Buenas, quem já me acompanha sabe bem que uma marca MEMORÁVEL e AMADA é um dos ativos mais valiosos que uma empresa possui.
De acordo com uma pesquisa da Nielson, 59% dos consumidores preferem comprar novos produtos de marcas que já conhecem ou se identificam.
E o que acontece aqui é que como uma pequena empresa, você pode estar competindo com grandes marcas cheias de clientes e com orçamentos de marketing ilimitado. É por isso que tu precisa encontrar maneiras de se destacar – com um processo de construção de marca própria sólido, tendeu?
A ideia desse post é compartilhar com vcs algumas etapas simples para um processo de construção de marca de sucesso (que são as etapas que eu seguiria se fosse criar uma marca hoje).
A primeira coisa que eu vou dizer pra é que é fundamental mudar a mentalidade. Ou seja, meu conselho inicial pra qualquer empresário é construir uma marca, não apenas um negócio (são coisas beeeem diferentes).
E como é que se constrói uma marca?
Veja bem: branding é muuuuuito mais do que um logotipo bonito ou uma campanha bem feitinha e posicionada. Você precisa fazer mais. Muito mais.
O que é uma marca?
Deixa eu fornecer uma definição rápida antes de mergulhar nos detalhes essenciais da construção de uma marca.
Lembra que eu falei que uma marca é diferente de negócio? Então é importante entender o que de fato é uma marca. Vou simplificar aqui, sua marca é definida pela percepção geral de um cliente sobre sua empresa.
Sua marca é sua reputação!
No mercado de hoje, uma marca de sucesso deve ser consistente na comunicação e na experiência em muitas aplicações:
- Ambiente (loja ou escritório)
- Material impresso, sinalização, embalagem
- Site, redes sociais e publicidade online
- Publicação de conteúdo
- Vendas e atendimento ao cliente
- Interno (com funcionários)
Beleza, e o processo de construção de marca é simples?
A verdade é: branding não acontece da noite para o dia ou mesmo em alguns meses. E construir uma marca na mente das pessoas é definitivamente um processo e requer uma estratégia. No entanto, o esforço contínuo resultará no estabelecimento de relacionamentos delongo prazo com seus clientes.
Isso pode levar a um aumento constante de leads e vendas, referências boca a boca e defesa de seus produtos ou serviços e até mesmo da sua própria marca (como se explica os fãs apaixonados da Apple?)
1. Descubra o propósito por trás de sua marca
Cada marca de sucesso tem um propósito poderoso por trás dela. E você também precisa ter 🙂
É o motivo pelo qual vc acorda todos os dias pra fazer o que vc faz pros seus potenciais clientes.
Existem quatro perguntas que você deve se perguntar ao definir o propósito de uma marca:
- Por que você existe?
- O que te diferencia?
- Que problema você resolve?
- Por que as pessoas deveriam se importar?
Você usará essas ideias para informar a base de sua marca, por meio de um slogan, proposições de valor, voz, mensagens, histórias e muito mais.
Estudos mostram que 50% dos consumidores em todo o mundo dizem que agora compram com base nos valores e no impacto da marca de uma empresa.
Portanto, vá fundo e encontre o motivo de verdade que pode distinguir sua marca de outras.
[Veja também] Propósito: como construir uma marca movida pelo porquê
2. Estabeleça as declarações de missão e visão da marca
Você já parou pra pensar nessa parte? Ou acha que isso é bobagenzinha pra colocar na página sobre do teu site?
Antes de construir uma marca na qual seu público-alvo confie, você precisa saber o valor que sua empresa oferece.
A visão de sua marca é uma declaração de futuro, algum dia, aspiracional que sua marca busca alcançar.
Visualize uma projeção de onde sua marca aspira chegar, o que aspira ser e que impacto terá no ambiente em que você está – pense em 10 anos.
A declaração de missão é uma declaração de compromisso constante que é um roteiro para realizar sua visão. Ela informará como você executa suas estratégias de construção de marca.
Tudo, desde seu logotipo até seu slogan, voz, mensagem e personalidade, deve refletir sua missão e visão.
Note-se que o propósito busca responder o motivo da existência da organização, o que ela é, para que ela existe, qual o sentido que ela tem para a sociedade. Já a missão procura dar a diretriz para o negócio da organização. E a visão referencia o que a organização quer ser no futuro, onde a empresa pretende chega.
[Veja também] Missão da marca: porque é tão importante + COMO definir a sua
3. Pesquise marcas concorrentes em seu setor
Não to dizendo pra imitar exatamente oque as grandes marcas estão fazendo em seu setor. Não é isso, ok? Mas, você deve estar ciente do que eles fazem bem (ou onde falham).
O objetivo é se diferenciar da concorrência. Convença um cliente a comprar de você em vez deles! Estamos sempre pensando em como fazer uma marca se destacar do que já existe. Não pule esta etapa no processo de construção da marca.
Pesquise seus principais concorrentes ou marcas de referência. Por exemplo, estude como eles se saíram bem na construção de uma marca. Para que uma marca seja eficaz, ela precisa ser fácil para os consumidores reconhecê-la e lembrá-la.
