Você já parou para pensar no quanto as cores influenciam nas escolhas e ações dos clientes?
Pode parecer exagero, mas elas são capazes de incentivar, direcionar e influenciar muito na tomada de decisão do seu consumidor! ✨
👉 Pra maioria das pessoas, as cores são capazes de despertar emoções, sentimentos e sensações específicas – algo que pode (e deve) ser aproveitado no branding. 🧠
Buenas, nesse post a gente separou o significado de algumas cores, assim você pode anotar e estudar as que fazem mais sentido pra transmitir a personalidade da sua marca e pro seu cliente!
Um pouco de contexto
As cores influenciam nosso pensamento, inspiram nossa tomada de decisão e afetam nosso humor.
Elas são mais poderosas do que pensamos. Dependendo de nossas interpretações, elas podem ser usados para afetar positivamente ou negativamente. Felizmente, temos o poder de escolher algumas cores e evitar outras, né?
Este post vai te levar em uma viagem pelo emocionante universo de significados de cores.
[Leia também] Como usar a psicologia das cores no branding (+exemplos)
Reconhecendo suas respostas
Você já notou uma mudança em sua atitude quando estava vendo uma cor? Talvez você tenha se sentido dominado por alguma emoção enquanto olhava para um tom específico.
Você provavelmente encarou essas ocorrências como uma resposta humana comum, mas a causa é muito mais complexa do que isso. A psicologia das cores nos ensina que muito do comportamento humano é ditado pela cor.
Quando abrimos nossas mentes para essa possibilidade, começamos a compreender o alcance de nossas percepções.
Conhecimento pessoal
Uma vez que reconhecemos que as cores influenciam as ações, abre-se espaço para interpretações pessoais. Em outras palavras, nivelamos o campo de jogo ao recuperar algum controle de como reagimos às cores. Você pode perceber que a cor vermelha provoca raiva.
Para evitar acessos de raiva desnecessários, limite seus encontros com essa cor. Por outro lado, o amarelo pode fazer você se sentir alegre e otimista. Em caso afirmativo, introduza mais dessa cor em sua vida. Com uma boa dose de consciência, você pode controlar de alguma forma o humor e as emoções que as cores produzem.
[Leia também] Branding emocional: o que é e como funciona
Descobrindo novos significados
A psicologia por trás das cores é fascinante e em constante expansão. Por isso, novos significados estão sempre vindo à tona. Quanto mais conhecimento adquirimos, mais informados nos tornamos.
Além do mais, nossas mentes estão sempre evoluindo. Em essência, embora algumas cores tenham explicações fixas, essas descobertas podem sempre mudar. À medida que os pesquisadores continuam a mergulhar nas muitas facetas da roda das cores, novas informações se revelam continuamente.
Diversifique sua compreensão
A ideia de que as cores são tão dinâmicas pode parecer absurda para alguns, mas não há como negar isso. Este conceito muitas vezes nos escapa porque não percebemos a frequência com que as cores nos controlam. Certas cores podem evocar boas lembranças.
Outras podem dar origem a sentimentos terríveis. É importante estudar e entender o que desperta o melhor no seu consumidor e o que se alinha mais com a mensagem que você quer passar.
[Veja também] 4 elementos-chave para criar a identidade visual da sua marca
Uma visão geral dos significados das cores
Para te ajudar a descobrir o famoso fenômeno das cores, aqui está uma visão geral de cada um de seus significados, o que simbolizam e como afetam a emoção e o comportamento humanos.
Vermelho
A cor da paixão e da energia. O vermelho chama a atenção como nenhuma outra cor e irradia uma energia forte e poderosa que nos motiva a agir. Também está ligada à sexualidade e estimula a paixão profunda e íntima. O vermelho é usado de forma onipresente para alertar e sinalizar cautela e perigo.
- Simboliza: ação, força, energia, paixão
- Efeitos: atenção, motiva, estimula, alerta
- Positivo: sexualidade, coragem, desejo, confiança
- Negativo: raiva, perigo, vingança, agressão
Laranja
A cor do entusiasmo e da emoção. Laranja exala calor e alegria e é considerada uma cor divertida que fornece força emocional. É otimista e edificante, acrescenta espontaneidade e positividade à vida e estimula a comunicação social e a criatividade. É uma cor jovem e enérgica.
