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Comportamentos da marca: como viver seu propósito e valores

Para alguns empreendedores, definir valores e propósito é visto como “ideais fofos, mas perda de tempo”. 🙄

E de uma certa forma, podem até ser. Sabe pq? Porque muita gente apenas define e nunca coloca em prática (aí realmente não serve pra nada).

Embora uma empresa possa já ter isso definido bonitin, é preciso mais do que apenas colocá-los num PowerPoint ou na página “Sobre nós” de um site para torná-los reais. 😉

O principal desafio da construção de marca e cultura não é simplesmente afirmar o que você quer ser. Mas é transformar essas declarações em uma realidade tangível, para que sejam realmente parte de quem uma marca realmente é em todos os níveis de uma organização.

Para que se tornem parte da cultura da empresa e “da forma como fazemos as coisas por aqui”.

Mas como essas declarações de marca se tornam realidade? Como se tornam parte de uma cultura e “a maneira como fazemos as coisas por aqui”? Como podem ser usadas ​​como ferramentas para melhorar uma marca ao longo do tempo?

É aí que entram os “comportamentos” da marca. Continua a leitura deste post que tá beeeeem explicadinho! 

O que são comportamentos de marca?

Uma marca não é moldada por uma única escolha, mas por milhares de decisões que as pessoas ligadas à marca tomam – todos os dias. É moldada por como elas se comportam.

Esses comportamentos devem ser regidos por “valores” definidos. Os valores servem como uma bússola para orientar os funcionários. Eles são (ou deveriam ser) usados ​​para responsabilizar todas as pessoas da empresa.

[Veja também] Missão da marca: porque é tão importante + COMO definir a sua

Simplificando então, os comportamentos são:

  • Como um grupo de pessoas agem – as coisas que dizem e fazem;
  • Como o propósito e os valores de uma marca são vividos pelos funcionários;
  • Uma ferramenta de alinhamento interno e externo;
  • Uma parte central da construção cultural da empresa.

Propósito:

Você define o propósito da sua marca para alinhar a tomada de decisões. Sua razão de ser. Seu porquê. O negócio moderno é “orientado por propósitos”, o que significa que todas as decisões são vistas através das lentes do propósito.

Valores:

São crenças orientadoras não negociáveis. São as coisas que você usa como estrelas do norte à medida que cumpre seu propósito. Normalmente, eu aconselharia as marcas a definir no máximo 6 valores – senão ninguém se lembra deles!

Comportamentos:

São como você e seu pessoal agem. Eles se tornam parte de sua gestão de desempenho. Eles são como você espera que seus valores sejam vividos por seus funcionários. Sugiro que cada valor não tenha mais de 3 comportamentos-chave associados a ele.

Experiência do cliente:

Os comportamentos de seus colegas serão testemunhados por seus parceiros e clientes e farão parte de sua experiência e impressão de sua marca. É por isso que os comportamentos são uma parte crucial da construção da marca.

[Leia também] Valores da marca na prática: como definir e comunicar os seus

Como ativamos e usamos comportamentos para construir uma cultura?

Existem dois estágios na metodologia de como você cria e começa a usar comportamentos:

1. Definir

A liderança define comportamentos com base nos valores da marca (se você não tiver definido o “propósito” e os “valores” da sua marca, trabalhe neles primeiro!). Depois você define e documenta como esses comportamentos devem se manifestar em sua equipe.

  • Revise os valores da marca e planeje a maneira como será dada vida aos valores
  • Faça um brainstorming de comportamentos que refletem valores (com exemplos, se possível)
  • Faça um brainstorming de comportamentos que não refletem os valores

2. Ativar

Os comportamentos tornam-se uma ferramenta para as empresas. Rotinas que lembram, recompensam e reconhecem aqueles que vivem nossos valores e comportamentos passam a fazer parte de nossa cultura cotidiana.

  • Crie uma ferramenta de avaliação de desempenho comportamental para avaliar sua equipe. Essa ferramenta te permitirá classificar sua equipe em relação aos comportamentos.
  • Faça um treinamento interno para explicar seu propósito e valores alinhando com ações e comportamentos esperados.

[Leia também] Cultura da marca: o que é como você a constrói?

E por aí, você costuma colocar na prática o “núcleo” da sua marca? Ou fica só no papel pra bonito? Nos conta aí nos coments!

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