As pessoas costumam confundir branding com marketing. Não ajuda o fato de não haver uma definição clara e universalmente aceita do que é branding.
A maioria das pessoas, se questionada, geralmente sabe o que é marketing. Eles podem dizer: “Marketing é promover seus produtos” e, embora não seja bem isso, não estão totalmente errados.
Mas responder o que é branding? Isso provavelmente não nos trará uma resposta clara. Quando as pessoas me perguntam qual é o meu trabalho, eu digo, “Branding”. Se eles têm uma expressão vazia, eu digo “É como marketing” (mesmo que não seja realmente), e eles dizem algo como “Ahhh, entendi!”. Daí explico… Tendeu?
Buenas, por mais que branding e marketing compartilhem objetivos gerais e muitas vezes trabalhem em conjunto pra alcançá-los, os dois têm funções e objetivos individuais distintos. A ideia deste post é que vc não apenas entenda a diferença entre os dois, mas que consiga aplicar na prática ambos em seu negócio 🙂
Também abordaremos a conexão entre eles e como você pode usá-los para crescer e estabelecer um negócio sólido. Bora? Enton continua a leitura aqui comigo!
A definição de branding
Bueeenas, esse nosso bebê aqui vcs já sabem né? Mas vamos recapitular! Sua marca é o que seus clientes pensam da sua empresa e do relacionamento que você mantém com eles.
Então, branding é a forma como você constrói esse relacionamento estabelecendo os valores e objetivos do seu negócio, a maneira como ele fala e se conecta aos clientes, a estética, a personalidade e muito mais.
Não é o seu logotipo. Não é o seu propósito, sua posição, sua personalidade, mensagem, história ou promessa. Também não é a criação, desenvolvimento ou design dos elementos que compõem sua marca visual. Ou seja, “Branding” não é o design do seu logotipo.
Branding é um conjunto de ações e expressões de curto e longo prazo da marca para atrair e estimular o público-alvo a se tornar e permanecer cliente. Ele faz isso moldando suas percepções da marca.
Isso inclui todas as mensagens de promoção (marketing), bem como mensagens não promocionais de longo prazo.
Em outras palavras, quando você está”marcando”, você está expressando tudo o que sua marca representa, desde sua estratégia de diferenciação até sua personalidade e seu propósito, seja visualmente, verbalmente ou de outra forma.
Sua marca vai além do que sua empresa faz e dos tipos de produtos ou serviços que ela oferece. É sobre a experiência que vem com o envolvimento com sua empresa.
Quando faço apresentações sobre branding, a definição que uso é “Marcas são uma construção humana para ajudar as pessoas a entender e se relacionar comum a empresa em um nível mais profundo. Branding é aproveitar a alma de uma empresa.”
É sobre definir quem você é. Definir sua marca é fundamental para o sucesso de seus esforços de marketing e de seus negócios em geral.
[Leia também] Branding: o que é e por que é fundamental pra sua marca
A definição de marketing
O marketing pode ser descrito como uma atividade que uma empresa realiza para promover seus produtos ou serviços. O principal objetivo do marketing é gerar interesse no produto ou serviço. Marketing é um conjunto de ações destinadas a comunicar os benefícios de uma empresa e o que ela oferece aos seus consumidores-alvo.
O marketing pode ser realizado de muitas formas diferentes que custarão quantias variáveis de dinheiro, dependendo dos clientes potenciais que cada atividade específica pode alcançar. Para desenvolver e gerenciar um plano de marketing bem-sucedido, uma empresa precisa primeiro determinar a mensagem que deseja transmitir e o público-alvo a quem servir essa mensagem.
O marketing é o conjunto de atividades e táticas que as marcas usam para colocar suas mensagens no mercado com o objetivo de influenciar o público a comprar. O marketing está mais focado nas vendas do que o branding e se baseia em um período de tempo mais curto. Quase sempre há uma chamada para a ação de compra ou para uma etapa de compra.