- Simboliza: emoção, juventude, otimismo, entusiasmo
- Efeitos: encoraja, eleva, estimula, comunica
- Positivo: espontaneidade, criatividade, cordialidade, positividade
- Negativo: exibicionismo, superficial, impaciente, dominação
Amarelo
A cor da felicidade e do otimismo. Amarelo é uma cor alegre e energética que traz diversão e alegria ao mundo. Facilita o aprendizado, pois afeta a parte lógica do cérebro, estimulando a mentalidade e a percepção. Inspira o pensamento e a curiosidade e aumenta o entusiasmo e a confiança.
- Simboliza: felicidade, otimismo, positividade, intelecto
- Efeitos: esclarece, inspira, diverte, energiza
- Positivo: criatividade, percepção, mentalidade, calor
- Negativo: covardia, engano, egoísmo, cautela
Verde
A cor da harmonia e da saúde. Verde é uma cor generosa e relaxante que revitaliza nosso corpo e mente. Ela equilibra nossas emoções e nos deixa com a sensação de segurança e proteção. Também nos dá esperança, com promessas de crescimento e prosperidade, e dá um pouco de sorte para nos ajudar ao longo do caminho.
- Simboliza: harmonia, segurança, crescimento, saúde
- Efeitos: revitaliza, equilibra, relaxa, encoraja
- Positivo: generosidade, esperança, prosperidade, sorte
- Negativo: julgamento, inveja, materialismo, inexperiência
Azul
A cor da confiança e da lealdade. O azul tem um efeito calmante e relaxante em nossa psique, que nos dá paz e nos faz sentir confiantes e seguros. Não gosta de confronto e muita atenção, mas é uma cor honesta, confiável e responsável e você sempre pode contar com seu apoio.
- Simboliza: segurança, confiança, lealdade, responsabilidade
- Efeitos: protege, acalma, relaxa, apoia
- Positivo: confiança, paz, honestidade
- Negativo: conservador, passivo, previsível
Roxo
A cor da espiritualidade e da imaginação. O roxo nos inspira a divulgar nossos pensamentos mais íntimos, o que nos ilumina com a sabedoria de quem somos e incentiva o crescimento espiritual. É frequentemente associado à realeza e ao luxo, e seu mistério e magia desperta fantasias criativas.
- Simboliza: espiritualidade, mistério, realeza, imaginação
- Efeitos: ilumina, inspira, eleva, incentiva
- Positivo: compaixão, fantasia, sabedoria, criatividade
- Negativo: sensível, vigilante, imaturo, emocional
Rosa
A cor do amor e da compaixão. Rosa é gentil e reconfortante, cheio de simpatia e compaixão e nos faz sentir aceitos. Seu espírito amistoso e lúdico nos acalma e nutre, trazendo alegria e calor para nossas vidas. O rosa também é uma cor intuitiva que transborda de puro romance.
- Simboliza: compaixão, amor, diversão
- Efeitos: simpatiza, acalma, nutre, conforta
- Positivo: bondade, cordialidade, romance, intuição
- Negativo: tímido, imaturo, inseguro
Marrom
A cor da estabilidade e confiabilidade. O marrom é confiável e reconfortante. Um grande conselheiro e amigo cheio de sabedoria. Você pode contar com sua ajuda se precisar de uma opinião honesta, apoio e proteção. Isso nos estabiliza, nos ajuda a permanecer firmes e nos inspira a valorizar as coisas simples da vida.
- Simboliza: confiabilidade, estabilidade, honestidade, conforto
- Efeitos: simplifica, protege, aterra, estabiliza
- Positivo: apreciação, apoio, sabedoria, confiável
- Negativo: chato, maçante, tímido, previsível
Preto
A cor do poder e sofisticação. O preto é uma cor incrivelmente forte e intimidante que exala autoridade e nos faz sentir seguros e protegidos. Frequentemente vista em eventos formais e prestigiosos, esta misteriosa maravilha desperta e seduz nossos sentidos com sua elegância e sensualidade.