4. Determine o público-alvo da sua marca
A base para construir sua marca é determinar o público-alvo em que você se concentrará. Você não pode ser tudo para todos, certo? Tooootal! Sempre falo isso, então anota aí pra não esquecer 😉
Ao construir a sua marca, tenha em mente exatamente quem vc tá tentando alcançar. Você adaptará sua missão e mensagem para atender às necessidades específicas deles.
A chave é ser específico. Descubra detalhadamente os comportamentos e estilo de vida de seus consumidores. Identificar o público-alvo de seus serviços ou produtos é um exercício que afetará e beneficiará todas as áreas do processo de construção de sua marca, especialmente os esforços de marketing. Você quer apessoa certa consumindo seu conteúdo, clicando nos seus anúncios, assinando sua lista de e-mail, etc.
[Leia também] Buyer persona: como definir seu cliente ideal
5. Descreva as principais qualidades e benefícios que sua marca oferece
Sempre haverá marcas com orçamentos maiores e mais recursos para comandar seu setor. Mas a SUA marca, seus produtos e serviços pertencem exclusivamente a você.
Começar uma marca que seja memorável significa que você vai fundo para descobrir o que oferece e ninguém mais está oferecendo. Concentre-se nas qualidades e nos benefícios que tornam a marca da sua empresa única.
É importante observar que esta não é apenas uma lista dos recursos que seu produto ou serviço oferece ao cliente ou potencial cliente. Pense em como você fornece valor que melhora a vida dos consumidores.
6. Forme a voz de sua marca exclusiva
Sua voz depende da missão, do público e do setor de sua empresa. É como você se comunica com seus clientes e como eles respondem a você.
Existem infinitos adjetivos e possibilidades que podem construir uma voz de marca por trás de sua mensagem. Você vai escolher uma voz de marca que faça sentido tanto com o seu núcleo de marca quanto com seus clientes-alvo (tem que ressoar com eles).
Você verá que, se encontrar e usar a voz correta da marca, terá maiores chances de se conectar com os consumidores. Manter uma voz consistente ajudará a imagem da sua marca a ser reconhecida em vários canais da mesma forma.
Uma comunidade de seguidores, leitores ou assinantes espera uma certa voz e personalidade de marca quando consumir seu conteúdo 🙂
[Leia também] Como desenvolver uma voz de marca que conecta e vende
7. Construa uma história e uma mensagem para a marca
Ao construir uma marca, diga aos clientes sucintamente quem você é. Use a voz empresarial que você escolheu para sua marca. Sua mensagem deve ser intrinsecamente associada à sua marca e transmitida deforma consistente.
Sua mensagem deve ser intrinsecamente associada à sua marca e transmitida deforma consistente. O que isso significa é que a linguagem que você usa deve ser entendida imediatamente 🙂 ou seja, mantenha simples e claro.
Mais importante: ao criar uma história demarca, não aborde o que seu produto pode fazer. Mas por que ele é importante para seu cliente.
[Leia também] Brand Storytelling: os pilares das histórias que emocionam
8. Crie um logotipo
Quando você pensa em como construir uma marca, os visuais provavelmente vêm à mente primeiro. Massss notem que não tá nem no início do processo que to recomendando aqui né?
Este logotipo aparecerá em tudo o que se relaciona com o seu negócio. Ele se tornará parte da sua identidade, cartão de visita e o reconhecimento visual de sua promessa.
Portanto, esteja disposto a investir tempo e dinheiro criando algo excepcional para reforçar a identidade visual do seu negócio.
Precisa de ajuda para promover sua empresa? Contrate um designer profissional ou agência de branding com experiência em design de logo e identidade para ajudar a destacar sua marca.
A experiência deles garantirá que você obtenha uma marca única e atemporal para o seu negócio.
Um profissional também pode desenvolver diretrizes de marca, para garantir consistência para qualquer aplicação futura do logotipo e paleta de cores ou fontes de marca associadas.
Inclusive, na Ouki a gente faz isso 🙂 se quiser saber mais, entre em contato com a gente!
9. Integre sua marca em todos os aspectos de seu negócio
O processo de construção da marca nunca para. Sempre falo que é por isso que o branding tá no gerúndio. Sua marca deve ser visível e refletida em tudo o que seu cliente pode ver, ler e ouvir.
- Se um cliente entra em seu escritório ou em sua loja, a imagem de sua marca deve ser exposta no ambiente e nas interações pessoais.
- Em qualquer plataforma digital, certifique-se de que sua marca tenha a mesma aparência em todos os lugares. Use o guia de estilo de sua marca para criar consistência com recursos visuais, como core uso de logotipo, fontes, fotografia, etc.
- Ao projetar seu site e conteúdos: incorpore sua voz, mensagem e personalidade ao conteúdo.
- As páginas de perfil para redes de mídia social devem ser marcadas visualmente e com sua voz escolhida para engajamento.
Insight final: seja o maior defensor da sua marca
Quando você constrói uma marca que funciona para sua pequena empresa, você (e seus funcionários) são os melhores defensores para divulgar sua marca.
Ninguém conhece sua marca melhor do que você, então cabe a você espalhar a palavra.
Ao contratar funcionários, certifique-se de que eles tenham uma cultura adequada – alinhados à missão, visão e valores de sua marca.
Com tudo isso bem estruturadinho, dissemine sua marca 🙂