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Branding na prática: case Enjoei

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A gente ama entender o branding na prática e ver como as empresas aplicam no dia a dia, por issoooo, fizemos aqui uma análise do Enjoei.

O grande diferencial do Enjoei tá na forma amigável e envolvente de se comunicar. Desde a identidade visual até as expressões utilizadas pela marca, toda a comunicação é elaborada de forma autoral e única, deixando evidente a intenção da marca: comunicar um propósito.

Dessa forma, cria também uma comunidade, envolvendo nas suas plataformas pessoas que criam e compram das lojinhas, mas também acreditam nos mesmos valores da marca.

Buenas, agora segue a leitura aqui eu você vai entender bem👇

Era uma vez…

uma empreendedora chamada Ana que resolveu esvaziar o armário vendendo as roupas e sapatos pela internet.

Ana, uma publicitária antenada e bem humorada, deu vida a cada peça vendida com seus textos divertidos e cheios de emoção. Não era só uma vitrine bem feita, cada peça exposta no blog, tinha uma história.

Logo esse blog virou um marketplace. Nascia o Enjoei com o propósito de construir uma nova cultura de consumo de moda, estimulando uma economia sustentável, ressignificando itens únicos e contando novas histórias.

Crescimento da marca

Desde o início, adotava uma linguagem próxima e bem-humorada, que vem se mantendo ao longo dos anos.

Com o aumento da demanda de vendas, em 2012, o blog se transformou em um marketplace em que qualquer pessoa pode criar um perfil, chamado pela marca de “lojinha”, para vender artigos pessoais.

O sucesso da marca fez subir o número de usuários que desejavam comprar ou vender pelo site e atraiu também investimentos externos que levaram o Enjoei a faturar 30 milhões de reais em 2014.

O sucesso da marca fez subir o número de usuários que desejavam comprar ou vender pelo site e atraiu também investimentos externos que, em 2013 e 2014, levaram a Enjoei a faturar 30 milhões de reais em 2014.

Atualmente, a atuação da empresa tem sido cada vez mais voltada a plataformas mobiles e grande parte dos conteúdos produzidos para a comunicação são divulgados, especialmente, em redes sociais.

Se não bastasse, o Enjoei firmou uma parceria com o Grupo Globo, que se tornou um dos investidores do marketplace. Dessa parceria, também surgiu o programa “Desengaveta”, em que celebridades vendem itens de seu guarda-roupa e o dinheiro arrecadado é destinado a causas sociais.

Maaaas, por que o branding do Enjoei evidencia a marca no mercado?

O grande diferencial da Enjoei está na forma amigável e envolvente de se comunicar. Desde a identidade visual até as expressões utilizadas pela marca, toda a comunicação é elaborada de forma autoral e única, deixando evidente a intenção da Enjoei: comunicar um propósito. Dessa forma, cria também uma comunidade, envolvendo nas suas plataformas pessoas que criam e compram das lojinhas, mas também acreditam nos mesmos valores da marca.

Além disso, há um monitoramento severo que a equipe aplica sobre os itens anunciados.

Identidade visual bem definida

É fácil perceber que os elementos empregados pela marca representam características da empresa, como bom-humor, simplicidade, proximidade com o público e cuidado estético. As cores empregadas no layout da plataforma são variadas e harmônicas entre si.

A tipografia é limpa, arredondada e fácil de ler. E chama a atenção o fato de que a maioria dos textos são constituídos apenas por letras minúsculas.

A predominância de letras minúsculas pode transmitir a mensagem de que o tom do diálogo é gentil, informal e descomplicado. Todos esses fatores transmitem não apenas que a marca Enjoei é simples, próxima e amigável, mas também que é a plataforma e o funcionamento do negócio é simples e descomplicado.

[Veja também] 4 elementos-chave para criar a identidade visual da sua marca

Forma autoral de se relacionar com os públicos

O Enjoei inventou um jeito próprio de se conectar com o público e esse é certamente o fator que mais diferencia a comunicação da marca em um mercado repleto de sites para venda ou compra de artigos pessoais.

Além de brincar com palavras e inventar expressões – “segurança, do grego securitè”, “todos os dados são criptografados, que é um tipo de criptonita contra hackers” ou “atendimento mais charmoso do Brasiô” – a marca também se permite brincar com o público por meio da comunicação.

Por exemplo: ao pedir um cadastro ao usuário, que envolve o fornecimento de dados pessoais e bancários à empresa, a Enjoei diz: “você vai precisar de um cadastro provando que não é um robô viciado em compras”.

  • enjucoin: moeda virtual da marca Enjoei que pode ser adquirida no site à medida que os usuários realizam transações;
  • frete suavizeitor: parceria entre o usuário vendedor e a Enjoei para oferecer desconto no frete ao usuário comprador;
  • yeah-yeah / yeyezar: botão semelhante ao “curtir”, sinalizando que o usuário gostou ou tem interesse por um produto. Ao “yeyezar” um produto, o usuário irá receber um alerta sempre que aquele item estiver com desconto na plataforma.
  • enjuaula: nome de categoria de vídeos fornecidos em redes sociais pela marca para ensinar dicas do tipo “faça você mesmo” aos seguidores.

Da mesma forma que toda a identidade visual da Enjoei representa bem suas características, a linguagem descontraída contribui para reforçar características importantes da empresa e de seu funcionamento. É como se estivesse escrito nas entrelinhas: “com a Enjoei, não há complicação. É fácil, seguro e divertido comprar ou vender por meio da plataforma”.

[Leia também] Como desenvolver uma voz de marca que conecta e vende

Criatividade e bom-humor

Outro recurso muito usado pela marca é transformar simples produtos, que podem ser encontrados em qualquer loja em “os produtos”, anunciados e vendidos com muita criatividade e bom-humor por meio do Enjoei.

Por isso, ao anunciar o produto, a empresa orienta aos donos da lojinha a tirar boas imagens da peça e pensar em descrições assertivas para atrair consumidores.

O branding é sobre essência

Para a criadora do Enjoei, os empreendedores precisam entender e abraçar a ideia de que trabalhar o branding é como criar uma verdade. Trata-se daquela essência fundamental que guia toda a comunicação da empresa.

“É sobre ter noção e consciência do que você é e entregar exatamente isso”.

Nosso dica final aqui é começar por dentro ao construir sua marca. Ou seja, olhar para si e encontrar as características que somente a sua empresa é capaz de entregar e, claro, usar a comunicação para evidenciar esses atributos.

[Leia também] Sua marca tem alma?

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