Após estudar o mercado, o marketing ajuda a influenciar decisões e ações mais assertivas e, para isso, determina um mix composto por:
- Produto: as características e atributos doque é oferecido pela empresa ao consumidor;
- Preço: o valor cobrado pelos produtos e serviços comercializados. É bastante sensível à percepção de valor da marca pelo público;
- Praça: os canais de vendas estratégicos da empresa;
- Promoção: a divulgação da marca e suas soluções.
Diferenças entre estratégias de branding e de marketing
Quando eu falo em estratégia de marca, to falando sobre o plano de expressão da sua marca. Essa tem que uma das primeiras tarefas de um empresário 🙂 Maaaas, infelizmente, a maioria dos empreendedores ignora isso e segue um processo maomeno assim: cria um logotipo e vai direto pro marketing
Só que vamos lá, a estratégia da marca vai definir a base e os blocos de construção subsequentes do que a marca representa. A partir de quem o negócio pretende servir, a marca se desenvolve como uma entidade estratégica que expressa as mensagens da marca.
Essas mensagens e suas expressões são projetadas para moldar a percepção da marca na mente do público para influenciar um relacionamento de longo prazo. A estratégia de branding quer mais doque uma transação. Ela quer um relacionamento
Já a estratégia de marketing é o plano de promoção ou ativação da marca com base na estratégia de branding. A estratégia de branding, incluindo pesquisa de público, posicionamento, personalidade, voz da marca, mensagens, narrativa e recursos visuais, fornece as ferramentas para a execução da estratégia de marketing.
Embora a estratégia de marketing seja a linha de frente da marca, sem as ferramentas da estratégia de branding ela não tem direção.
O que vem primeiro: marketing ou branding?
Como o marketing impulsiona as vendas e fornece a tração inicial para a marca, você pode ser perdoado por pensar que o marketing vem em primeiro lugar.
Porééém, as mensagens que compõem o marketing partem diretamente da marca e da estratégia de branding.
O marketing só entra em ação depois que a marca foi construída com uma estratégia clara em vigor para orientar a expressão da marca.
Ou seja, pra que vc tenha resultados mais eficazes tem que entender que o marketing segue o branding. Enton estabeleça seu branding antes 🙂
Afinal, o branding deve estar presente para apoiar seus esforços de marketing, afim de obter o máximo deles. O marketing sem branding pode parecer vazio e superficial, porque não há uma mensagem convincente direcionando a estratégia.
Essa mensagem principal vem de entender sua marca. Além de promover seus serviços, o marketing deve comunicar a personalidad ee os valores da sua marca. Você não quer apenas dizer ao seu público o que está vendendo.
Você quer dizer a eles POR QUE eles precisam e, especificamente, por que precisam deles de VOCÊ (ao invés dos concorrentes)
[Leia também] Propósito: como construir uma marca movida pelo porquê
Investir em branding vs marketing
Você pode pensar que o branding é caro e até questionar porque investir em branding quando já está investindo em marketing. Investir em branding não precisa ser caro; pode ser barato. Você simplesmente precisa saber exatamente quem você é e fazer tudo o que fizer com quem você é em mente. Como você gasta dinheiro nisso para construir sua marca depende de você.
Definição de orçamentos
O gasto com marketing é algo que você calcula com base na atividade que deseja conduzir. Os gastos com branding são mais arbitrários.
Em branding, no mínimo, você deve maximizar cada ponto de contato com o cliente para obter o máximo de cada dólar que você já está gastando, independentemente de se tratar de publicidade, um evento, seu brinde ou suas comunicações internas.
[Veja também] O momento certo para investir em Branding
O marketing é a mensagem que você tenta transmitir. O branding é sua essência e identidade.
