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Sua marca tem alma?

A maioria das pequenas empresas hoje apenas arranha a superfície da marca no que diz respeito à sua estratégia pra ser uma marca forte. WHAAAT? 🤯

Xá te explicar: a maioria das empresas (principalmente as pequenas) vê o branding como um logotipo (pelo qual nem querem investir muito, contratam designers de baixo custo ou o “sobrinho” e eras isso, pra que investir na cara da sua empresa, não é mesmo?). Daí o que rola é que essas empresas criam um logotipo só pq tem que ter, mas que não representa nada da marca de verdade e acham que já fizeram o branding. 🙄

Outras, que podem ter tido alguma exposição ao branding ou se aprofundaram um pouco mais em suas pesquisas, consideram sua marca de uma perspectiva mais ampla. Eles percebem que sua marca seria muito mais impactante e memorável com um sistema de identidade de marca distinto e único.

Poucas pequenas empresas, no entanto, descascam as camadas de branding pra chegar no coração de sua marca, ou seja, seu núcleo interno e sua alma de marca – e pasmem, é isso que te faz ser autêntico e desejado!

Boiou legal? Então continua a leitura que esse post vai te dar uma luuuuz! 📝

Desde quando negócio tem alma?

Yep, isso aí mesmo! Um negócio que quer marcar e ser memorável pro consumidor tem alma. Calma aí que vamos te explicar: a alma da marca pode ser vista como toda sua essência, os valores básicos que definem a marca e traduzem todos os outros aspectos do seu negócio.

Ou seja, é o coração da marca, aquelas características que a tornam inconfundível e única. Tendeu?

Se a alma da tua marca parece não ser interessante, é bem provável que tu ainda não tenha encontrado ela de verdade.

[Leia também] Os três pilares por trás da estratégia de marcas fortes

E por que a alma de uma marca é tão importante?

Porque as marcas nunca foram tão humanas quanto agora. Esperamos que as marcas nos divirtam, nos eduquem e nos envolvam com conversa.

Se uma marca não encontrou seu núcleo fundamental de existência, as campanhas criativas não ressoarão e permanecerão vazias. Todo o dinheiro gasto na tentativa de fazer uma marca parecer interessante e agradável fará com que ela apareça como um robô que não se conecta com nada.

Então, é sério, para que você seja realmente relevante, você precisa encontrar a alma da sua marca.

[Leia também] 10 exemplos de personalidade de marca para te inspirar

OMG, preciso! Tá, como faço isso?

O ponto de partida da definição de sua alma começa com o seu propósito. Ou seja, a razão significativa pela qual sua marca existe além de gerar lucro.

Como empresa, sua marca resolve o problema de alguém. Seja esse problema de conformidade tributária, fome, falta de vendas, um motor quebrado ou querer ir de A para B, seu negócio preenche um vazio e resolve um problema para alguém.

Quando você identifica quem é essa pessoa, o que o problema significa para ela e que sentimento ela pode ter quando você fornece o que ela precisa, você começa a desvendar o significado por trás do motivo pelo qual você faz o que faz – e óbvio, o que te move e te faz se apaixonar pelo que você faz.

[Veja também] Propósito: como construir uma marca movida pelo porquê

Sua futura marca começa agora

Junto com o propósito, uma marca deve ter direção e compromisso na forma de Visão e Missão. Saber para onde a marca está indo e com o que está comprometida em sua jornada para a marca do futuro, transmite convicção ao seu público.

Conhecer o propósito da marca e a razão significativa por trás do trabalho permite que um negócio seja mais ambicioso com sua visão. Temos a tendência de fazer mais pelos outros do que faremos por nós mesmos. Quando uma empresa não se preocupa mais com o lucro que pode gerar, mas com quantas pessoas pode ajudar com suas soluções, você pode conquistar um futuro muito mais brilhante e otimista pra sua marca.

[Veja também] Missão da marca: porque é tão importante + COMO definir a sua

Seja autêntico e seja lembrado

Os valores da marca atuam como uma bússola moral para orientar as decisões e ações pra vida da marca. As pessoas hoje são bombardeadas com mensagens de marketing a ponto de você ser ignorado por padrão, e é por isso que uma identidade de marca distinta e única é sua chance de se destacar.

Sua marca se torna muito mais fácil de lembrar, no entanto, quando os comportamentos e interações que você tem com seu público, são baseados em um conjunto de valores fortes que determinam o que é moralmente importante na forma como sua marca faz negócios.

E sabe pq muitas marcas são ignoradas? Pq poucas marcas são verdadeiramente autênticas. Quase todas as empresas têm uma página em seu website declarando seus valores essenciais, mas muito poucas estão em contato com esses valores e menos ainda os usam para orientar decisões e ações.

Como pessoas, não anunciamos aos nossos amigos quais são os nossos valores fundamentais. Nossos amigos conhecem nossos valores essenciais por meio de nossas ações ao longo do tempo. O mesmo acontece com as marcas.

Então anota aí:

Se não mostrarmos propósito, valores e uma personalidade que ressoa, as chances são de que seremos rapidamente esquecidos.

É importante para uma marca ter uma aparência adequada, mas é tão, se não mais importante, ter substância por trás dessa aparência além de apenas a solução que oferecemos. Marcas que têm significado em seu trabalho e valores morais por trás de suas ações e comportamentos assumem uma posição especial na mente e talvez até no coração de seu público. Essas marcas têm alma.

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