- Simboliza: proteção, poder, elegância, sofisticação
- Efeitos: mistifica, seduz, protege, intimida
- Positivo: formalidade, força, prestígio, autoridade
- Negativo: depressão, tristeza, pessimismo, dominação
Cinza
A cor do compromisso e do controle. Cinza é neutro, conservador e sem emoção. É praticamente sólido como uma rocha, o que o torna incrivelmente estável, confiável e calmante. Tem uma presença pacífica, relaxante e calmante. Cinza evita a atenção, mas oferece conselhos maduros e perspicazes a qualquer pessoa que pergunte.
- Simboliza: compromisso, neutro, controle, prático
- Efeitos: estabiliza, acalma, relaxa, acalma
- Positivo: confiabilidade, maturidade, intelecto, conservador
- Negativo: pessimista, triste, indeciso, sem emoção
Branco
A cor da pureza e da inocência. O branco é o verdadeiro equilíbrio de todas as cores e está associado à limpeza, simplicidade e perfeição. Ela adora fazer os outros se sentirem bem e proporciona esperança e clareza ao refrescar e purificar a mente. Também promove a mente aberta e a autorreflexão.
- Simboliza: limpeza, pureza, inocência, perfeição
- Efeitos: refresca, equilibra, purifica, simplifica
- Positivo: bondade, esperança, clareza, abertura
- Negativo: chato, frio, vazio, distante
As cores, assim como as características, acompanham as mudanças das emoções.
– Pablo Picasso
Dicas + ferramentas para definir sua paleta de cores
1) Use uma foto para inspirar a paleta de cores da sua marca
Usar uma foto como ponto de partida para uma paleta de cores de marca é uma boa ideia.
Às vezes é mais fácil definir sua marca por como você quer que ela “pareça” (lembre da personalidade da sua marca).
[Leia também] Personalidade da marca: guia completo para criar a sua
Para escolher uma paleta de cores com base em uma foto, siga estas etapas:
- Encontre uma foto que tenha o “toque” que você deseja para sua marca
- Visite o site Colr.org
- Clique no botão “Carregar sua própria” para enviar sua foto
- Veja como o site gera uma paleta de cores que são extraídas diretamente de sua imagem
2) Use a teoria de cores para escolher uma paleta de cores da marca
Você não precisa ser um especialista em teoria das cores para usá-la para escolher as cores da sua empresa.
Basta visitar o site Paletton.com.
Selecione a teoria de cores que deseja aplicar à sua paleta no canto superior esquerdo. Em seguida, mova os seletores até que você tenha uma paleta de sua preferência.
Para visualizar a aparência de sua paleta de cores, clique em Exemplos para ver exemplos de páginas claras e escuras de sua paleta em uso.
3) Crie sua paleta de cores com uma ferramenta simplificada dos profissionais da Adobe
A Adobe fabrica softwares sofisticados como Photoshop, Illustrator e InDesign, que são muito queridos pelos designers – e muito confusos para o usuário comum.
A ferramenta Adobe Color CC deve ter sido projetada por uma equipe diferente.
É inteligente, poderosa e incrivelmente fácil de usar.
Apresentamos o Color CC da Adobe (clique para acessar).
4) Mergulhe na toca do coelho da marca
Whaat? É isso aí mesmo, existe uma ferramenta que é cheeeia de ideias e inspirações.
A ColourLovers é repleta de paletas, padrões e combinações de cores inspiradoras. Altamente viciante, então bloqueie pelo menos 30 minutos pra mergulhar nessa ferramenta!
Aqui está: ColourLovers.com
5) Experimente a roda de cores
A equipe do Canva desenvolveu uma ferramenta interativa de cores onde você pode escolher sua paleta deslizando em uma roda de cores bacana. Use o menu suspenso para escolher a combinação de cores que deseja experimentar e deslize o ponto ao longo do anel externo para adicionar ou remover preto da mistura.
Clique aqui para acessar a ferramenta!
Agora nos conta aí nos comentários quais são as cores da sua marca e pq vc escolheu elas 👇