“Marcas autênticas não surgem de cubículos de marketing ou agências de publicidade. Eles emanam de tudo o que a empresa faz.” – Howard Schultz
Sua marca é a razão de sua existência. É o valor autêntico, único e singular que pode oferecer aos clientes. Inclui a cultura da sua empresa e é comunicado aos clientes sempre que estes se envolvem com a sua marca.
A gestão de branding e marketing é a mensagem transmitida a eles.
O marketing pode ser descrito como uma atividade que uma empresa realiza para promover seus produtos ou serviços. O principal objetivo do marketing é gerar interesse no produto ou serviço.
Marketing é um conjunto de ações destinadas a comunicar os benefícios de uma empresa e o que ela oferece aos seus consumidores-alvo. Para desenvolver e gerenciar um plano demarketing bem-sucedido, uma empresa precisa primeiro determinar a mensagem que deseja transmitir e o público-alvo a quem servir essa mensagem.
O branding, em comparação com o marketing, é mais internalizado. É sobre definir quem você é. Definir sua marca é fundamental para o sucesso de seus esforços de marketing e de seus negócios em geral.
As características que compõem sua marca, incluindo seu nome e logotipo, devem identificar rapidamente sua empresa para os consumidores e ser distintas dos concorrentes.
Indo um passo adiante, as cores e fontes que você usa se tornarão parte de sua marca, de modo que os pequenos detalhes não podem ser esquecidos.
O branding deve ser claro, conciso e consistente. Manter a consistência em todos os aspectos de sua marca permitirão reconhecimento e um caminho mais fácil para a construção de uma reputação sólida.
[Veja também] O processo de Branding
Branding e marketing precisam um do outro
Embora alguém possa ver sua marca – por exemplo, seu logotipo em um caminhão ou sua embalagem em uma loja – e ficar intrigado, raramente é o suficiente para gerar interesse suficiente para gerar muitas vendas. É aí que entra o marketing.
Branding e marketing são dois componentes diferentes de um negócio. No entanto, ambos dependem um do outro e ambos contribuem para o sucesso do outro quando aplicados corretamente.
Os esforços de marketing serão mais beneficiados por ter uma base sólida demarca no início. Isso permitirá que o marketing destaque os produtos e serviços e mostre as características da marca. As pessoas se familiarizam mais facilmente com a marca e o que ela representa.
Ter uma boa marca em vigor criará uma forte campanha de marketing que pode produzir um retorno máximo.
Assegure que eles andem juntos
Cada aspecto de suas táticas de marketing deve ser coordenado com sua marca. Isso inclui o tom de voz que você usa em seus anúncios. Se suas campanhas de marketing são mais sérias, amigáveis ou engraçadas.
O marketing deve sempre ser adequado à marca. Por exemplo, se você tem uma marca de luxo, ter vendas constantes pode diluir a imagem sofisticada que você deseja. Ter um marketing que não segue exatamente seu branding enviará mensagens confusas aos clientes e pode prejudicar sua marca.
Por outro lado, se bem feito e feito de forma consistente, seu branding apoiará seu marketing na medida em que seja reconhecidamente uma parte de seu negócio, sem a necessidade de dizê-lo explicitamente.
Há uma razão, por exemplo, que a maioria das pessoas pode reconhecer um anúncio da Apple na TV na primeira fração de segundos, antes mesmo de ver o produto.
Ajude o branding e o marketing a se encontrarem
Tanto o marketing quanto o branding desempenharão um papel nas diferentes fases de qualquer negócio. Construir uma base sólida de marca no início da vida de uma empresa é mais benéfico para desenvolver características de marca claras e constantes.
Use o marketing e o branding para levar sua empresa ao próximo nível
Agora que você entende a diferença entre marketing e branding, você tem as ferramentas de que precisa para usar ambos para levar sua empresa ao próximo nível.
Então, o que você está esperando?
Vá lá, construa sua marca e desenvolva as estratégias de marketing que você precisa para colocar essa marca na frente de seus clientes ideais!