa, mas sim ajudar) e permaneça engajado até que eles ajam.
E não esqueça:
Quando a gente fala em definir valores, muita gente pensa “ah eu fiz isso lá no meu plano de negócios, coloquei umas palavrinhas bonitinhas e deu, turocerto”. Mas não, não é isso gente!
⠀
Os valores precisam GUIAR tuas decisões de marca – sejam os conteúdos que tu posta, parceiros que tu faz (o que inclui clientes), bandeiras que tu levanta, o que importa pra ti e que tu não abre mão, enfim, os valores precisam te balizar.
[Leia também] O que são valores de marca?
Agora nos conta aqui nos comentários: tua empresa já defende algum desses valores? Como vcs fazem? 👇